Saúde Mental - 2024

Unidade: Escola Municipal Santa Clara 

Data: 20/03/2024 

Descrição do Evento: No dia 20 de Março de 2024, foi realizado pela Equipe Técnica, um trabalho com os alunos do 1º e 2º período, na Escola Municipal Santa Clara, na Comunidade Rural de Poço Novo, tendo como tema “A importância de saber lidar com as emoções”. Foi trabalhado de forma lúdica as emoções, que são como os superpoderes dos nossos corações! Elas nos fazem sentir coisas diferentes, como alegria, tristeza, medo, raiva e amor. É como se fosse um botãozinho dentro da gente que nos ajuda a entender como estamos nos sentindo. É legal falar sobre nossas emoções para que possamos entender e lidar com elas da melhor maneira possível. Os alunos receberam imagens de rostinhos onde representaram através de desenhos as emoções. 

Unidade: Escola Municipal Manoel Pereira do Nascimento 

Data: 21/03/2024 

Descrição do Evento: Conscientizar e orientar os alunos e os servidores da escola sobre a necessidade de direitos igualitários, inclusão e bem-estar de pessoas com Síndrome de Down. 

Unidade: Escola Municipal Dú Narciso 

Data: 21/03/2024 

Descrição do Evento: No dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março de 2024, a Escola Municipal Du Narciso realizou um evento com o objetivo de aumentar a conscientização, promover a inclusão e celebrar a diversidade na nossa comunidade escolar. Na abertura tivemos um momento de oração conduzido pela supervisora, logo após assistimos a um vídeo com a história de vida de uma criança com Síndrome de Down, onde ela apresenta de forma lúdica suas características físicas e o quanto é muito amada pela família. Logo após os alunos participaram de uma dinâmica a qual visa promover, a compreensão e o respeito pelas pessoas com Síndrome de Down. Contamos também com a participação dos supervisores, os professores e auxiliares em uma atividade interativa ''Mitos e Verdades'' sobre a Síndrome de Down. Ouvimos um relato muito importante de uma mãe (tem uma filha com Síndrome de Down) e professora da escola, sobre o cuidado e o amor. Eles são capazes de vencer todas as coisas. O evento foi encerrado com a mensagem da direção, apontando as diferenças entre os alunos que estavam presentes e destacou também a importância do respeito e igualdade de oportunidades para todas as pessoas. O evento contou com a participação significativa da comunidade escolar incluindo alunos, professores AEE, professores sala regular, auxiliares, monitor de informática, equipe psicossocial, direção e supervisão. O dia Internacional da Conscientização da Síndrome de Down, foi positivo, a diversidade, pois as iniciativas como essa faz necessário para um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo para todos. 

Unidade: Escola Municipal Professora Simone Soares 

Data: 21/03/2024 

Descrição do Evento: Conscientização sobre o Dia Mundial da Síndrome de Dow. No dia 21 de março a equipe multidisciplinar de psicólogo e assistente Social junto a direção promoveram na escola um momento de reflexão sobre esta data tão importante; Na oportunidade foram convidados os pais do nosso aluno Igor Miguel Guimarães Caetano, que vieram a escola para prestar e receber uma bela homenagem sobre esse dia. 

Unidade: Escola Municipal Dona Vidinha Pires 

Data: 21/03/2024 

Descrição do Evento: No dia 21 de março de 2024, foi um dia especial em nossa escola, pois foi instituído como o Dia de Conscientização sobre a Síndrome de Down. Este é um momento importante para aprendermos mais sobre essa condição e promovermos a inclusão e o respeito em nossa comunidade escolar. As psicólogas e os assistentes sociais prepararam um trabalho especialmente dedicado aos alunos do 1º ao 9º ano, com o objetivo de desmistificar informações e promover uma compreensão mais ampla sobre a Síndrome de Down. Durante esta atividade, os alunos tiveram a oportunidade de explorar um painel com mitos e verdades sobre a Síndrome de Down. Através dessa abordagem, buscamos desconstruir estereótipos e promover uma visão mais realista e empática sobre as pessoas que vivem com essa condição. Além disso, os alunos assistiram a um vídeo explicativo intitulado "Síndrome de Down: Causas, características, diagnóstico e cuidados". Este vídeo proporcionou uma compreensão mais profunda sobre as causas da síndrome, suas características físicas e cognitivas, métodos de diagnóstico e os cuidados necessários para garantir o bem-estar das pessoas com Síndrome de Down. É fundamental que todos nós, como membros desta comunidade escolar, estejamos cientes e engajados na promoção da inclusão e do respeito às diferenças. A Síndrome de Down não define uma pessoa, e cada indivíduo merece ser valorizado por suas habilidades, talentos e personalidade única. Ao compreendermos melhor a Síndrome de Down, estamos contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva, onde todas as pessoas tenham oportunidades iguais de desenvolvimento e realização pessoal. 

Unidade: Escola Municipal Professora Sônia Quadros 

Data: 21/03/2024 

Descrição do Evento: No dia 21 de Março de 2024, as profissionais Roméria Alves da Silva (psicóloga) e Roselene Paula de Andrade Almeida (assistente social) reuniram os alunos no pátio da escola Sônia Quadros para explicarem sobre o tema: “O que é a síndrome de Down?”. E que síndrome de Down não é uma doença e sim uma circunstância que se encontra uma pessoa. Se caracteriza como deficiência intelectual. No final, foi enfatizado as crianças que eles possuem coleguinhas especiais, que vivem no meio delas. Além disso, usaram um vídeo que explica e retrata inclusão e fala sobre Síndrome de Down. Crianças com Síndrome de Down, e que estudam em salas com alunos que não possuem deficiência ajudam não só a si mesmas, mas também as outras crianças da escola. 

Unidade: Escola Municipal Sebastião Mendes 

Data: 15/04/2024 

Descrição do Evento: Entendemos que o cuidado com a mente é fundamental para o Processo de Aprendizagem e o bem-estar de nossos alunos. Pensando na qualidade de vida destes alunos realizamos em nossa escola uma palestras sobre Bullyng para falar sobre os danos mentais (desmotivação, insegurança, baixa estima dentre outros), causados às crianças que sofre esse tipo de ação. As crianças também foram orientadas a relatarem a um adulto, caso sofressem este tipo de ação. 

Unidade: Escola Municipal Manoel Pereira do Nascimento 

Data: 22/04/2024 

Descrição do Evento: A importância de trabalhar o bullying dentro do ambiente escolar é proporcionar aos alunos uma reflexão sobre o quanto é causador de angústias e sofrimentos, para todos os envolvidos, sejam os agressores, as vítimas todas as pessoas envolvidas, todos devem refletir sobre o tema proporcionado a eles no contexto escolar. 

Unidade: CEMEI Deputado Antônio Pimenta 

Data: 24/04/2024 

Descrição do Evento: Encenação realizada para os alunos do educandário na temática Bullying não é brincadeira! O objetivo foi abrir diálogo na prevenção ao bullying, apresentar os tipos de violências e conscientizar sobre as consequências negativas que esse comportamento acarreta na vida das pessoas. 

Unidade: Escola Municipal Dominguinhos Pereira 

Data: 10/04/2024 

Descrição do Evento: A psicóloga do CRAS Auriane Alves Gonçalves no dia 10/04/2024, realizou uma palestra sobre Bullying e Violência na Escola, o objetivo foi trazer conhecimento sobre o tema e conscientização para os aluno do turno vespertino e para os professores. 

Unidade: Escola Municipal Sebastião Mendes 

Data: 29/04/2024 

Descrição do Evento: Como a realidade do Bullying está muito presente nas escolas, realizamos no dia 29 de abril de 2024 em parceria com a Policia Militar - PROERD uma roda de conversa, onde de forma leve e descontraída conversamos com nossos alunos sobre a prática do Bullying, com o objetivo de conscientizá-los sobre o fenômeno bullying e suas consequências. Acreditamos que é necessário trabalhar sobre a prática do respeito mútuo, diálogo e do aprender a se colocar no lugar do outro. Somente através da conscientização vamos conseguir um ambiente seguro, favorável ao aprendizado e convívio social. 

Unidade: Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Pinheiro 

Data: 09/04/2024 

Descrição do Evento: Bullying é uma expressão inglesa que significa “oprimir”, “maltratar” e “intimidar”. É uma conduta intencional, recorrente e agressiva, que pode partir de uma ou mais pessoas, atacando as vítimas de diversas formas, seja com agressões físicas, psicológicas, sexuais, morais, materiais e também no ambiente virtual. Com a repetição dessas agressões, as vítimas são afetadas negativamente em diversos aspectos, entre eles o baixo rendimento escolar e o isolamento. Há casos em que algumas delas perdem a vontade de estudar, resultando na evasão de alunos. Outras possíveis sequelas do problema são os traumas psicossomáticos que afetam o desenvolvimento social humano das pessoas agredidas. Por isso, tendo em vista os inúmeros casos de atendimento da Direção, Supervisão, Psicólogas e Assistentes Sociais acerca da prática do Bullying, foi organizada uma ação (palestra interativa) com o intuito de orientar aos alunos dos Anos Finais sobre as consequências negativas dessa prática. 

Unidade: Escola Municipal Professora Sônia Quadros 

Data: 12/04/2024 

Descrição do Evento: No dia 12 de Abril de 2024, as professoras e suas auxiliares, fizeram uma apresentação com os alunos sobre o autismo. Os alunos cantaram e encenaram um alegre samba com a música “Sou autista de um modo solidário – Ito melodia”. Os pais das crianças presenciaram a apresentação. Além disso, as profissionais Roméria Alves da Silva (psicóloga) e Roselene Paula de Andrade Almeida (assistente social) reuniram com os pais dos alunos especiais em uma “roda de conversa” para debaterem e conversarem sobre as deficiências. No pátio da escola Sônia Quadros os servidores da escola também participaram do debate. “Conceitualmente, o autismo é uma condição de saúde caracterizada por déficit em duas importantes áreas do desenvolvimento: comunicação social e comportamento. Costuma ser identificado na infância, mas não há um diagnóstico único: existem subtipos que se manifestam de uma maneira diferente em cada pessoa. Por isso, inclusive, é que o símbolo do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um quebra-cabeça, que denota a diversidade e complexidade desta condição. Há desde pessoas com outras doenças e condições associadas, como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas independentes, com vida comum, algumas, ainda, que nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico.” Referências: Porque precisamos falar sobre o autismo. Disponível em: <http://whttps://drareginacioffi.com.br/precisamos-falar-sobre-autismo/>. Acesso em: 18/04/2024.