Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas - 2024

Unidade Escolar: Escola Municipal Laudelina Fonseca 

Data: 22/04/2024 

Descrição do Evento: Ação de Prevenção ao uso de álcool e drogas. Palestra importante organizada pela equipe pedagógica da Escola Municipal Laudelina Fonseca ministrada pelo Sargento Maia da patrulha Escolar 145° cia do 10° batalhão da (PMMG) com objetivo informar e discutir os fatores de risco associados ao uso nocivo de álcool e outras drogas e a promoção de hábitos saudáveis, evitando assim, a prevenção para o mundo das drogas ilícitas. 

Unidade Escolar: CCVEC - Escola de Tempo Integral Professor Luiz Flávio Pereira 

Data: 25/04/2024 

Descrição do Evento: Atendendo um pedido especial do PROERD, e Sargento Maia, estivemos na Câmara Municipal de Montes Claros, no dia 25 de abril comemorando os 20 anos do programa. Somos a única escola infantil com participação ativa no PROERD, as crianças adoram, são muito participativas e influenciadas de forma positiva. É possível ver no dia a dia, o tamanho do empenho e dedicação do Sargento Maia com nossos alunos. Para esse evento em especial, os meninos tiveram alguns ensaios. E durante todos os momentos, a demonstração de afeto com o instrutor e alegria para com o projeto era perceptível nas crianças. Atendemos muitas crianças em estado de vulnerabilidade, o que torna, ainda mais necessário este tipo de projeto na nossa escola. Dentro da conjuntura cultural e social ao qual se encontra as crianças, a necessidade e relevância do PROERD é de urgência civil. Com toda certeza, a escola é uma porta aberta para as crianças vivenciarem experiências que ficam restritas somente ao ambiente escolar. Oportunidades fora da realidade ao qual eles pertencem, tornando assim, essas vivências, oportunidades geradoras de mudanças. Durante o evento, as crianças entraram com a polícia militar, vestidas com a blusa do PROERD, cantando o hino nacional. Após, estarem posicionadas a frente, elas fizeram o grito de guerra do projeto, e foram muito aplaudidas. Esse tipo de evento, além de trabalhar mentalidade e bons exemplos, é um resgate de auto estima importante para a realidade das nossas crianças. A equipe CCVEC, fica orgulhosa das nossas crianças e com uma gratidão enorme ao programa PROERD e o Sargento Maia. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Professora Eunice Carneiro 

Data: 28/03/2024   

Descrição do Evento: O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - Proerd - consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família. Tem por objetivo de capacitar jovens estudantes de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência. Secundariamente se propõe: a) Trabalhar sobre as causas do uso de drogas lícitas e ilícitas estabelecendo sobre os riscos decorrentes da dependência química e orientando as crianças, adolescentes, assim como seus pais ou responsáveis, acerca da busca de soluções e medidas eficazes quanto à resistência às drogas; b) Fortalecer a auto-estima das crianças e adolescentes a valorizarem a vida, mostrando opções saudáveis de comportamento, longe das drogas e da violência; c) Sensibilizar as crianças e adolescentes para valores morais e éticos, possibilitando a visualização, bem como proporcionar a construção de uma sociedade mais justa, sadia e feliz; d) Disponibilizar aos pais e/ou responsáveis ferramentas para que, quando questionados sobre os efeitos negativos das drogas, possam atender às expectativas, bem como mostrar a importância do fortalecimento da estrutura familiar; e) Prevenir a criminalidade relacionada direta ou indiretamente ao uso de drogas; f) Disponibilizar aos Policiais Militares técnicas pedagógicas adequadas para aplicação do programa para crianças, adolescentes e para pais e/ou responsáveis; g) Ensinar e aprofundar os conhecimentos dos Policiais Militares quanto às drogas lícitas e ilícitas, questões legais sobre o tema e como proceder quando da constatação de alguma forma delituosa dentro e nos arredores do ambiente escolar; h) Aproximar a Polícia Militar da comunidade escolar, e por consequência da comunidade em geral. Proporcionando um clima de parceria e confiança, gerando informações tornando possível um melhor atendimento aos anseios sociais, bem como mostrar a importância do papel social da corporação. i) Desenvolver o programa, da Polícia Militar, de prevenção primária ao uso das drogas, alertando sobre os malefícios causados à saúde física e mental do usuário das referidas substâncias.