Prevenção das Violências e dos Acidentes - 2024

Unidade Escolar: Escola Municipal Caio Lafetá 

Data: 13/03/2024 

Descrição do Evento: A Escola Municipal Caio Lafetá em parceria com a Secretaria Municipal de Educação em conjunto com a Coordenadoria de Educação Inclusiva, da rede de Proteção, CRAM, UBS, Conselho Tutelar, CREAS e CRAS Rural, realizou no dia 13 de março de 2024, palestra intersetorial com a participação dos alunos dos anos iniciais e dos anos finais do Ensino Fundamental, além da participação de toda a comunidade escolar, com o tema a Semana do Combate à Violência contra a Mulher. Na oportunidade foi desenvolvida além da palestra intersetorial, rodas de conversas com os adolescentes, com o intuito de alerta o público-alvo sobre a importância de reconhecer situações as quais sua integridade física, psicológica ou emocional estejam ameaçadas. O foco era orientar a cerca da visibilidade da mulher, orientando sobre a luta das mesmas pelo direito e o serviço de proteção. Sendo esse um momento imprescindível para a conscientização e reflexão a cerca do tema, uma vez que cada vez mais se vê mulheres sendo agredidas, privadas de seus direitos e sendo vítimas de feminicídios pelo mundo a fora. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Crisantino Borém 

Data: 08/03/2024 

Descrição do Evento: Foi realizado no dia 08/03/2024 a ação: Prevenção e Combate à Violência Contra Mulher e Comemoração ao Dia Internacional da Mulher; onde a equipe multidisciplinar realizou mobilização com a participação de alunos, servidores e da comunidade escolar, visando contribuir para que todas/os possam atuar na promoção de vidas livres da violência. A ação também teve como objetivo orientar sobre os mecanismos de assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar, seus instrumentos protetivos e os meios para o registro de denúncias. Responsáveis pela organização e execução da ação: Assistentes Sociais Mirian e Heliene, Psicólogas: Anne Karine, Anne Caroline e Zelina. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Crisantino Borém 

Data: 07/03/2024 

Descrição do Evento: Ação realizada no dia de 07 de março de 2024, com os alunos do 7°,8°e 9°ano turmas Azul no turno matutino, com o tema: Combate ao Bullying e Cyberbullying. Foram realizadas orientações e bate papo com os alunos de forma descontraída e promovendo: discussão e orientação sobre estereótipos e rótulos. Refletir sobre o autoconhecimento.  Discutir sobre nossas ações e que nós somos os responsáveis por elas;  Refletir sobre o respeito e preconceito;  Trabalhar os conceitos de preconceito, intolerância, discriminação. Responsáveis pela organização e execução da ação: Heliene – Assistente Social e Zelina – Psicóloga. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Crisantino Borém 

Data: 28/02/2024 

Descrição do Evento: Ação realizada no dia de 28 de Fevereiro de 2024, com as turmas dos 5º anos no turno matutino, com o tema: Combate ao Bullying e Cyberbullying. Foram realizadas orientações e bate papo com os alunos de forma descontraída e promovendo: discussão e orientação sobre estereótipos e rótulos. Refletir sobre o autoconhecimento. Discutir sobre nossas ações e que nós somos os responsáveis por elas; Refletir sobre o respeito e preconceito; Trabalhar os conceitos de preconceito, intolerância, discriminação. Responsável pela organização e execução da ação: Heliene Veloso Souto – Assistente Social. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Manoel Pereira do Nascimento 

Data: 08/03/2024 

Descrição do Evento: Conscientização dos alunos e servidores da escola sobre a importância do combate a violência contra as mulheres, trazendo reflexão e promovendo ensinamentos de proteção contra casos de violência e sempre buscando ajudar perante alguma situação presenciada. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Crisantino Borém 

Data: 20/03/2024 

Descrição do Evento: A partir de uma demanda gerada pela sala do 5º ano vespertino, realizamos a intervenção com a turma. Foram selecionados dois colegas, onde estes ficaram responsáveis de realizar uma dissertação sobre o tema: “Respeito e Empatia” e trazer para apresentar a turma e juntos termos uma roda de conversa sobre os respectivos temas. Os alunos realizaram a apresentação na data do dia 20 de Março de 2024, por meio de uma conversa descontraída e edificante, gerando vários questionamentos e demandas. O objetivo foi sensibilizar os alunos desta turma sobre a importância do respeito e tolerância com o próximo. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Professora Hilda Carvalho Mendes 

Data: 12/03/2024 

Descrição do Evento: Semana de Combate à Violência contra a Mulher. Data da Ação de Comunicação e sensibilização: 12/03/2024 e 13/03/2024. Tipo de ação de comunicação e sensibilização: Roda de conversa. Objetivo da ação de comunicação e sensibilização: Orientar e sensibilizar os alunos sobre os tipos de violência contra a mulher; Orientar sobre os direitos da mulher e rede de proteção disponível no município. Título de Ação de comunicação e Sensibilização: Pelo fim da violência contra as mulheres Órgão / entidade/ ator responsável por organizar a ação: Escola Municipal Professora Hilda Carvalho Mendes. Assistente social: Luana Torres e psicóloga: Elizama Sant’Ana. Público participante da ação: Turmas dos 5º anos O que foi feito para divulgar a ação: Apresentação do projeto à gestão escolar. Quantas pessoas foram alcançadas pela ação: 80. Resultados alcançados e lições aprendidas: Os alunos foram orientados sobre os principais tipos de violência e onde recorrer para denúncias e proteção. Exposição dos alunos sobre situações vivenciadas em seu âmbito familiar, onde puderam ser orientados e acolhidos. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Pinheiro 

Data: 24/02/2024 

Descrição do Evento: Com o intuito de promover a cultura da paz e a prevenção da violência doméstica, foi realizada, no dia 24/02/2024, uma palestra, com a Cabo Poliana e o Sargento Mourão, ambos da Patrulha de Violência Doméstica, que abordaram sobre a legislação que garante os direitos das mulheres e explanaram sobre os diversos tipos de violência, tais como física, psicológica e patrimonial. O tema escolhido foi extremamente pertinente, tendo em vista as muitas ocorrências registradas no bairro Independência e relatados por alunos do educandário às Assistentes Sociais e Psicólogas. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Rozenda Zane Moraes 

Data: 08/03/2024 

Descrição do Evento: No dia 08/03/2024, a equipe psicossocial da Escola Municipal Rozenda Zane Moraes realizou, em comemoração ao dia Internacional da Mulher, uma ação de conscientização e prevenção à violência contra a mulher. Foi produzido um painel informativo no pátio escolar, sala dos professores e mensagem comemorativa ao Dia da Mulher nos grupos de pais e de trabalho. Foi realizada a sensibilização dos estudantes, bem como a comunidade escolar com reflexões sobre os variados cenários da violência de gênero contra meninas e mulheres, com a contextualização de suas vulnerabilidades. A ação foi realizada nos turnos matutino e vespertino, com estudantes, corpo docente e administrativo, abrangendo mais de 600 pessoas. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Zizinha Ribeiro 

Data: 15/03/2024 

Descrição do Evento: Foram realizadas pela equipe Psicossocial desta unidade de ensino na semana de Combate à Violência Contra a Mulher, processo de conscientização sobre a prevenção da violência contra a mulher, identificar, denunciar e prevenir com entrega de panfletos para os alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e EJA. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Dona Vidinha Pires 

Data: 26/03/2024 

Descrição do Evento: A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da MCTrans, está empenhada em incrementar a segurança dos estudantes das escolas municipais, facilitando o acesso às instituições de ensino de forma segura. No dia 26/03/2024, foi inaugurado um novo semáforo na Avenida Francisco Gaetani, localizada no bairro Grande Major Prates. Este semáforo tem como principal objetivo garantir a segurança das crianças que frequentam a Escola Municipal Dona Vidinha Pires, facilitando a travessia segura para os pequenos estudantes. Para assegurar que os estudantes façam uso adequado deste novo recurso, eles receberam instruções específicas sobre como acionar o semáforo para atravessar a rua e as melhores práticas para realizar essa travessia com segurança. 

Unidade Escolar: CEMEI Valdeir Corrêa 

Data: 10/03/2024 

Descrição do Evento: Com o objetivo de impulsionar a reflexão crítica entre estudantes, educadores e comunidade escolar sobre prevenção e combate à violência contra a mulher, na semana do dia 06 a 10 de março foi realizada a semana de combate à violência contra a mulher. Ações realizadas: Realização de palestra sobre o tema aos servidores do CEMEI. Panfletagem a comunidade escolar. Foi montado um painel do dia da Mulher para fotos das funcionárias do CEMEI e entregue cartão com mensagem sugestiva ao tema. A violência contra a mulher é um tema delicado, mesmo para adultos, e torna-se ainda mais complexo quando abordado com crianças pequenas. No entanto, é fundamental educar as crianças desde cedo sobre o respeito, igualdade de gênero e a importância de combater qualquer forma de violência. Durante a semana os professores fizeram abordagens através de roda de conversa ressaltando para as crianças, principalmente para os meninos de que deveriam tratar bem as meninas como forma de respeito, cuidado e proteção. 

Unidade Escolar: CEMEI Paulo Freire - Anexo Mst 

Data: 08/04/2024 

Descrição do Evento: No dia 08 de abril de 2024, a equipe técnica, Janice Queiroz (psicóloga) e Jocimara Lopes (assistente social) realizaram com os alunos do 1º e 2º Períodos, atividades sobre o tema bullying , com o objetivo de estimular a empatia, respeito às diferenças, esclarecer aos alunos o que é bullying e as consequências na vida dos outros. Além de proporcionar o contato maior do aluno com o assunto, bem como incentivá-los a terem atitudes corretas e não violentas no trato e contato com o outro, fazendo-os ver que o BULLYING, ocorre muitas vezes de forma tão sutil, que quase passa desapercebido. Foi realizada uma roda de conversa sobre a convivência na escola, seguida de levantamento de situações de desafetos, agressões, violências que tenham ocorridas no cotidiano escolar (“Essas atitudes são comuns em nossa escola?” “Alguém já presenciou alguma cena como essa, seja na sala de aula, no pátio, ou no recreio?” “Como isso aconteceu?”). A partir desse momento, apresentou-se o termo bullying. Para explicar o conceito foi citado todas as palavras que representam esse comportamento e suas consequências na convivência e respeito ao outro. A equipe técnica apresentou imagens de situações de desrespeito ao próximo. Houve, também, demonstração do processo de sensibilização dos sentimentos por meio de desenhos, falas individuais e coletivas. Para finalizar construímos junto com os alunos um painel com o tema “Diga não ao Bullying”, que ficará exposto no educandário. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Barão do Gorutuba 

Data: 01/04/2024 

Descrição do Evento: No dia 01 de abril de 2024, a equipe técnica, Janice Queiroz (psicóloga) e Jocimara Lopes (assistente social) realizaram com os alunos do 1ºperíodo ao 4ºano, atividades sobre o tema bullying e ciberbullying, com o objetivo de estimular a empatia, respeito às diferenças, esclarecer aos alunos o que é bullying e ciberbullying e as consequências na vida dos outros. Além de proporcionar o contato maior do aluno com o assunto, bem como incentivá-los a terem atitudes corretas e não violentas no trato e contato com o outro, fazendo-os ver que o BULLYING, ocorre muitas vezes de forma tão sutil, que quase passa desapercebido. Foi realizada uma roda de conversa sobre a convivência na escola, seguida de levantamento de situações de desafetos, agressões, violências que tenham ocorridas no cotidiano escolar (“Essas atitudes são comuns em nossa escola?” “Alguém já presenciou alguma cena como essa, seja na sala de aula, no pátio, ou no recreio?” “Como isso aconteceu?”). A partir desse momento, apresentou-se o termo bullying. Para explicar o conceito foi citado todas as palavras que representam esse comportamento e suas consequências na convivência e respeito ao outro. A equipe técnica apresentou imagens de situações de desrespeito ao próximo. Houve, também, demonstração do processo de sensibilização dos sentimentos por meio de desenhos, falas individuais e coletivas. Para finalizar construímos junto com os alunos um Painel com tema “diga não ao bullying”, que ficará exposto no educandário. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Dona Vidinha Pires 

Data: 08/03/2024 

Descrição do Evento: No dia 8 de março deste ano, a Escola Municipal Dona Vidinha Pires celebrou de maneira marcante o Dia da Mulher. As atividades começaram no turno matutino com uma comovente homenagem às mulheres. A música ao vivo e o lanche especial foram preparados com carinho pelos servidores do sexo masculino, direção e supervisão, tornando o momento ainda mais especial. Logo em seguida, ocorreu uma reflexão profunda sobre o papel da mulher na sociedade e as diversas formas de violência que enfrentam ao longo da vida apresentado pela diretora. A psicóloga e a assistente social trouxeram à tona questões cruciais, utilizando como ponto de partida o impactante filme "Vida Maria". Este curta-metragem foi uma escolha significativa, pois ilustra de forma intensa como os destinos trágicos das mulheres se repetem ao longo das gerações, muitas vezes sem espaço para mudanças ou críticas. A história de Maria José, uma menina do sertão cearense, nos levou por diferentes etapas da vida de uma mulher nordestina: desde a infância até a velhice, destacando o peso das responsabilidades familiares e as dificuldades enfrentadas em uma sociedade marcada por desigualdades. O filme não apenas nos mostrou a continuidade de um ciclo, mas também nos fez refletir sobre a necessidade de mudanças e da busca por um futuro mais igualitário para as mulheres. No turno vespertino, a reflexão continuou, conduzida pela psicóloga e pelo assistente social, acompanhada de músicas infantis, história e relatos sobre o tema da violência contra a mulher. Foi um momento de sensibilização e conscientização, onde se discutiram estratégias para combater esse grave problema que afeta tantas mulheres em nossa sociedade. No geral, as comemorações do Dia da Mulher na Escola Municipal Dona Vidinha Pires foram muito mais do que uma simples celebração. Foram um convite à reflexão, à solidariedade e à busca por um mundo onde todas as mulheres possam viver livres de violência e com igualdade de oportunidades. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Jason Caetano II 

Data: 08/03/2024 

Descrição do Evento: Nesta data aconteceu na Escola Jason Caetano II uma palestra sobre o tema ''Combate á Violência Contra Mulheres", com cerca de 312 alunos do 6º ao 9ºe 52 servidores. A mesma foi proferida por Camila Lima, Conselheira Tutelar da 1º Região de Montes Claros/MG. Graduada em Serviço Social pela UNIMONTES. Articuladora da REVICOM- Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres. Membro do Comitê da Escuta Especializada em Montes Claros/MG. Pesquisadora da área de violência contra crianças e adolescentes. A palestrante discorreu muito bem sobre o tema, houve bastante participação dos alunos na dinâmica; respondendo todas as questões abordadas. Finalizando com sorteios de brindes. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Sônia Quadros 

Data: 19/04/2024 

Descrição do Evento: No dia 19 de Abril de 2024, a assistente social Roselene Paula de Andrade Almeida fez uma apresentação sobre o tema bullying nas escolas. Relatou os tipos de bullying que existem nas escolas para as crianças. O bullying físico, moral,  psicológico, material, verbal, social, sexual e preconceituoso. Além disso, ela usou dois vídeos lúdicos para ajudar as crianças entenderem sobre o ato. Os alunos prestaram bastante atenção, após foram feitas perguntas e eles foram à frente e comentaram as suas respostas para os colegas. Segundo o site Brasil escola, o bullying é uma palavra com origem inglesa que significa agressão e intimidação cometidos contra uma pessoa que não é aceita por um grupo isso ocorrendo geralmente em escolas. Após assinaram um termo de compromisso em não cometer bullying, assinando com as digitais. Referências: Bullying. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/bullying.htm>. Acesso em: 19/04/2024. 

Unidade Escolar: CEMEI Dona Ruth Tupinambá 

Data: 11/04/2024 

Descrição do Evento: No dia 11/04 (quinta-feira) os servidores do CEMEI Dona Ruth Tupinambá participaram de uma Capacitação para Identificação, Prevenção e Enfrentamento ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, ministrada pela equipe do Instituto Social Corrente do Amor. Com os alunos em sala o tema também foi trabalhado de forma ampla e diversa pelos profissionais da escola. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Professora Hilda Carvalho Mendes 

Data: 12/04/2024 

Descrição do Evento: Combatendo o Bullying e a Violência na Escola. Público alvo: Turmas matutino e vespertino 1º ao 5º anos. Responsáveis pela execução: Psicóloga: Elizama Sant'Ana Assistentes sociais: Luana Torres e Ana Paula Soares Passos Oliveira. Data: 12/04/2024 a 16/04/2024. Objetivos: Promover e aumentar a conscientização sobre o Bullying e promover uma cultura de respeito e inclusão na escola primária, visando reduzir incidentes de Bullying e melhorar o bem-estar dos alunos. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Celestino Pereira Salgado 

Data: 25/04/2024 

Descrição do Evento: Em prevenção a violência e conflitos no ambiente escolar, a equipe técnica (assistente social e psicóloga), organizou um momento lúdico com os alunos da Escola Celestino Pereira Salgado. Foi apresentado um teatro sobre a história de uma criança que sofria violência, onde os alunos tiveram a oportunidade de compreenderem os prejuízos que a violência causa e a importância da empatia. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Celestino Pereira Salgado 

Data: 08/04/2024 

Descrição do Evento: Em comemoração ao dia nacional de combate ao Bullying e a violência na escola, 08 de abril, a equipe técnica (assistente social e psicóloga) organizaram uma palestra, que foi ministrada pelo Sargento Maciel para os alunos da Escola Celestino Pereira Salgado, onde foram compartilhadas experiências pessoais marcantes. O policial, que enfrentou o Bullying durante sua adolescência, sensibilizou os alunos ao relatar suas vivências e os impactos negativos dessa prática. Além disso, destacou a importância da prevenção, ressaltando a necessidade de empatia, respeito e apoio mútuo entre os colegas. A palestra proporcionou reflexões profundas e estimulou os estudantes a promoverem um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Mariana Santos 

Data: 29/04/2024 

Descrição do Evento: História infantil-bichinhos unidos contra o Bullying e música sobre as diferenças! O Bullying, também chamado de intimidação sistemática é “todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima".