Notícias e Eventos

Prefeitura Promove Workshop Sobre Saúde nas Escolas

A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Superintendência Regional de Ensino, realizou no dia 12 de junho, na Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro (Escola Normal), um workshop com o tema "Intersetorialidade em prol da Atenção Integral aos Estudantes de Montes Claros". 

O evento, aberto com uma mensagem do diretor de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Bruno Pinheiro de Carvalho, foi uma das atividades do Programa Saúde na Escola (PSE) e teve como público os diretores dos sistemas municipal e estadual de educação e enfermeiros da Estratégia Saúde da Família (ESF). 

Na ocasião, os presentes acompanharam as palestras "Políticas Públicas em Saúde e Educação: a importância da corresponsabilidade", ministrada pela enfermeira da Atenção Básica de Saúde, Carolina dos Reis; "A Importância das Ações Preventivas de Saúde no Contexto Escolar e seus Impactos na Saúde", ministrada pela dentista da ESF, Soraia Aparecida Barbosa; e "Experiências Exitosas e Contribuições do PSE para a Educação', ministrada pela diretora da Escola Mestra Fininha,  Kátia Simone de Almeida. 

Ao final do evento, a técnica referência da Saúde, Valéria Araújo, a técnica referência da Educação, Nilza Pereira, e a psicopedagoga integrante do GTI-M (Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal), Edite Pereira, explanaram acerca das Orientações Gerais de Planejamento: Ciclo 2017/2018 (2° etapa) e apresentaram, de forma oficial, o Blog do PSE. 


Programa Saúde na Escola inicia sua segunda etapa em Montes Claros e lança blog

11/06/2018 - 17:22

ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto e Fotos: Educamoc 

A Prefeitura de Montes Claros, em parceria com a Superintendência Regional de Ensino (SRE), realizou nesta última  sexta-feira, 08, a solenidade de abertura da 2ª etapa do Programa Saúde na Escola (PSE) e o lançamento do Blog do PSE. O evento aconteceu no Auditório do CAIC Antônio Alves dos Santos (Maracanã).

Durante o evento foi apresentado o novo canal de comunicação do Programa, o Blog do PSE, que ficará disponível no site Educamoc e onde serão divulgados os documentos e todas as ações desenvolvidas dentro do Programa. 

"A nossa ideia é que por meio dessa ferramenta (o Blog) as informações cheguem com maior precisão para as equipes gestoras e o público em geral, proporcionando uma maior integração e proximidade entre os envolvidos", destaca a referência técnica do PSE, Nilza Pereira Dias.

Ainda na solenidade, foram apresentadas as ações desenvolvidas no município dentro da primeira etapa do Programa, no período de junho de 2017 a abril de 2018, e as ações a serem desenvolvidas nesta segunda etapa.

"A partir de agora, de acordo com a realidade de cada escola, os enfermeiros, juntamente com os diretores, irão definir qual a ação que será desenvolvida naquela unidade. Após essa etapa o Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTI-M), que é formado por membros da Educação e da Saúde, fará visitas às escolas para consolidar esses dados, que serão enviados ao Ministério da Saúde pela equipe da Estratégia Saúde da Família", explica a referência técnica do PSE, Valéria Gonçalves de Araújo.

PSE - O Programa Saúde na Escola foi instituído pelo governo federal através do Decreto Nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Ele tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos estudantes, contribuindo para a formação integral dos educandos por meio de ações de promoção da Saúde e prevenção de doenças, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças.

Programa Saúde na Escola: Reunião com apresentação de balanço fecha atividades do GTI-M em 2018

10/12/2018 - 13:55 | atualizado em 30/06/2020 - 14:26 

Na última quinta-feira, 06 de dezembro, aconteceu no auditório do CAIC do Renascença a última reunião do Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTI-M), que teve com objetivo realizar um balanço das ações desenvolvidas pela equipe em 2018. 

Na ocasião, que contou com a presença de representantes da Superintendência Regional de Ensino, da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde, foi apresentado as ações exitosas e ainda uma demonstração da estrutura do Blog PSE e parte das ações executadas pelas unidades de ensino em parceria com a Estratégia Saúde da Família (ESF), as quais estão disponibilizadas no mesmo. 

Presente no evento, o secretário municipal de Educação, Benedito Said, fez uma reflexão sobre a importância do Programa Saúde na Escola (PSE) e do cuidado com o outro. Ao final da reunião foi realizado um momento de confraternização entre os presentes.

Fotos: Mauro Fernando (Educamoc)
Texto: PSE - Adapatação: Farley Henrique (Educamoc)

Com adesão de 804 municípios em todo o Estado, sendo 52 integrantes da área de atuação da Regional de Saúde de Montes Claros, a implementação do Programa Saúde na Escola (PSE) foi tema de encontro realizado nesta sexta-feira (07/07), em Montes Claros. O evento, realizado no auditório do Hospital Universitário Clemente de Faria, reuniu cerca de 150 profissionais de saúde e educação com o objetivo de orientar os municípios na implementação das ações no biênio 2017/2018.

A coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde da Regional de Saúde de Montes Claros, Renata Fiúza Damasceno, explicou que o Programa, criado em 2007, tem o objetivo de colocar em prática as políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos. O Programa visa contribuir para o fortalecimento de ações que integram as áreas de saúde e educação no enfrentamento de vulnerabilidades; ampliar as ações de saúde para estudantes da rede pública de educação básica e apoiar o processo formativo dos profissionais de saúde e educação de forma permanente e continuada.Em todas as dimensões as ações devem estar inseridas no projeto político-pedagógico da escola, levando-se em consideração o respeito à competência político-executiva dos estados e municípios, à diversidade sociocultural das diferentes regiões do país e à autonomia dos educadores e das equipes pedagógicas.

O Ministério da Saúde entende que a articulação intersetorial das redes públicas de saúde e de educação e das demais redes sociais para o desenvolvimento das ações do PSE implica mais do que ofertas de serviços num mesmo território, pois deve propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade. “Implica colocar em questão como esses serviços estão se relacionando; qual o padrão comunicacional estabelecido entre as diferentes equipes e serviços e quais modelos de atenção e de gestão estão sendo produzidos nesses serviços”, explica Renata Fiúza Damasceno. 

Demais ações

A referência técnica da Regional de Saúde, Graciele Helena Fernandes, observa que o Programa prioriza a implementação de 12 ações de acordo com a demanda de cada educandário, indicadores de saúde e sociais entre eles violência, gravidez na adolescência e evasão escolar. “Já o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus se constituirá numa ação obrigatória a ser implementada em todas as escolas inscritas no PSE, como forma de contribuir para a mobilização das famílias em todo o país”, ressalta Graciele Fernandes.

As demais ações que poderão serem contempladas na implementação do Programa Saúde na Escola são: promoção da segurança alimentar e nutricional, bem como a alimentação saudável; direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos; promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; prevenção das violências e dos acidentes; identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor; verificação da situação vacinal; promoção da saúde auditiva e ocular com identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

Graciele Fernandes reforçou a importância das ações do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) que é responsável pela gestão do Programa de Saúde da Escola em cada município, visto que os profissionais que compõem tais equipes é que devem planejar as ações a serem executadas nos estabelecimentos de ensino.

“O GTI é que vai, efetivamente, viabilizar a implementação do Programa, com a participação direta dos profissionais de saúde e educação”, frisou a referência técnica da Superintendência Regional de Saúde. Até o próximo dia 1º de agosto, os municípios deverão encaminhar à Regional de Montes Claros as atas de reuniões para composição do GTI, bem como o planejamento das ações que serão executadas neste segundo semestre.

Custeio

A adesão dos municípios ao Programa terminou dia 23 de junho. Entre os 840 municípios mineiros participantes a previsão é de que serão implementadas ações em 8 mil 370 escolas e em 2 mil 435 creches. Ao todo a estimativa é de que as ações alcançarão mais de 2 milhões 338 mil estudantes.

Para implementação do PSE, o Ministério da Saúde deverá repassar aos municípios o valor de R$ 5 mil 676 para cada grupo de um a 600 estudantes. A cada acréscimo entre um e 800 alunos inseridos nas ações, o Ministério da Saúde repassará R$ 1 mil de acréscimo aos municípios, a título de custeio das ações do Programa.

Por Pedro Ricardo

Escola Caio Lafetá promove momento de conscientização sobre DST’s e gravidez na adolescência


03/09/2018 - 10:49 | atualizado em 30/06/2020 - 14:26 

Farley Henrique (Educamoc)

Com objetivo de conscientizar os alunos quanto as doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência, autocuidado e higiene pessoal, a Escola Municipal Caio Lafetá, do Distrito de Ermidinha, recebeu na quarta-feira, 29 de agosto, os agentes do Programa Saúde na Escola (PSE), José Geraldo Rocha e Rosangela Ferreira, que na oportunidade realizaram um momento de conversa e uma palestra para os alunos do 6º ao 9º ano.  

“A gente definiu trabalhar esse tema por ser uma questão de saúde pública. O diretor levantou essa demanda, a questão da iniciação sexual precoce, que hoje é uma realidade nossa; então a gente trabalha esses temas no intuito de evitar a gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis, com ênfase no autocuidado e higiene pessoal, que a gente sabe que na adolescência acontece as transformações hormonais que exigem ainda mais cuidado.” explica o cirurgião-dentista da Estratégia Saúde na Família e agente do PSE. 

Ainda na ocasião, os agentes orientaram os alunos quanto aos serviços oferecidos pelo SUS e legislação. Segundo eles, o retorno “foi muito positivo e surpreendente”. “Os alunos participaram efetivamente, com muita seriedade, fazendo perguntas e prestando muita atenção”, destaca José Geraldo. 

Para o diretor da unidade, Fabrício Alves Fonseca, a atividade busca enriquecer o conhecimento dos alunos do educandário. “Ela vem como atividade extraescolar, porém dentro do ambiente escolar através do PSE, que vem somar desde a conscientização dos pais acerca do trabalho desenvolvido, onde eles autorizam por escrito a participação dos filhos, pois trata de assuntos polêmicos relacionados a sexualidade, que vão desde a questão da higiene corporal até as doenças sexualmente transmissíveis. Assim, visa cuidar da aprendizagem dos alunos, para que eles se tornem cada vez mais autônomos nesse sentido, tenham mais consciência e automaticamente prevenir gravidez adolescência.”, afirma.  

Fotos: Farley Henrique (Educamoc)

Prefeitura realiza primeiro Plantão Educativo "Criança Saudável Dentro e Fora das Escolas"

22/10/2019 - 16:20

ASCOM | Texto: Farley Henrique  

A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Educação e com o apoio de parceiros, realiza, até o dia 25 de outubro, o primeiro Plantão Educativo "Criança Saudável Dentro e Fora das Escolas”, uma semana de ações de saúde nos 44 CEMEIs e nas 9 instituições conveniadas que atendem os alunos da Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Rejane Veloso, o Plantão Educativo é uma ação do Programa Crescer Saudável (que, por sua parte, faz parte do Programa Saúde na Escola), e tem como objetivo contribuir com a prevenção, o controle e o tratamento da obesidade infantil. “Nesta semana teremos ações desenvolvidas dentro de todos os CEMEIs, com práticas corporais, atividades físicas e de lazer. Também acontecerão Rodas de Conversa, sempre nas saídas dos turnos, para orientar pais e familiares quanto à importância da alimentação saudável, esclarecendo sobre dietas especiais. Ainda teremos o teatro da equipe do Trilha da Leitura focado no tema”, explica a secretária. 

Os atendimentos da Secretaria de Saúde nas escolas acontecerão no dia 23 de outubro. Na oportunidade, equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) atenderão os alunos com ações dos programas Crescer Saudável e Triagem Auditiva. Pais e responsáveis deverão comparecer à unidade de ensino para preencher a ficha da Triagem Auditiva, para que as crianças sejam atendidas, de acordo o cronograma.

As ações promovidas pela Coordenadoria de Nutrição e Segurança Alimentar começaram nesta terça, 22 de outubro, e se estenderão para outras semanas. As atividades educativas realizadas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) começaram na tarde desta segunda, 21, e vão até a próxima sexta, 25.

Reunião proferida por Isac Porter - Gerente de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Educação, acerca da Plataforma Saber |  Módulo Programa Saúde na Escola – PSE. 

O módulo do PSE foi incorporado na referida plataforma  a partir de 18 de novembro de 2021. 

Dia D de Vacinação - Contra á Covid-19 

Data: 26/03/2022

Ação do PSE:  Verificação vacinal e atualização da vacina

Público: estudantes, comunidade escolar e público em geral.


Evento: 28/08/2022 - Saúde no Campo 

Realizado na Escola Dr. Joaquim Costa (localidade Lagoinha) 

Registro: Saúde Bucal e Alimentação Saudável e Prevenção da Obesidade

Arraiá em escolas municipais é mais uma opção para colocar cartão de vacinação em dia


10/06/2022 - 15:39

ASCOM | Texto: Attilio Faggi | Fotos: Divulgação 

Neste sábado, 11, as escolas municipais de Montes Claros receberão as crianças do município para uma atividade diferente: é o “Arraiá da Vacinação”. Ao todo, 60 escolas da Rede Municipal de Ensino abrirão suas portas, às 8 horas da manhã, para que as crianças possam atualizar seu cartão de vacinação.

Serão disponibilizados os imunizantes contra influenza, covid-19 e a vacina tríplice viral, que previne contra sarampo, rubéola e caxumba. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saúde e visa reverter uma situação que tem preocupado as autoridades: a queda no percentual de vacinação que pode fazer com que doenças que não fazem mais parte da realidade brasileira possam voltar a afetar as crianças e os adultos no país.

Para aproveitar a iniciativa é necessário levar documento de identificação e cartão do SUS, além do cartão de vacinação. As escolas estarão abertas entre 8 e 17 horas, sem interrupção.

SAÚDE NA ESCOLA - Prefeitura faz prestação de contas do programa


08/04/2022 - 17:28

ASCOM | Texto: Farley Henrique | Fotos: Mauro Fernando | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire 

Em mais uma ação do Programa Saúde na Escola (PSE), na última quarta-feira, 6 de abril, o Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTI-M), formado por representantes das secretarias de Saúde e Educação, se reuniu na sala de imprensa da nova Prefeitura de Montes Claros para mais uma reunião deliberativa.

Durante o encontro, que contou também com a presença da secretária municipal de Educação, Rejane Veloso, foi abordado o calendário de reuniões ordinárias de 2022 e foram realizadas a socialização da metodologia de trabalho 2021/2022 e a prestação de contas dos recursos financeiros do PSE, além da discussão de temas gerais.  

“A reunião foi positiva. Foi um momento oportuno para a apresentação da nova metodologia de lançamento das ações do PSE na Plataforma Saber. Não poderíamos deixar de agradecer a Gerência de Tecnologia de Informação da Secretaria Municipal de Educação (SME) pela prontidão em criar o módulo do PSE na plataforma, proporcionando aos diretores das escolas uma ferramenta eficaz para o lançamento das ações”, avaliou a referência técnica da SME no PSE, Nilza Pereira Dias.

Ainda sobre a Plataforma Saber, Nilza destacou que, com essa nova ferramenta, as ações desenvolvidas e lançadas pelos diretores escolares na plataforma são deferidas pela SME e posteriormente disponibilizadas para que a Secretaria Municipal de Saúde possa lançar no sistema do Governo Federal.  

Sobre a prestação de contas dos recursos financeiros do PSE, apresentada pela referência técnica da Secretaria de Saúde, Valéria Araújo, o “GTI-M analisará quais materiais a serem adquiridos são condizentes com as ações do referido programa, a fim de colaborar com o trabalho dos professores e profissionais da Saúde e Educação em prol dos estudantes”, explica Nilza. 

O programa Saúde na Escola tem como objetivos a promoção da saúde dos estudantes e a prevenção de doenças e agravos relacionados à saúde dos escolares da Educação Básica.

Dia do trabalhador - 01-05/2023

Atividades do PSE

Saúde Bucal

Alimentação Saudável e prevenção da Obesidade

Prevenção das Violências e dos Acidentes

Saúde Ambiental

Dia do trabalhador - 01-05/2023

Atividades do PSE

Saúde Bucal

Alimentação Saudável e prevenção da Obesidade

Prevenção das Violências e dos Acidentes

Prevenção ao uso de álcool, tabaco, e outras drogas

Saúde Ambiental

MENS SANA IN CORPORE SANO - Prefeitura faz avaliação antropométrica dos alunos das escolas municipais


19/10/2023 - 12:33 | atualizado em 19/10/2023 - 12:34

ASCOM | Texto: Jerusia Arruda | Fotos: Divulgação | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire 

A Secretaria Municipal de Educação (SME) iniciou nessa quarta-feira, 18, a avaliação antropométrica (peso e altura) dos alunos das unidades escolares municipais. A avaliação está sendo realizada pela equipe de nutricionistas da SME e a expectativa é de que, até 30 de outubro, cerca de 33 mil alunos das escolas municipais sejam avaliados, nas 111 unidades de ensino municipais - do berçário à Educação de Jovens e Adultos (EJA).

De acordo com Mariana Mendes Pereira, coordenadora de Nutrição e Segurança Alimentar da SME, a avaliação antropométrica possibilita identificar possíveis alterações nutricionais e prestar a devida assistência mediante o diagnóstico apresentado. “Esse procedimento está previsto na Lei nº 11.947/2009 e na Resolução nº 06/2020, que regulamentam o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Além disso, o monitoramento nutricional faz parte de uma das ações do Programa Saúde na Escola – PSE, promovendo a intersetorialidade das secretarias municipais de Educação e de Saúde”, explica a nutricionista.

Segundo Mariana, a avaliação antropométrica é feita por nutricionistas, com o apoio dos Agentes de Saúde e da comunidade escolar. “Após o diagnóstico, a gestão do PNAE conseguirá identificar as regiões mais vulneráveis em relação aos aspectos nutricionais, para que os cardápios e a alimentação escolar oferecida sejam adequados à realidade local, e que as ações de Educação Alimentar e Nutricional sejam ainda mais específicas em relação às necessidades identificadas”, ressalta.

Ainda de acordo com a coordenadora, de forma simultânea, quando o aluno for identificado com alguma alteração de peso ou altura, os pais ou responsáveis serão comunicados e será feito o encaminhamento para o atendimento individualizado por meio da Secretaria de Saúde.

CUIDANDO DAS NOSSAS CRIANÇAS  Prefeitura leva vacinação para as escolas


01/11/2023 - 08:44

ASCOM | Texto: SMS | Fotos: Divulgação | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire 

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando uma Campanha de Multivacinação no período de 28 de outubro a 4 de novembro.

Para reforçar as ações de mobilização social e vacinar as crianças e adolescentes de 0 a 15 anos do Município, o Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, está levando a vacinação para as 111 unidades de ensino municipais.

A meta é atualizar o cartão de vacina de cerca de 32 mil alunos.

Além da atualização do cartão pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família, os alunos irão passar por avaliação nutricional para acompanhamento do IMC e índice de padrão de crescimento.

GUERRA CONTRA O AEDES AEGYPTI: Comunidade escolar de Montes Claros reforça ações de combate ao mosquito

08/03/2023 - 14:41 | atualizado em 08/03/2023 - 14:47
ASCOM | Texto: Jerusia Arruda | Fotos: Mauro Fernando

A Prefeitura de Montes Claros, através da secretaria de Educação, convocou a comunidade escolar do Município para se unir à secretaria de Saúde e reforçar as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti.  A cidade vive um cenário alarmante pela ocorrência de Dengue, Chikungunya e Zika vírus, doenças transmitidas pelo mosquito.

No período de 13 a 25 de março, a rede de ensino do município promoverá uma série de ações, sendo o “Dia D” no sábado, dia 18 de março, quando será realizada uma gincana e um grande mutirão para erradicar os focos do mosquito em todas as regiões da cidade.

De acordo com a secretária de Educação, Rejane Rodrigues Veloso, o envolvimento da comunidade escolar vai ajudar a combater o mosquito no seu local de maior prevalência, que são as residências. “A ideia é promover um amplo cronograma que envolva os estudantes e seus familiares, servidores e toda a comunidade em atividades educativas e de mobilização social, gincanas e mutirões de limpeza no ambiente escolar e residencial do estudante”, explica.

O projeto integra 110 unidades de ensino do sistema municipal, além de escolas da rede estadual e de instituições particulares, inclusive faculdades. “As ações serão realizadas em parceria com as equipes da secretaria de Saúde e demais instituições que compõem o Comitê Municipal de Mobilização Social de Combate à Dengue”, completa Rejane.

Após o período das ações de alto impacto, de acordo com a secretária, a ideia é manter as atividades de prevenção de forma a evitar a formação de novos focos. Para isso, as escolas participantes vão criar uma brigada escolar, integrando alunos, professores, servidores, e também os familiares.

Em casa, os estudantes vão dedicar 10 minutos por dia para verificar a limpeza e eliminar eventuais focos do mosquito. Todas essas ações serão registradas em uma planilha e irão alimentar a estação de banco de dados e controle do índice das arboviroses, mantida em cada escola participante do projeto.

Com essas informações, será possível gerar relatórios com dados estatísticos e contribuir para o trabalho de monitoramento e controle de focos do mosquito. “São atividades simples que devem se tornar rotina em nossas casas. Mas essa é uma missão que o Poder Público não dá conta de fazer sozinho. É necessário o apoio e a participação de todos. E nada melhor do que envolver os estudantes, para ajudar a difundir a informação e a orientação”, avalia.

NEM VOCÊ NEM A ÁGUA PODEM FICAR PARADOS! - Prefeitura promove mobilização contra a chikungunya em escolas municipais, estaduais e particulares


16/03/2023 - 11:19 | atualizado em 16/03/2023 - 11:38

ASCOM Texto: Rubens Santana Fotos: Divulgação | Secretaria de Comunicação: Alessandro Freire 

A Prefeitura de Montes Claros, através de uma ação conjunta das secretarias municipais de Saúde (através do Centro de Controle de Zoonoses - CCZ) e de Educação, está realizando uma grande mobilização contra as arboviroses nas escolas das redes municipal, estadual e particular. O objetivo da mobilização é convocar as crianças e adolescentes para a guerra contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Nesta semana, a Escola Municipal Egídio Cordeiro (bairro Independência), o CEMEI Rosita Aquino (bairro Monte Sião), o Colégio Adventista, a Escola Estadual Salvador Filper (Vila Sion), a Escola Municipal Du Narciso (Village do Lago) e a Escola Municipal Sônia Quadros (Augusta Mota) receberam as equipes do serviço de Educação em Saúde do CCZ. Foram realizadas diversas atividades e palestras educativas, com o intuito de conscientizar os alunos que pequenas ações diárias de combate às arboviroses podem gerar grandes resultados. 

É necessário destacar que a educação infantil é de fundamental importância para oferecer à criança a oportunidade de construir, de forma ativa, conhecimento, principalmente no ambiente onde vive. É uma fase de interação e de troca de ideias que socializa os saberes, tornando a aprendizagem significativa. “Nesse sentido, estamos usando as escolas para que os alunos sejam multiplicadores e informem o restante da família que a prevenção é que vai acabar com a proliferação do mosquito transmissor”, disse Rejane Veloso.

PROERD beneficia cerca de 4 mil alunos em Montes Claros


11/07/2023 - 16:05

ASCOM | Texto e Fotos: Jerusia Arruda | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire 

Durante as festividades de aniversário de 166 anos da cidade de Montes Claros, a Escola Municipal Alfredo Coutinho, no bairro Camilo Prates, promoveu uma aula especial do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). Participaram da aula, como convidados, o vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, a secretária municipal de Educação, Rejane Veloso e o secretário municipal de Defesa Social Anderson Chaves.

Para o vice-prefeito Guilherme Guimarães, o PROERD é muito importante na formação cidadã dos jovens estudantes. “O programa é importante para orientar os estudantes a pensarem de forma crítica, a se comunicarem melhor, a fazerem escolhas conscientes, para que possam se tornar cidadãos seguros e responsáveis no futuro”, avalia.

O PROERD é um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família. O programa é realizado em Montes Claros desde 2003, sempre com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e da Superintendência Estadual de Ensino, e apoio das famílias e de toda a comunidade escolar.

De acordo com o Sargento Maia, instrutor do programa, mais de 300 mil pessoas já passaram pelo programa no Norte de Minas, sendo mais 150 mil somente em Montes Claros. “Esse ano é especial porque marca os 20 anos do PROERD em Montes Claros. Hoje, várias pessoas que estão trabalhando e contribuindo para construir uma sociedade melhor já foram alunas do programa”, explica.

Neste ano, o programa integra cerca de quatro mil alunos de 24 escolas, sendo 22 escolas da rede pública municipal e estadual e duas da rede privada (Colégio Impar e Marista São José). Participam das aulas estudantes do quinto ano do ensino fundamental, além de turmas especiais do primeiro, segundo e sétimo ano.

Rejane Veloso, secretária municipal de Educação, explica que o curso tem duração de seis meses, e a cada semestre são formadas novas turmas. “Durante esses seis meses, os alunos participam de atividades que fornecem sempre um quadro favorável ao ensino sobre tomada de decisão, riscos, tensões, comunicação e pressão dos colegas, e outras situações com as quais se deparam em seu dia a dia, incluindo os relacionados às drogas e outros riscos que eles provavelmente enfrentarão em um futuro próximo”, explica.

O currículo do programa está em consonância com o padrão nacional de educação estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular, que é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

A diretora da Escola Municipal Alfredo Coutinho, Izamara de Souza Pereira, diz que o apoio da comunidade escolar é fundamental para o funcionamento do programa. “Em nossa escola, a gente tenta fomentar esse conhecimento para proteger nosso maior tesouro, que são nossos estudantes”, comenta.

PROERD É UM PROGRAMA... - Mais de 1100 alunos de escolas municipais participam da formatura do PROERD em Montes Claros


07/12/2023 - 14:12 | atualizado em 08/12/2023 - 09:32
ASCOM | Texto: Jerusia Arruda | Fotos: Divulgação | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a Polícia Militar de Minas Gerais, por meio da 11ª Região da Polícia Militar (11ª RPM), prepararam uma grande festa de formatura para os alunos das escolas municipais que participaram do Programa Educacional de Resistência às drogas – PROERD 2023. A festa também marcou as comemorações dos 20 anos da realização do programa em Montes Claros.

A solenidade, realizada na manhã dessa quinta-feira, 07, no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves, reuniu os 1156 alunos formandos, acompanhados dos diretores e professores de suas respectivas escolas, e também contou com a participação do vice-prefeito Guilherme Guimarães, do comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Luciano Magalhães Chaves, da secretária municipal de Educação, professora Rejane Veloso, do comandante do 7º batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Rubens Fernadnes de Olveira, dos militares instrutores do Proerd, sargento Lopes, sargento Maciel, sargento Queiroz e sargento Junior, e demais militares da 11ª Região de Polícia Militar, além dos servidores públicos municipais e autoridades convidadas. A solenidade também contou com a participação da Banda de Música da 11ª RPM.

Ao abrir oficialmente a solenidade, o tenente-coronel Luciano Magalhães Chaves destacou que a interação entre família, escola e Polícia Militar é fundamental para a prevenção ao uso de drogas. “Montes Claros é uma das cidades de Minas Gerais com até 400 mil habitantes com os menores índices de criminalidade. E combate à criminalidade não é só segurança pública. É educação, saúde, lazer, trabalho, e tudo tem funcionado com excelência no município. Isso facilita o trabalho da Polícia Militar e melhora a qualidade de vida da população. Ao comemorarmos 20 anos do PROERD em Montes Claros, acreditamos que a parceria da Polícia Militar com a rede de Educação tem contribuído para a promoção dessa segurança”, destacou o comandante.

O PROERD é realizado nas escolas municipais e as lições aplicadas por policiais militares voluntários nas salas de aula das próprias escolas, junto com os professores, mostram que é possível fazer escolhas responsáveis para uma vida saudável e longe das drogas. “A educação é a base de tudo, e essa harmonia entre a Polícia Militar e a Prefeitura de Montes Claros contribui para que a cidade seja cada vez mais educada, o que reflete diretamente na redução da criminalidade. E é por isso que é importante investir na educação, na construção de prédios escolares bem planejados, para que a educação continue levando cidadania e dignidade às comunidades”, ressaltou o vice-prefeito Guilherme Guimarães.

O PROERD teve sua origem nos Estados Unidos no ano de 1983 e atualmente é desenvolvido em mais de 58 países. No Norte de Minas, mais de 300 mil pessoas já passaram pelo programa, sendo mais de 150 mil somente em Montes Claros. Neste ano, o programa integra cerca de quatro mil alunos de 24 escolas, sendo 22 escolas da rede pública municipal e estadual e duas da rede privada (Colégio Impar e Marista São José) de Montes Claros. Participam das aulas estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, além de turmas especiais do 1º, 2º e 7º ano. O curso tem duração de seis meses e a cada semestre são formadas novas turmas. “Ao participar do PROERD, cada estudante deve assumir o compromisso de colocar em prática todo o aprendizado trabalhado em sala de aula. Este compromisso é fundamental e deve ser aplicado em toda sua vida, buscando se tornar um adulto saudável”, observa a secretária Rejane Veloso.

Premiação

Durante a solenidade de formatura, foram premiados os alunos que participaram do concurso de redação que é parte das atividades do curso, quando tiveram a oportunidade de expressar o seu aprendizado. Eles receberam certificado e um mascote do PROERD. Todos os alunos participantes do curso também receberam certificado.

Os diretores das escolas participantes também foram homenageados e receberam um certificado de reconhecimento e agradecimento pela sua participação, representando os professores e demais servidores de suas respectivas escolas que deram suporte fundamental para a realização das atividades.

SEMENTES DE PRESERVAÇÃO - CEMEI promove projeto de conscientização ambiental no Cidade Industrial


16/11/2023 - 17:43 | atualizado em 16/11/2023 - 20:49

ASCOM | Texto: Jerusia Arruda | Fotos: Divulgação 

Estudantes do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Dr. Mário Ribeiro, no bairro Cidade Industrial, realizaram, na última segunda-feira, 13, uma visita ao Eco Galpão da Cooperativa de Catadores do Grande Santos Reis.

A visita fez parte da culminância do projeto “Recicla aos Montes: Eu Cuido, e Você?”, realizado pelo CEMEI durante todo o segundo semestre letivo, com o objetivo de  promover, junto à comunidade escolar, a adoção de atitudes e hábitos de consumo  sustentável e a preservação do meio ambiente.

Durante esse período, o CEMEI promoveu uma campanha, com participação de toda a comunidade escolar, para arrecadar latinhas para reciclagem. “Todo o material recolhido foi entregue ao Eco Galpão durante a visita”, informa a diretora Adriana Caldeira Mourão.

No Eco Galpão, os alunos foram recebidos pelo gestor Sidney Alves Coutinho, pela presidente da Associação, Maria Luiz Rodrigues, pela catadora e artesã Arlinda Prudente, e pelo catador Carlos Roberto, que explicaram sobre a coleta e separação dos materiais e as possibilidades de reaproveitamento, como, por exemplo, produção de peças artesanais e sabão. “Foi um momento importante para conscientizar nossas crianças sobre a necessidade de preservar e cuidar do nosso meio ambiente”, observa a diretora.

O projeto “Recicla aos Montes: Eu Cuido, e Você?” é desenvolvido em todas as unidades de ensino municipais de Montes Claros com o objetivo de promover a conscientização em relação a temas importantes como o uso sustentável da água, redução do uso de papel, economia de energia elétrica, incentivo ao consumo consciente e à economia colaborativa, separação do lixo e reutilização e reciclagem de materiais.

MAIO LARANJA - Laudelina Fonseca fez ação de combate ao abuso infantil


02/06/2023 - 10:01

ASCOM | Texto: João Veloso Fotos: Divulgação | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire 

A Escola Municipal Laudelina Fonseca, situada no bairro Jardim Alegre, realizou, no dia 27 de maio, em seu sábado letivo, diversas ações de conscientização como parte do “Maio Laranja”, que é um movimento nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.


Atualmente, o educandário oferta o Ensino Infantil e o Fundamental, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

 

De acordo com a diretora da escola, Jaqueline Amaral, na oportunidade foram realizadas palestras sobre a temática do “Maio Laranja”, bem como apresentações teatrais, distribuição de panfletos, exposição de cartazes e passeata pelas ruas do bairro "com o objetivo de conscientizar professores, estudantes e a comunidade em geral para manterem o olhar sempre atento a um tema tão sensível e de imensurável clamor social. Aproveito também para demonstrar imensa gratidão a todos os colaboradores envolvidos nessa ação, dentre os quais destaco o apoio do Projeto Resgatando Vidas, além dos pais, funcionários e alunos, do Maternal 1 à EJA", salientou, ao frisar que somente com a união e colaboração de todos será possível combater esse e outros males sociais.

MERENDA - Nutricionistas analisam produtos que irão compor a alimentação dos alunos das escolas municipais


17/01/2024 - 12:35

ASCOM | Texto e Fotos: Jerusia Arruda | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire 

O mês de janeiro é o período de recesso escolar no Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros. Também é o mês dedicado à preparação para receber os estudantes após o descanso. Nesse período, a Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria de Educação, realiza os processos licitatórios para contração de serviços e materiais fundamentais para dar suporte ao processo pedagógico. Um desses processos é para a aquisição de alimentos que irão compor a alimentação escolar.

Nesta semana, a equipe de nutricionistas da Secretaria está analisando amostras dos alimentos que serão servidos aos alunos durante o ano letivo. Mariana Mendes, coordenadora da Nutrição e Segurança Alimentar, explica que são avaliados todos os aspectos inerentes, desde a rotulagem até a qualidade dos produtos ofertados. “Somos uma equipe de 18 nutricionistas trabalhando de forma dedicada para analisar a qualidade dos produtos e também orientar e acompanhar a preparação dos alimentos, ao longo do ano, para garantir que a alimentação servida aos estudantes seja adequada, nutritiva e gostosa, sem nenhum tipo de produto ultraprocessado", destaca.

Em 2023, a Prefeitura de Montes Claros investiu recursos da ordem de R$ 32 milhões na alimentação escolar, sendo cerca de R$ 5 milhões para aquisição de alimentos da agricultura familiar, beneficiando 7 associações e cooperativas e 15 produtores de comunidades quilombolas.

TERRA, FOGO, ÁGUA E AR! - Prefeitura promove circuito ambiental sobre os elementos da natureza


07/08/2023 - 09:37

ASCOM | Texto e fotos: Jerúsia Arruda | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire 

Centenas de pessoas estiveram no Parque Municipal Milton Prates na manhã do último sábado, 5, participando do circuito ambiental promovido pela Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Educação (SME).

A secretária Rejane Veloso Rodrigues explica que a iniciativa faz parte do Educa aos Montes, programa que integra todos os projetos e ações da SME e organiza todas as parcerias nas diversas áreas, dentre elas a educação ambiental. “Nosso trabalho neste sábado foi fazer a culminância do projeto ‘Elementos da Natureza’, realizado no primeiro semestre letivo deste ano nos Centros de Educação Infantil de Montes Claros (CEMEIs), com o objetivo de proporcionar aos alunos experiências em que pudessem reconhecer os elementos terra, fogo, água e ar e sua importância para a manutenção da vida no planeta”, explica.

Durante as ações no parque, as crianças e seus familiares tiveram a oportunidade de aprendizagem e muita diversão por meio de oficinas e atividades educativas, artísticas e culturais, tendo como centro os elementos da natureza.

Além da equipe da Secretaria Municipal de Educação, as atividades também contaram com a participação das secretarias municipais de Agricultura e Abastecimento, Meio Ambiente, Cultura, Defesa Social, Saúde e Serviços Urbanos, MCTrans, Centro de Controle de Zoonoses, Conservatório Lorenzo Fernandez, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e LAX Serviços Ambientais, EcoGalpões, parceiras do programa Educa aos Montes.

Durante a solenidade de abertura do circuito, o vice-prefeito Guilherme Guimarães destacou a importância da boa semente plantada. “Estamos vendo aqui o fruto de uma iniciativa que nasceu na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos com intuito de reduzir a quantidade de resíduos dispostos no aterro sanitário. Essa iniciativa foi crescendo e alcançou a secretaria de Meio Ambiente, passando a integrar várias ações, como a implantação da coleta seletiva de materiais recicláveis e práticas mais sustentáveis na gestão dos resíduos sólidos domiciliares”, lembrou.

O vice-prefeito destacou ainda que o conceito “Aos Montes” também chegou às Secretarias de Saúde, com o “Saúde aos Montes”, e esportes, com o “Esporte aos Montes”.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - Prefeitura adquire alimentos da agricultura familiar para a merenda da criançada


01/02/2024 - 11:52

ASCOM | Texto: Attilio Faggi | Fotos: Fábio Marçal | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire 

A Prefeitura de Montes Claros está se preparando para receber os alunos da Rede Municipal de Ensino para o início de um novo ano escolar. São quase 33 mil crianças e adolescentes que frequentarão as 106 unidades de ensino do Município localizadas na área urbana e na zona rural de Montes Claros. Desta forma, conforme determina a legislação, estão sendo realizados diversos processos de licitação para a compra dos alimentos que serão utilizados na confecção da merenda escolar.

Na última semana, por exemplo, foram realizadas sessões de quatro processos de chamamento público com o objeto de adquirir gêneros alimentícios da agricultura familiar para atender ao Programa de Alimentação Escolar no exercício de 2024, como carne suína (50.000 kg), bovina (200.000 kg) e de frango (170.000 kg); vagem (3.500 kg), rúcula (1.000 kg), pimentão (5.000 kg), açúcar (11.000 pacotes de 5 kg), amendoim (2.000 embalagens de 500 gramas), manteiga (18.000 potes de 500 gramas) e iogurte (23.000 embalagens de 850 gramas), entre outros itens.

Os gêneros alimentícios foram previstos para o atendimento do cardápio da Alimentação Escolar confeccionado pela Coordenação de Nutrição e Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Educação. Os fornecedores deverão entregar os produtos quando solicitados através de ordem de compra, em prazo não superior a 5 dias corridos. Os produtos, no momento da entrega, serão inspecionados por servidores para a verificação de quesitos como tipo de produto, qualidade e peso.

O volume de alimentos adquiridos pelo Município é justificável tendo em vista a grande quantidade de estudantes atendidos. Os cerca de 33 mil alunos matriculados na Rede Municipal (creche, pré-escola, Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos) em 2024 deverão fazer mais de 44 mil (algumas etapas fazem duas refeições por dia, outras apenas uma, como é o caso do EJA) e não se pode esquecer dos 129 alunos com restrições alimentares (a leite, carne suína, amendoim…) ou com doenças como diabetes e fenilcetonuria, que carecem de uma atenção especial na produção de suas refeições.

EDUCAÇÃO CONTRA A INFESTAÇÃO - Jornada Pedagógica reforça importância da prevenção contra as arboviroses


07/02/2024 - 14:46 | atualizado em 07/02/2024 - 14:52

ASCOM | Texto e Fotos: Jerusia Arruda / Secretário de Comunicação: Alessandro Freire 

Continua até a próxima sexta-feira, 9, a programação da Jornada Pedagógica 2024, realizada pela Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Na programação dessa quarta-feira, 7, a SME reuniu diretores de todas as unidades escolares no auditório do Centro Cultural para o planejamento e orientações sobre o Programa Saúde na Escola e sobre os projetos educacionais que serão realizados ao longo do ano letivo. “Muitos projetos são realizados em parceria com outros órgãos e instituições e também com a iniciativa privada, e precisamos alinhar as diretrizes para que tudo transcorra com organização e tranquilidade, sempre em consonância com a proposta pedagógica do Sistema Municipal de Ensino”, explica a secretária de Educação, professora Rejane Veloso.

De acordo com Nilza Pereira Dias, referência técnica do Programa Saúde na Escola, as ações do programa são realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. “Essa parceria é fundamental para a efetividade das ações, principalmente nesse momento em que aumentaram os índices das arboviroses e é importante que a comunidade escolar esteja preparada para contribuir com o trabalho de prevenção realizado pela Saúde”, observa.

Na reunião desta quarta-feira, o agente de combate às endemias Ramon Queiroz de Melo, que atua no Programa de Controle de Doenças Transmitidas pelo Aedes aegypti, da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou o Boletim Epidemiológico, Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti e o Plano de Ação de Combate às Arboviroses, com orientações para combater a proliferação do mosquito. “Nosso desafio é trabalhar a sensibilização da população quanto aos cuidados necessários para evitar uma possível epidemia. E a participação das escolas é fundamental para o sucesso desse trabalho”, conclamou.

A coordenadora de projetos educacionais da SME, Antônia Deuslange Ribeiro de Oliveira, também apresentou as diretrizes para participação das escolas nos projetos educacionais e destacou a importância de realizar as ações em consonância com essas diretrizes, para que o processo ensino-aprendizagem possa ser fortalecido. “É um trabalho coletivo, e todos têm um papel importante que precisa estar alinhado, em rede, para que possamos alcançar o resultado efetivo em todos os projetos”, explicou.

Na terça-feira, a programação da Jornada Pedagógica incluiu cursos de formação de professores do Berçário, Maternal I, Maternal II e supervisores pedagógicos da Educação Infantil, na Escola Municipal Geraldo Pereira de Souza (bairro Santa Lúcia); formação para professores do 5º ano (ensino regular), professores eventuais e supervisores pedagógicos da educação do 1º ao 5º do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dona Vidinha Pires; e planejamento com professores e supervisores pedagógicos da Educação de Jovens e Adultos – EJA (1º e2º segmentos).

Realizada no período de 5 e 9 de fevereiro, a Jornada Pedagógica 2024 traz como tema “Educação inclusiva, gestão e estratégias pedagógicas”. Realizada anualmente, sempre no início do ano escolar, o objetivo é promover o aperfeiçoamento e aprimoramento das atividades educativas dos servidores do Sistema Municipal de Ensino.

A programação segue até sexta-feira, quando será realizada palestra com o tema “Brain Gym e a inclusão escolar: a Autorregulação como apoio à aprendizagem”, proferida pela professora Késcia Carvalho, das 8h às 11h; e palestra sobre as “Boas práticas e inclusão em Saúde Mental”, proferida pelo médico psiquiatra Dr. Antônio Geraldo da Silva, das 14h às 17h.

Encerramento da Jornada Pedagógica 2024 com a palestra sobre "Boas práticas e inclusão em Saúde Mental", proferida pelo médico psiquiatra Dr. Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria.

EDUCAÇÃO PARA A PREVENÇÃO - Escolas de Montes Claros reforçam ações de combate ao Aedes aegypti


23/02/2024 - 13:50

ASCOM | Texto e Fotos: Jerusia Arruda | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire 

A partir deste sábado, 24, a Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros retoma as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti nas unidades escolares. O projeto, iniciado no ano passado, terá agenda permanente ao longo do ano letivo para reforçar, junto à comunidade escolar, as ações realizadas pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Neste sábado, 24, a mobilização será na Escola Municipal Alcides Carvalho, no bairro Vera Cruz, com oficinas temáticas e eliminação de focos do mosquito, com participação de estudantes e servidores da escola.

Durante a ação haverá o recolhimento de inservíveis e materiais que possam se tornar criadouros do mosquito, como latas, garrafas de vidro e pets, brinquedos, sacolas e copos descartáveis, dentre outros. Os moradores do entorno da escola também podem separar os materiais com antecedência, disponibilizando-os na porta de suas casas para serem recolhidos pela Prefeitura ao longo do dia.

Para evitar o acúmulo de água e formação de criadouros do mosquito, durante todo o mês de fevereiro, as unidades escolares estão recebendo os serviços de capina e limpeza dos pátios, canteiros e jardins.

 

Diretores Escolares Municipais e Técnicos da Secretaria Municipal de Educação realizam blitz educativa e panfletagem no mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti no centro de Montes Claros.  24/02/2024

SOMANDO FORÇAS - Encontro debate esporte como ferramenta na educação

28/02/2024 - 12:22 ASCOM | Texto e fotos: Jerúsia Arruda / Secretário de Comunicação: Alessandro Freire 

As secretárias municipais de Educação, professora Rejane Veloso, e de Esporte e Juventude, Juliana Peixoto, participaram do Terceiro Encontro de Secretários Municipais e Profissionais da Educação e do Esporte, na manhã desta terça-feira, 27, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), em Montes Claros.

O evento, realizado pelo Consórcio Intermunicipal Multinafinalitário para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte), em parceria com o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams), Amams e União dos Dirigentes Municipais de Ensino (Undime), reuniu cerca de 250 participantes de 50 municípios do Norte de Minas.

Na solenidade de abertura, a secretária Rejane Veloso destacou que o encontro é um momento importante para o compartilhamento de experiências e conhecimento. “Sabemos das dificuldades, dos desafios, e esse compartilhamento de experiências e de boas práticas é importante para fortalecer a educação em nossa região”, ressaltou.

A secretária Juliana Peixoto também destacou que o esporte, alinhado à educação, transforma cenários. “Temos vários exemplos de histórias que mostram essa transformação de alunos, crianças e adolescentes, por meio do esporte, e precisamos fortalecer esse diálogo, essa parceria, para que o esporte possa fortalecer ainda mais o importante trabalho da educação”.

Responsável pela coordenação do encontro, o secretário-executivo do Codanorte, Enilson Francisco, agradeceu a participação dos municípios. “Sei que muitos de vocês viajaram grandes distâncias para ouvir e falar do que entendem que seja importante, que é a educação. E não tem como a gente avançar, senão por meio da educação. Hoje temos a oportunidade de discutir a educação e o esporte no Norte de Minas, e buscar novos caminhos para avançar nessa importante pauta”, avaliou.

Após a solenidade de abertura, a programação trouxe a palestra ex-lutador de artes marciais mistas (MMA), Antônio Rogério Nogueira, o Rogério Minotouro, com o tema “Mente de Campeão”, onde abordou a importância de desenvolver o protagonismo do esporte na educação”.

Em sua preleção, Minotouro falou sobre como o esporte pode ser uma ferramenta poderosa para promover valores como respeito, cooperação, disciplina, responsabilidade e inclusão entre os estudantes. “São valores do esporte que potencializam a educação de qualidade. Ao caminhar juntos, esporte e educação, é possível alcançar resultados permanentes na comunidade escolar”, ressaltou.

À tarde, o atleta Rogério Minotouro, acompanhado do vice-prefeito Guilherme Guimarães e da secretária Rejane Veloso, visitou a escola municipal Geraldo Pereira de Souza, no bairro Santa Lúcia II, onde foi recebido por cerca de 500 estudantes da escola e também da escola municipal Jason Caetano.

#CONHECIMENTOLIBERTA - Projeto leva orientações a jovens estudantes sobre prevenção da gravidez na adolescência


29/02/2024 - 11:02 | atualizado em 29/02/2024 - 13:15

ASCOM | Texto e fotos: Jerúsia Arruda / Secretário de Comunicação: Alessandro Freire 

Cerca de 450 estudantes das escolas municipais Neide de Melo Franco e João Valle Maurício participaram, nesta quinta-feira, 29, no auditório do Colégio Tiradentes, de um encontro do projeto #ConhecimentoLiberta, quando assistiram à palestra sobre prevenção da gravidez na adolescência, proferida pela médica ginecologista e obstetra, capitão PM Soraia Joislane.

O projeto #ConhecimentoLiberta é coordenado pela oficial médica, numa parceria entre a Polícia Militar de Minas Gerais, a Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros e o Rotary Club. “A iniciativa visa disseminar entre os jovens estudantes informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência”, explica a capitão PM Soraia Joislane.

Através do projeto, são realizados encontros com os estudantes adolescentes das escolas públicas para trabalhar a prevenção da gravidez na adolescência e temas diretamente relacionados, como saúde mental e as possibilidades futuras ligadas à vida profissional dos jovens. “É uma ação muito relevante porque vem trazer conhecimento numa linguagem acessível aos adolescentes, enfatizando a ideia de que quem ama, se cuida”, explica Elisângela Mesquita Silva, diretora técnico-pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.

Instituída no Estatuto da Criança e do Adolescente desde 2019, a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência é realizada no mês de fevereiro em todas as regiões do país. A parceria para realização do projeto #ConhecimentoLiberta possibilita uniformizar as ações, a linguagem e o público-alvo e a articulação de parcerias intersetoriais para o desenvolvimento de ações educativas e de promoção de saúde.

Entre os temas abordados ao longo da programação estão a saúde sexual e reprodutiva, desenvolvimento da autoestima e do ser como empreendedor de sua própria vida, facultando, inclusive o acesso de adolescentes a unidades de saúde, a partir das orientações e esclarecimentos recebidos durante os encontros.

TCHAU MOSQUITO! Escolas de Montes Claros reforçam ações de combate ao Aedes aegypti


01/03/2024 - 09:38 | atualizado em 01/03/2024 - 09:50

ASCOM | Texto e fotos: Jerúsia Arruda / Secretário de Comunicação: Alessandro Freire 

As escolas municipais de Montes Claros estão intensificando as ações educativas e de orientação à comunidade escolar acerca da necessidade de combater os focos do Aedes aegypti e os hábitos preventivos e cuidados necessários para evitar a disseminação do mosquito e das doenças causadas por ele.

Nesta semana, a Escola Municipal Joaquim José de Azevedo, no bairro Raul José Pereira, recebeu os técnicos do Centro de Controle de Zoonoses que reforçaram as orientações aos estudantes e servidores da escola.

A coordenadora do CCZ, Regiane Braga, e os educadores Willian Barbosa, Revealy Sacrad e Gean Santana - artista que encena o mosquito Aedes aegypti – mostraram como ações simples podem ajudar a combater o mosquito. “As orientações foram repassadas de maneira lúdica e os alunos e servidores da escola puderam trabalhar a prevenção das arboviroses, que se tornaram um sério problema de saúde pública não só em Montes Claros, mas em todo o país, e precisa do envolvimento de todos para ser superado”, explica a diretora Ione Cerqueira.

A diretora parabenizou os profissionais do CCZ pelo trabalho dedicado e eficiente e agradeceu a todos os envolvidos nessa atividade. “Foi uma atividade que envolveu alunos, professores, especialistas, auxiliares de docência, psicólogos, assistente social, enfim, toda a escola. A educação é uma parceira da saúde nesse combate ao Aedes aegypti e estamos orientando os alunos para que levem as informações aos seus familiares e amigos, de forma que toda a comunidade escolar seja mobilizada nessa luta contra o mosquito”, reitera.

Na semana passada, a Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros reiniciou as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti nas unidades escolares e terá agenda permanente ao longo do ano letivo para reforçar, junto à comunidade escolar, as ações realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Ao longo do ano, serão realizadas palestras e oficinas temáticas, mutirões de eliminação de focos do mosquito, sempre com a participação de estudantes e servidores da escola. Os moradores do entorno da escola também são convidados a participar das ações, reforçando o trabalho educativo realizado pela Secretaria de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses. 

SEMENTES, A MÁGICA DA VIDA - Sistema municipal lança tema que será trabalhado na Educação Infantil


05/03/2024 - 13:25 | atualizado em 05/03/2024 - 13:27

ASCOM | Texto e fotos: Jerúsia Arruda / Secretário de Comunicação: Alessandro Freire 

A Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros (SME), por meio da Coordenadoria de Educação Infantil, apresentou na última sexta-feira, 1º, o tema que será trabalhado nas escolas de educação infantil do Sistema Municipal de Educação durante o primeiro semestre do ano letivo. O evento, realizado no auditório da Escola Técnica, reuniu diretores escolares, supervisores e analistas da SME, e também contou com a participação do vice-prefeito Guilherme Guimarães e da secretária de Educação, professora Rejane Veloso Rodrigues.

Para este ano, o tema escolhido foi “Sementes, a mágica da vida” e, de acordo com a coordenadora Jane Aparecida Lopes de Freitas, será realizada uma programação especial de atividades, alinhada com a agenda pedagógica, com objetivo de proporcionar às crianças e toda a comunidade escolar o conhecimento e a conscientização sobre a temática. “Vamos explorar e investigar o meio ambiente que nos rodeia, ensinando as crianças a preservar e a colaborar para perpetuar as espécies de plantas, através do estudo das sementes”, explica.

Durante o lançamento, o vice-prefeito Guilherme destacou a importância da escola na formação do cidadão. “A nossa vida na terra deve ser marcada pelo plantio de boas sementes, e a educação é fundamental nesse momento de semear, que são os anos iniciais da formação do conhecimento. É um trabalho muito importante e muito difícil. Receber uma criança e talhá-la para a vida é realmente um grande desafio. Só temos que agradecer aos alunos e seus familiares, aos profissionais da educação, a todos os servidores da secretaria, pela dedicação, eficiência e competência. É isso que nos faz acreditar no ensino público. Muito obrigado a todos”, reconheceu.

A secretária Rejane Veloso destacou que, todos os anos, a Educação Infantil trabalha um tema voltado para as questões ambientais, contribuindo para desenvolver, desde a infância, uma nova consciência em relação à preservação. “No ano passado, foi trabalhada a reciclagem, incentivando as boas práticas na separação de materiais recicláveis e a coleta seletiva junto à comunidade escolar. E nesse ano, o tema vai estimular a curiosidade das crianças em relação ao surgimento da vida, através das sementes. É um projeto importante porque, além da promoção do conhecimento de forma transversal, também integra a comunidade escolar e todas as áreas da gestão municipal”, avaliou.

Para Heloísa Prates, diretora do CEMEI Professora Heloísa Sarmento, é importante trabalhar na Educação Infantil um projeto que tenha o cunho científico da investigação. “Tudo o que a criança aprende ela leva para casa e isso transforma a vida das famílias e da comunidade em geral”, destacou.

A supervisora pedagógica Zulma Lins também destacou a importância do tema para o desenvolvimento cognitivo das crianças. “É um projeto voltado para a questão ambiental, para o cuidado com a natureza e sua diversidade, que às vezes a gente não consegue explorar, e as crianças, na sua praticidade, conseguem realizar trabalhos, ideias e aprendizagens através dessa experiência com o meio ambiente”, ressaltou.

A LIÇÃO DE CASA É VENCER A DENGUE  Combate ao Aedes tem agenda permanente nas escolas municipais de Montes Claros


18/03/2024 - 14:16 | atualizado em 18/03/2024 - 14:21

ASCOM | Texto e Fotos: Jerusia Arruda | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire 

Nas unidades municipais de ensino de Montes Claros, as ações de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue e outras arboviroses, já se incorporaram à rotina escolar. Na Escola Municipal Du Narciso, no bairro Vilage do Lago II, os alunos aprenderam e estão cultivando a crotalária, uma planta que atrai insetos, em especial as libélulas, que são predadoras naturais do mosquito.

A diretora Mary Lopes explica que a planta, além de ajudar a controlar o mosquito, serve de motivação e incentivo aos estudantes em se envolver nas atividades. “Iniciamos o projeto plantando algumas sementes e agora já temos árvores crescidas, que são cuidadas pelos próprios alunos, sob orientação dos professores. Em alguns momentos, o jardim da escola fica cheio de libélulas, despertando a atenção e a curiosidade de todos”, observa.

Além do cultivo da crotalária, a diretora explica que os estudantes também produzem uma armadilha para o mosquito utilizando garrafas pet, que são colocadas em vários pontos da escola, ajudando a prevenir a formação de focos. “Os alunos aprenderam a fazer as armadilhas e levam para casa, onde continuam o trabalho de verificação e eliminação dos focos. Esse trabalho é aliado às oficinas em sala de aula, onde os professores explicam tudo sobre as arboviroses e sobre a importância do envolvimento de todos no trabalho de prevenção”, ressalta.

Bem próximo dali, na Escola Municipal João Valle Maurício, as ações de combate ao mosquito seguem no mesmo ritmo. A diretora Maria Margareth Lopes Dumont diz que todos os dias os alunos vistoriam a escola à procura de focos do mosquito. “Todos os dias uma turma de alunos, junto com os professores, confere os vasinhos de planta, ralos e cada cantinho da escola, e orientamos a também fazerem essa vistoria em casa. Semanalmente, atualizamos no quadro de aviso como está a infestação pelo mosquito nos bairros atendidos pela escola, para chamar a atenção dos estudantes sobre a necessidade do trabalho preventivo permanente”, explica.

As atividades contam com o apoio do Centro de Controle de Zoonoses que, de maneira lúdica, reforça as orientações aos estudantes e servidores. Nesta semana, a equipe de educadores do CCZ esteve no Cemei Solar de Jesus, no bairro São Geraldo I, para orientar e sensibilizar a comunidade escolar sobre os perigos das arboviroses. “Foi um momento importante para orientar e esclarecer que medidas simples fazem toda a diferença e todos podem contribuir. Como nossos alunos são de 2 a 5 anos, as atividades foram desenvolvidas de forma recreativa, para que todos, alunos e familiares, pudessem aproveitar para aprender se divertindo”, explica a diretora Junia Ronilce Damasceno.

O combate ao mosquito Aedes aegypti nas unidades escolares de Montes Claros já acontece desde o ano passado, e tem agenda permanente ao longo do ano letivo para reforçar, junto à comunidade escolar, as ações realizadas pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde.

SEMEAR LITERATURA: CULTIVAR LEITORES - Trilha da Leitura se inspira no cultivo das sementes para plantar o gosto pela leitura


10/04/2024 - 12:25 | atualizado em 10/04/2024 - 14:25

ASCOM | Texto: Jerusia Arruda | Fotos: Ricarte de Normandia | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire 

Todos os anos, o Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros seleciona um tema ligado à preservação ambiental para nortear todo o trabalho desenvolvido na Educação Infantil. Para este ano, o tema escolhido foi ‘Sementes, a mágica da vida’, ensinando as crianças a preservar para perpetuar as espécies de plantas, através do estudo das sementes.

A secretária municipal de Educação, professora Rejane Veloso Rodrigues, explica que trabalhar as questões ambientais já na Educação Infantil contribui para desenvolver, desde a infância, uma nova consciência em relação à preservação. “No ano passado, foi trabalhada a reciclagem, incentivando as boas práticas na separação de materiais recicláveis e a coleta seletiva junto à comunidade escolar. Nesse ano, o tema vai estimular a curiosidade das crianças em relação ao surgimento da vida, através das sementes. É um projeto importante porque, além da promoção do conhecimento de forma transversal, também integra a comunidade escolar e todas as áreas da gestão municipal”, avalia.

A temática da Educação Infantil serve de inspiração para os demais segmentos, que também promovem atividades especiais alinhadas ao tema. O projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, por exemplo, se inspirou na abordagem das sementes para o tema de trabalho desse ano: ‘Semear Literatura: Cultivar Leitores’. “O objetivo é desenvolver ações que proporcionem aos alunos a vivência de experiências de leitura literária, concebendo o ato de semear e cultivar sementes como pretexto poético e reflexivo em suas mais diversas nuances, a fim de favorecer vivências afetivas, éticas, estéticas e contribuir para a prática do letramento literário e da formação do leitor”, explica a professora Ellen Santa Rosa, coordenadora do projeto.

O tema é tão abrangente que o Trilha da Leitura está trabalhando inclusive com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Das dez escolas que oferecem a modalidade de ensino, três já receberam o projeto, promovendo uma grande interação entre alunos e professores através da literatura e da reflexão sobre as sementes. “O projeto será levado a todas as unidades de ensino municipais, e já estivemos com os alunos da EJA nas escolas Jason Caetano II, Dominguinhos Pereira e Zizinha Ribeiro. O projeto tem mostrado que, na literatura, as sementes representam o início, o potencial, o crescimento. São símbolos de esperança, renovação e possibilidades, tanto na natureza quanto na arte literária e no desenvolvimento da própria vida”, observa Santa Rosa.

Na escola Jason Caetano II, no bairro Santo Antônio, a passagem do Trilha da Leitura promoveu momentos prazerosos de leitura e escrita. “Os alunos mostraram grande interesse pelas atividades, dinâmicas e brincadeiras, e o aprendizado fluiu de forma natural e com muita empatia”, avalia a diretora Leila Robério.

Ao longo do semestre, o Trilha da Leitura passará por todas as escolas municipais, semeando literatura e cultivando leitores.

BULLYING NÃO É BRINCADEIRA - Escolas municipais reforçam o diálogo para prevenir essa prática


11/04/2024 - 13:20 | atualizado em 11/04/2024 - 13:21

ASCOM | Texto e Fotos: Jerusia Arruda | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire 

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Montes Claros preparou uma programação especial para o mês de abril, com o objetivo de levar informação à comunidade escolar e reforçar a garantia dos diretos das crianças que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A programação está sendo realizada em todas as unidades escolares municipais e inclui oficinas, palestras, rodas de conversa, exposição de trabalhos realizados pelos alunos e sessão de cinema com vídeos alusivos ao tema.

Nesta semana, na Escola Municipal Celestino Pereira Salgado, no bairro Jardim Primavera, os alunos do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental participaram de uma palestra sobre bullying, ministrada pelo sargento PM Maciel. Na oportunidade, o sargento compartilhou com os jovens suas experiências pessoais, vividas ainda na adolescência, quando enfrentou o bullying, e orientou os alunos sobre os impactos negativos dessa prática na vida das pessoas.

Dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) mostram que um em cada dez estudantes brasileiros é vítima de bullying – anglicismo que se refere a atos de intimidação e violência física ou psicológica, geralmente em ambiente escolar. A Lei nº 13.185, em vigor desde 2016, classifica o bullying como intimidação sistemática, quando há violência física ou psicológica em atos de humilhação ou discriminação. A classificação também inclui ataques físicos, insultos, ameaças, comentários e apelidos pejorativos, entre outros.

Especialistas defendem que pais e escola devem estar atentos ao comportamento dos jovens e defendem que o diálogo continua a ser a melhor arma contra esse tipo de violência, que pode causar efeitos devastadores em crianças e adolescentes.

Durante a palestra, o sargento Maciel destacou a importância da prevenção, ressaltando a necessidade de empatia, respeito e apoio mútuo entre os colegas. “Uma coisa são as brincadeiras, outra coisa é quando partem para as atitudes mais agressivas, sejam elas verbais ou físicas, de forma mais direta e intencional, e que muitas vezes ocorre sem motivação, porque um se sente mais forte em relação ao outro para agredir e tomar essa posição”, alertou.

O militar também orientou os professores a ficarem atentos para evitar os casos de bullying e resolver a situação, conscientizando os agressores e auxiliando as vítimas. “A violência não é combatida com mais violência. Às vezes, punições aos agressores são necessárias quando estes extrapolam qualquer limite razoável. Porém, na maioria das vezes, os agressores também são jovens que sofrem por algum motivo. Nesses casos, a melhor maneira de solucionar o problema é pelo diálogo e conscientização. É necessário conscientizar aqueles que assistem, repetem ou indiretamente contribuem com o bullying, pois eles também mantêm o sistema de agressividade funcionando”, orientou.

Para a diretora Geralda Oliveira Silva, a palestra proporcionou reflexões profundas e estimulou os estudantes a promoverem um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor. “Ouvir o militar relatar suas próprias experiências com o bullying e a forma como ele lidou com o problema foi muito impactante para os alunos”, avalia.

MEIO AMARELO, MEIO LARANJA - Estudantes das escolas municipais participam das campanhas de prevenção Maio Amarelo e Maio Laranja


09/05/2024 - 12:25 | atualizado em 09/05/2024 - 12:26

ASCOM | Texto e Fotos: Jerusia Arruda | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire 

O mês de maio se inicia com intensa programação nas escolas municipais de Montes Claros, que participam da campanha Maio Amarelo, de conscientização para a segurança no trânsito, e Maio Laranja, sobre a prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Na última quarta-feira, 8, estudantes da Escola Municipal Afonso Salgado participaram do lançamento da campanha Maio Amarelo, realizada pela Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros (MCTrans) e pela Polícia Militar de Minas Gerais.

A ação ocorreu na Transitolândia, instalada no pátio do 10º Batalhão da Polícia Militar, no bairro Cintra, em Montes Claros, e contou com a presença do vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães; do tenente-coronel Luciano Magalhães Chaves, comandante do 10º Batalhão; do presidente da MCTrans, José Wilson Guimarães, além de estudantes do Colégio Tiradentes da Polícia Militar.

Durante o evento, que contou com a apresentação da Banda de Música da 11ª RPM, os estudantes receberam orientações sobre os cuidados no trânsito e também plantaram árvores na Transitolândia, espaço criado com objetivo de promover ações educativas para os jovens estudantes, inclusive com estrutura com as condições do trânsito real, que possibilita demonstrar às crianças como funciona a sinalização, como fazer a travessia segura nos locais onde há semáforo e faixa de pedestre e simulações de como proceder corretamente no trânsito.

Ao longo do mês, as ações serão multiplicadas nas escolas, que também contarão com atividades educativas em parceria com a VLI, controladora da via férrea da Ferrovia Centro-Atlântica, e a MCTrans, com orientações sobre atitudes seguras para interagir com a linha férrea.

Já a campanha Maio Laranja terá abertura oficial no dia 14 de maio, no Parque Municipal Milton Prates, com participação das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, Conselhos Tutelares, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Selo Unicef. Ao longo do mês serão realizadas blitzen educativas, palestras, rodas de conversa envolvendo a comunidade escolar e os conselheiros tutelares, e apresentações culturais e esportivas, tendo como centro a temática da campanha.