Promoção da Cultura de Paz e Direitos Humanos - 2024

Unidade Escolar: Escola Municipal Doutor Mário Tourinho 

Data: 07/03/2024 

Descrição do Evento: As atividades despertaram quanto à temática de Gênero, bem como, para a prevenção do Combate à Violência contra a Mulher, junto aos alunos, conforme planejamento de ações da Educação Inclusiva – agenda pedagógica. Os alunos compreenderam para o preconceito estrutural no que se refere ao Gênero tais como: diferenças de salários entre homens e mulheres; que os meninos podem chorar; que as meninas podem jogar futebol; que os meninos podem ajudar nas tarefas domésticas; que as meninas podem ser boas em games. Foram alcançadas pela ação todos os alunos matriculados na escola e na comunidade escolar. 

Unidade Escolar: CEMEI Professor Hamilton Lopes 

Data: 06/03/2024 

Descrição do Evento: Na semana do dia 04 ao dia 08 de Março foi realizada a Semana da Mulher e a Semana de Combate a Violência contra a Mulher, juntamente com as famílias e os servidores da escola CEMEI Professor Hamilton Lopes. Foi realizada uma Blitz de conscientização, cujo tema foi Sinal Vermelho para a violência contra as mulheres, com a entrega de panfletos sobre os tipos de violência contra a mulher e canais de ajuda, entregues para toda a comunidade escolar. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Nair Fonseca Brandão 

Data: 08/03/2024 

Descrição do Evento: Tipo de ação de comunicação e sensibilização: Roda de conversa, apresentação de slide e vídeos. Objetivo da ação de comunicação e sensibilização: A ação objetivou sensibilizar e conscientizar sobre igualdade de gênero e violência, visando a construção de relações saudáveis e respeitosas entre meninos e meninas, com o intuito de resinificar padrões desde a primeira infância em busca de prevenção e enfrentamento e todas as formas de violências contra mulheres. Título de ação de comunicação e sensibilização: Semana de combate à violência contra a mulher. Resultados alcançados e lições aprendidas: Os alunos foram participativos durante as ações, contribuindo com os seus conhecimentos sobre o tema abordado, expondo suas ideias mediante falas, exemplos e ações para combater a violência. Conseguiram compreender com facilidade o tema e os vídeos abordados, compartilhando com os pais as lições aprendidas na escola. Outro ponto relevante apontados pelos alunos foi a importância do respeito e da igualdade no ambiente escolar. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Bolivar de Andrade 

Data: 06/03/2024 

Descrição do Evento: A Escola Municipal Bolivar de Andrade realizou no período de 06 a 10/03/2024 roda de conversa com os alunos do 1º ao 5º ano (matutino e vespertino), professores e demais servidores sobre a Semana da Violência contra a Mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher. O objetivo é trazer visibilidade a temática, impulsionar a reflexão crítica entre estudantes, profissionais da educação e comunidade escolar sobre a prevenção e o combate à violência contra a mulher, promover a igualdade entre homens e mulheres, de modo a prevenir e a coibir a violência, abordar os mecanismos de assistência à mulher, instrumentos protetivos e os meios para o registro de denúncias por meio da Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, o Ligue 180. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Afonso Salgado 

Data: 07/03/2024 

Descrição do Evento: Iniciando as atividades referentes às ações do Programa Saúde na Escola em 2024, e com o intuito de inserir as iniciativas relativas a ele desde o começo do ano letivo, foi realizado um evento no dia 07/03/2024, orientado pelo tema “Promoção da cultura da paz e direitos humanos”. Consoante a Política Nacional de Promoção da Saúde, existem dois níveis da construção de Cultura de paz – o micro e o macro. O primeiro concerne ao indivíduo, bem como seus valores e atitudes, assim como as relações familiares, comunitárias, profissionais e sociais. Nesse sentido, qualquer ação, mesmo aquelas que em um primeiro momento pareçam simplórias, se configura como uma contribuição que precisa ser valorizada. Já as ações no nível macro são direcionadas a repensar os processos sociais, estabelecer estratégias de mudança coletiva, instituir políticas públicas, estruturas institucionais e programas educativos e sociais compatíveis com os valores da paz. Pensando nisso, naquilo que tange às ações que podemos desenvolver, foi proferida uma palestra voltada para os valores a serem cultivados cotidianamente no ambiente escolar. A priori, a diretora do educandário deu as boas-vindas aos discentes, acolhendo-os, mais uma vez, neste ano letivo que se inicia. Posteriormente, o palestrante convidado discursou, em um primeiro momento, por meio de um ambiente descontraído e com a participação dos estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais, sobre os direitos e deveres exercidos no ambiente escolar. Na oportunidade, falou ainda a respeito dos valores necessários para que se possa estabelecer a paz dentro do educandário. A conversa se mostrou demasiadamente produtiva, sobretudo no contexto de início do ano letivo, posto que os discentes puderam expressar suas perspectivas quanto ao que consideram como sendo valores e quais são os mais importantes no âmbito escolar. Ao mesmo tempo, puderam também expandir os conceitos sobre o tema a partir das necessárias colocações do palestrante, que frisou a importância de atitudes cotidianas como colocar-se no lugar do outro; Promover o diálogo e a amizade; Valorizar o que cada colega tem de positivo; Gerir os problemas com atitudes de respeito e gentileza; Não responder a violência com violência; Ajudar ao próximo; Exercitar o perdão; Dentre outras, para manter um ambiente educacional saudável, produtivo e harmonioso. 

Unidade Escolar: Escola de Educação Especial Vovó Clarice 

Data: 21/03/2024 

Descrição do Evento: Em comemoração ao Dia Mundial da Síndrome de Down, no dia 21 de março, a Fundação Clarice Albuquerque realizou com seus alunos e professores uma passeata nas ruas próximas à escola, como forma de divulgação e conscientização desta data tão importante, frente às dificuldades enfrentadas por pessoas com a síndrome de Down, visando conscientizar sobre a luta pela igualdade, independente de fatores genéticos. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Crisantino Borém 

Data: 27/02/2024 

Descrição do Evento: A ação foi realizada com sete turmas ( 3º á 5º ano Vespertino) da Escola Municipal Doutor Crisantino Borém, a atividade consiste em apresentar o desenho de um boneco chamado Charlie e pedir aos alunos que escrevam comentários que podem ferir os sentimentos do suposto colega. A cada comentário negativo lido, amassa-se o “Charlie”, fazendo as turmas refletirem sobre como aquelas atitudes deixam o colega triste. Em seguida, pergunta aos alunos o que eles podem falar para que Charlie se sinta aceito e bem-vindo. Diversas frases motivadoras e carinhosas podem surgir! O objetivo é mostrar a importância do respeito mútuo e como a empatia (ou a falta dela) pode interferir na vida de uma pessoa. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Mestra Fininha 

Data: 08/03/2024 

Descrição do Evento: 8 de março - Dia Internacional da Mulher Para falar do Dia internacional da Mulher, a Escola Municipal Mestra Fininha desenvolveu atividades para homenagear e refletir sobre a "Mulher". Foi uma iniciativa para promover a conscientização e a reflexão sobre a igualdade de gênero e a luta contra a violência direcionada às mulheres. Durante o evento, diversas atividades foram realizadas, incluindo palestras educativas e motivacionais ministradas por psicólogo e assistente social, abordando o papel da mulher na sociedade e a importância do respeito mútuo. Também foram promovidas rodas de discussão para compartilhar experiências e estratégias para combater a violência contra a mulher. E ainda foram distribuídos materiais informativos de conscientização sobre os direitos das mulheres. O projeto foi muito significativo na comunidade escolar, resultando em estímulo à reflexão crítica e ao diálogo construtivo para um ambiente de respeito e empatia. O projeto envolveu professores, alunos, funcionários da escola e profissionais do Psicossocial. Através dessa iniciativa, a escola não apenas cumpre um importante papel na formação cidadã de seus alunos, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Ao investir em ações que visam combater a violência contra a mulher, a escola promove valores fundamentais de respeito, solidariedade e empatia, essenciais para a construção de relações saudáveis e para a transformação social. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Afonso Salgado 

Data: 21/03/2024 

Descrição do Evento: Em referência ao dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado anualmente no dia 21 de março, foram desenvolvidas ações nos turnos matutino e vespertino em nosso educandário. A princípio, foi realizada uma palestra direcionada aos discentes dos Anos Finais, ministrada pelo docente de Educação Física do educandário, o professor Doutor José Rodolfo de Oliveira, que é formado em educação física pela UFMG, especialista Lato Sensu em Yôga Uni pela FMU-SP, em Yôga Kaivalyadhama pelo Yoga Institute e em Fisiologia do Exercício pelo Gama Filho-RJ. Além dessas formações, o senhor Rodolfo ainda é especialista Strictu Sensu pelo Mestrado em Fisiologia da Escola Paulista de Medicine e possui doutorado em Neurociência pela UnB-Brasília. O referido docente abordou a temática referente à importância da inclusão de pessoas com síndrome de Down, sobretudo no âmbito escolar. Nesse horizonte, frisou que embora a sua fala esteja sendo feita no dia internacional, ela é válida para todos os dias, posto que a luta pelos direitos e inclusão deve ser cotidiana. Na oportunidade, ele esclareceu ainda que a síndrome de Down não se configura como uma doença, mas sim uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais ligado ao par de número 21 (na maioria das vezes, o corpo humano possui 23 pares cromossômicos). O professor palestrante ressaltou ainda que a participação plena dessa população no âmbito escolar, profissional e social amplia suas perspectivas de desenvolvimento e, ademais, evidencia para a sociedade a exigência quanto ao respeito às diferenças e à diversidade, independentemente de quais sejam. Esses mesmos princípios foram trabalhados com os alunos dos Anos Iniciais, a partir de metodologias compatíveis às suas faixas etárias, como contação de história e apresentações musicais. As atividades se mostraram proveitosas e eficazes para a ratificação dos princípios de respeito e inclusão trabalhados cotidianamente em nossa escola, que corroboram com o tema: Promoção da Cultura da Paz e Direitos Humanos, preconizado no Programa Saúde na Escola. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Alexandre Martins Durães 

Data: 11/03/2024 

Descrição do Evento: “8 de Março Dia Internacional da Mulher.” Trabalhar o autocuidado, valorização e prioridade de cada mulher, mães e/ou responsáveis dos alunos da escola. Foi trabalhado em sala de aula por cada professor (a) o tema, com os alunos do ensino infantil, anos iniciais e de 6º aos 9º anos. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Doutor Alfredo Coutinho 

Data: 08/03/2024 

Descrição do Evento: Nos dias 07/03/24 e 08/03/2024 foi realizado uma roda de conversa com as servidores da escola com o objetivo da valorização "Mulher, uma flor especial" e uma conscientização das violências contra a mulher. Foi realizado também em parceria com a polícia militar uma conscientização com os alunos da escola sobre os tipos de violência e a valorização da mulher na sociedade. No final da aula foi entregue panfletos com informações sobre os tipos de violências e os telefones dos locais de atendimentos especializados. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Doutor Alfredo Coutinho 

Data: 02/04/2024 

Descrição do Evento: No dia 02 de Abril de 2024, a equipe multidisciplinar realizou uma conscientização para as crianças sobre as principais dificuldades na comunicação, interação social e no comportamento das crianças diagnosticadas com Autismo. Através das imagens de comportamentos atípicos, as crianças compreenderam sobre a inclusão e sua importância em ajudar o colega. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Professora Simone Soares 

Data: 02/04/2024 

Descrição do Evento: Ação realizada pela equipe multidisciplinar para a conscientização sobre o Autismo. Foi explicado as crianças sobre a importância do dia 02 de Abril, sobre o que é ser autista; sobre as características únicas do espectro; Sobre diversidade, preconceito e respeito as diferenças. Os alunos assistiram o vídeo: Meu amigo autista. Foi um momento de muita conscientização e aprendizado. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Professora Simone Soares 

Data: 20/03/2024 

Descrição do Evento: Ação realizada pela equipe multidisciplinar para a conscientização sobre: A violência contra a mulher. Foi explicado as crianças sobre a importância deste tema. Sobre a importância desta data; O que é a Lei Maria da Penha; Sobre respeito e cuidados às mulheres; Foi falado aos meninos sobre o respeito às meninas na escola; Sobre como identificar uma violência contra a mulher; Foi apresentado neste momento os números importantes para que todos possam fazer uma denúncia, caso sofram ou vejam alguém sofrendo com este tipo de violência. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Bolivar de Andrade 

Data: 09/04/2024 

Descrição do Evento: A Escola Municipal Bolivar de Andrade realizou no período do dia 09 a 11/04/2024 a 1ª Roda de Conversa com os alunos do 1º ao 5º ano (matutino e vespertino) a temática sobre a Conscientização do Autismo e os impactos do Bullying. O objetivo é trazer visibilidade a temática e a conscientização sobre o Autismo e os impactos do Bullying na comunidade escolar. É essencial para garantir um ambiente inclusivo, acolhedor e também ajudar a combater os estereótipos e preconceitos sobre as pessoas autistas. Ao promover a conscientização sobre o Autismo, é possível quebrar esses estereótipos e promover uma maior compreensão e empatia. A roda de conversa foi realizada por Carlos Roberto de Moraes (psicólogo) e, Iva das Virgens Figueiredo (Assistente Social). 

Unidade Escolar: Escola Municipal Laudelina Fonseca 

Data: 08/04/2024 

Descrição do Evento: Ação de conscientização pelo Combate ao bullying e à Violência na Escola focada nos jovens e adolescentes. Trabalho organizado pela direção, supervisão e equipe técnica psicossocial. Estivemos em visita nas salas de aulas frequentemente chamando atenção para o comportamento e trabalhando com o diálogo e conscientização do combate ao bullying. Aconteceu uma palestra ministrada pelo professor Geremias do grupo Meritus, o qual contribuiu em mobilizar e sensibilizar os estudantes sobre o bullying e á violência no ambiente escolar assim como, o respeito às diferenças e o enfrentamento ao preconceito, á discriminação e a gestão de convivência. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Irmã Beata 

Data: 11/04/2024 

Descrição do Evento: Sobre a ótica, "Bullying não é brincadeira", desvelando a paz nas escolas, nesta semana os alunos deste educandário foram comtemplados com palestras, roda de bate papo, circulo de vídeos, e atividades sobre o assunto. Onde puderam compartilhar, falar de experiências negativas, negligências. Houve um resultado muito positivo e, percebemos que surtiu efeito positivo. 

Unidade Escolar: CEMEI Dona Ruth Tupinambá 

Data: 15/04/2024 

Descrição do Evento: Na semana dos dias 15 à 19/04/2024 estamos trabalhando com nossas crianças roda de conversa e contação de história com o tema: Combate ao Bullying e a Violência na Escola. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Jason Caetano II 

Data: 21/03/2024 

Descrição do Evento: Em comemoração ao Dia da Síndrome de Down, a Escola Municipal Jason Caetano II realizou uma roda de conversa sobre o tema, celebrando a vida das pessoas com a síndrome e buscando garantir que elas tenham as mesmas oportunidades, liberdade, inclusão no ambiente escolar e na sociedade. O evento foi promovido pela equipe interdisciplinar, composta pela sala de recursos, assistente social, psicóloga e equipe pedagógica. Além disso, contou com a participação da família da aluna Mariana Brandão, com a presença de seus pais: Geraldo Gonçalves e Rosa Aparecida Brandão. Eles trouxeram um relato de experiência vivenciada pela aluna no ambiente familiar e escolar, proporcionando a todas as pessoas presentes uma comoção emocional ao abordar os enfrentamentos e desafios que a aluna enfrentou ao longo de sua vida até os dias atuais. É importante ressaltar que este momento gerou uma profunda reflexão sobre empatia, solidariedade e respeito às diferenças. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Zizinha Ribeiro 

Data: 09/04/2024 

Descrição do Evento: Em virtude do Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, dia 07 de Abril, foram realizadas pela equipe pedagógica e psicossocial desta unidade de ensino no período de 09 a 12 de Abril de 2024 ações com o objetivo prevenir e combater a prática de Bullying nas escolas; esclarecer aspectos legais e éticos que envolvem o Bullying; desenvolver através das atividades educacionais e informativas a conscientização de suas causas e consequências. Foram realizadas rodas de conversa, vídeos sobre o tema e intervenção lúdica através de dinâmica de grupo. Público Alvo: 1º ao 9º do Ensino Fundamental e EJA. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Zizinha Ribeiro 

Data: 21/03/2024 

Descrição do Evento: Em comemoração ao Dia Mundial de Síndrome de Down, foi realizado no dia 21 de Março de 2024, pela equipe pedagógica e a professora da Sala de Recursos, vídeo educativo com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os alunos sobre a importância da inclusão das crianças com Síndrome de Down. Público alvo: Alunos do 1º ao 5º ano. Turno: Vespertino. 

Unidade Escolar: CEMEI Professora Maria da Assumpção Oliveira - Dona Mocinha (pem São Pedro da Garça) 

Data: 04/04/2024 

Descrição do Evento: No dia 04 de abril de 2024, foi realizado pela equipe técnica atividades sobre o tema bullying e ciberbullying com os alunos do educandário, com o objetivo de estimular a empatia, respeito às diferenças, esclarecer aos alunos o que é bullying e ciberbullying e as consequências na vida dos outros. A equipe técnica apresentou imagens de situações de desrespeito ao próximo, os alunos com as plaquinhas de like e dislike indicaram o que pode e não pode fazer com os colegas e/ou amigos. Para finalizar construímos juntos com os alunos um painel com o tema “Diga não ao bullying”, que ficará exposto no educandário. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Celme Borém 

Data: 03/04/2024 

Descrição do Evento: No dia 03 de abril de 2024, a equipe técnica, Janice Queiroz (psicóloga) e Jocimara Lopes (assistente social) realizaram com os alunos do educandário, atividades sobre o tema bullying e ciberbullying, com o objetivo de estimular a empatia, respeito às diferenças, esclarecer aos alunos o que é bullying e ciberbullying e as consequências na vida dos outros. Além de proporcionar o contato maior do aluno com o assunto, bem como incentivá-los a terem atitudes corretas e não violentas no trato e contato com o outro, fazendo-os ver que o Bullying, ocorre muitas vezes de forma tão sutil, que quase passa despercebido. Para explicar o conceito foi citado todas as palavras que representam esse comportamento e suas consequências na convivência e respeito ao outro. A equipe técnica utilizou dedoches para contar história de Bullying. Construímos junto com os alunos um painel com tema “Diga não ao bullying”, que ficará exposto no educandário. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Elvira Alves Durães 

Data: 12/04/2024 

Descrição do Evento: No dia 12 de abril de 2024, foi realizado pela equipe técnica atividades sobre o tema bullying e ciberbullying com os alunos do educandário, com o objetivo de estimular a empatia, respeito às diferenças, esclarecer aos alunos o que é bullying e ciberbullying e as consequências na vida dos outros. Foi desenvolvida a dinâmica do papel amassado para mostrar os alunos as consequências que o bullying pode causar, bem como incentivá-los a terem atitudes corretas e não violentas no trato e contato com o outro. A equipe técnica apresentou imagens de situações de desrespeito ao próximo. Para finalizar construímos junto com os alunos um painel com tema “Diga não ao bullying”, que ficará exposto no educandário. Unir forças no combate e prevenção ao bullying junto a comunidade escolar, faz toda a diferença na hora de resolver o problema. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Zizinha Ribeiro 

Data: 19/04/2024 

Descrição do Evento: Em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, foi realizado no dia 19 de Abril de 2024, palestra com a equipe psicossocial desta unidade de ensino com o objetivo de sensibilizar e conscientizar sobre a importância da inclusão das pessoas com TEA (Síndrome do Espectro Autista). Público Alvo: Alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental. Turno: Matutino. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Joaquim Rodrigues da Rocha 

Data: 09/04/2024 

Descrição do Evento: No dia 09 de abril de 2024, a equipe técnica realizou atividades com tema "Bullying e ciberbullying", com os alunos do educandário para esclarecer aos alunos o que é bullying e ciberbullying e as consequências na vida dos outros. Foi desenvolvida a dinâmica do papel amassado para mostrar os alunos as consequências que o bullying pode causar, bem como incentivá-los a terem atitudes corretas e não violentas no trato e contato com o outro. Realizamos uma roda de conversa sobre a convivência na escola, seguida de levantamento de situações de desafetos, agressões, violências que tenham ocorridas no cotidiano escolar (“Essas atitudes são comuns em nossa escola?” “Alguém já presenciou alguma cena como essa, seja na sala de aula, no pátio, ou no recreio?” “Como isso aconteceu?”). Para explicar o conceito citamos todas as palavras que representam esse comportamento e suas consequências na convivência e respeito ao outro, apresentamos imagens de situações de desrespeito ao próximo. Para finalizar construímos junto com os alunos um painel como tema “Diga não ao bullying”, que ficará exposto no educandário. Unir forças no combate e prevenção ao bullying junto a comunidade escolar, faz toda a diferença na hora de resolver o problema. 

Unidade Escolar: Escola Municipal José Alves Malheiro 

Data: 10/04/2024 

Descrição do Evento: No dia 10 de abril de 2024, a equipe técnica realizou atividades com tema "Bullying e ciberbullying", com os alunos do educandário para esclarecer aos alunos o que é bullying e ciberbullying e as consequências na vida dos outros. Foi desenvolvida a dinâmica do papel amassado para mostrar os alunos as consequências que o bullying pode causar, bem como incentivá-los a terem atitudes corretas e não violentas no trato e contato com o outro. Realizamos uma roda de conversa sobre a convivência na escola, foi entregue para as crianças imagens com ações e situações mostrando o que devemos e o que não devemos fazer com colegas e amigos. Para explicar o conceito citamos todas as palavras que representam esse comportamento e suas consequências na convivência e respeito ao outro, apresentamos imagens de situações de desrespeito ao próximo. Para finalizar construímos junto com os alunos um painel como tema “Diga não ao bullying”, que ficará exposto no educandário. Unir forças no combate e prevenção ao bullying junto a comunidade escolar, faz toda a diferença na hora de resolver o problema. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Lourenço Sampaio 

Data: 08/04/2024 

Descrição do Evento: No dia 08 de abril de 2024, a equipe técnica realizou atividades com tema "Bullying e ciberbullying", com os alunos do educandário para esclarecer aos alunos o que é bullying e ciberbullying e as consequências na vida dos outros. Foi desenvolvida a dinâmica do papel amassado para mostrar os alunos as consequências que o bullying pode causar, bem como incentivá-los a terem atitudes corretas e não violentas no trato e contato com o outro. Realizamos uma roda de conversa sobre a convivência na escola, seguida de levantamento de situações de desafetos, agressões, violências que tenham ocorridas no cotidiano escolar (“Essas atitudes são comuns em nossa escola?” “Alguém já presenciou alguma cena como essa, seja na sala de aula, no pátio, ou no recreio?” “Como isso aconteceu?”). Para explicar o conceito citamos todas as palavras que representam esse comportamento e suas consequências na convivência e respeito ao outro, apresentamos imagens de situações de desrespeito ao próximo. Houve, também, demonstração do processo de sensibilização dos sentimentos por meio de desenhos, falas individuais e coletivas. Para finalizar construímos junto com os alunos um painel como tema “Diga não ao bullying”, que ficará exposto no educandário. 

Unidade Escolar: Pré-Escolar Municipal Aparecida do Mundo Novo 

Data: 15/04/2024 

Descrição do Evento: No dia 15 de abril de 2024, foi realizado pela equipe técnica atividades sobre o tema bullying e ciberbullying com os alunos do educandário, com o objetivo de estimular a empatia, respeito às diferenças, esclarecer aos alunos o que é bullying e ciberbullying e as consequências na vida dos outros. A equipe técnica apresentou imagens de situações de desrespeito ao próximo, os alunos com as plaquinhas de like e dislike indicaram o que pode e não pode fazer com os colegas e/ou amigos. Para finalizar construímos junto com os alunos um painel com tema “Diga não ao bullying”, que ficará exposto no educandário. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Benedito Maciel 

Data: 16/04/2024 

Descrição do Evento: No dia 16 de abril de 2024, a equipe técnica realizou atividades com tema:"Bullying e Ciberbullying", com os alunos do educandário para esclarecer aos alunos o que é bullying e ciberbullying e as consequências na vida dos outros. Foi desenvolvida a dinâmica do papel amassado para mostrar os alunos as consequências que o bullying pode causar, bem como incentivá-los a terem atitudes corretas e não violentas no trato e contato com o outro. Realizamos uma roda de conversa sobre a convivência na escola, seguida de levantamento de situações de desafetos, agressões, violências que tenham ocorridas no cotidiano escolar (“Essas atitudes são comuns em nossa escola?” “Alguém já presenciou alguma cena como essa, seja na sala de aula, no pátio, ou no recreio?” “Como isso aconteceu?”). Para explicar o conceito citamos todas as palavras que representam esse comportamento e suas consequências na convivência e respeito ao outro, apresentamos imagens de situações de desrespeito ao próximo. Unir forças no combate e prevenção ao bullying junto a comunidade escolar, faz toda a diferença na hora de resolver o problema. Para finalizar construímos junto com os alunos um painel como tema “Diga não ao bullying”, que ficará exposto no educandário. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Professor Hamilton Lopes 

Data: 15/04/2024 

Descrição do Evento: Nos dias 15 à 17 de abril a psicóloga do CEMEI, e a Assistente Social, Catherine e Juliana, realizaram atividades diversas nas salas de aula, falando sobre o bullying, de forma lúdica com as crianças. Contaram com a ajuda das professoras regentes na realização desta atividade. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Celme Borém 

Data: 02/04/2024 

Descrição do Evento: Ação realizada pela equipe técnica para a conscientização sobre o Autismo, onde apresentaram aos alunos a importância desta data, onde foi afixado um painel junto com os alunos em comemoração a essa data tão relevante. Foi ressaltada a importância do respeito, da empatia para com seus colegas com TEA. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Celestino Pereira Salgado 

Data: 21/03/2024 

Descrição do Evento: Em 21 de março é comemorado o dia internacional da Síndrome de Down. No dia anterior uma mãe atípica esteve em reunião com os pais, falou sobre a síndrome e o trabalho realizado pelo grupo "Amor Down". Na data destinada a comemoração, a equipe técnica (psicóloga e assistente social) em parceria com a sala de recursos realizou ações na escola para conscientizar os alunos sobre os direitos, acolhimento, inclusão das pessoas com a síndrome. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Mariana Santos 

Data: 19/04/2024 

Descrição do Evento: A Escola Municipal Mariana Santos comemora o dia dos povos Indígenas. É uma data muito importante na história do nosso povo, a origem de uma cultura que destaca cada canto do Brasil e que realça a diversidade do nosso país. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Doutor Mário Tourinho 

Data: 18/04/2024 

Descrição do Evento: Foi desenvolvido na semana de 15 a 19/04 pela equipe psicossocial da escola, com os alunos do 1º ao 5º ano do turno matutino e vespertino, atividades e palestras de conscientização de prevenção do Bullying na escola. No dia 18/04 foi realizado o evento de culminância com exposição dos trabalhos realizados e apresentações de teatros de fantoches. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Santa Clara

Data: 24/04/2024 

Descrição do Evento: Ação realizada pela equipe técnica para a conscientização sobre o Autismo, onde apresentaram aos alunos do 1º e 2º período da professora Vera a importância desta data. Foi afixado um painel junto com os alunos em comemoração a essa data tão relevante; ressaltada a importância do respeito, da empatia para com seus colegas com TEA. A conscientização vai além da simples compreensão sobre o TEA. Envolve criar uma cultura inclusiva que valoriza e celebra a diversidade. Ao educar os alunos sobre o Autismo desde cedo, é possível cultivar o respeito às diferenças e desenvolver a empatia entre os colegas de classe. 

Unidade Escolar: CEMEI São Judas 

Data: 23/04/2024 

Descrição do Evento: Hoje realizamos no CEMEI São Judas uma rodinha para conversarmos com as crianças sobre o Bullying de forma lúdica através de contos e histórias. Falamos sobre as diversidades, a capacidade de reconhecer, aceitar e valorizar as diferenças entre as pessoas. O Bullying pode estar presente em todos os lugares pode ser na escola e até mesmo dentro de casa. Para combater efetivamente o Bullying é essencial estabelecer um ambiente que valorize o respeito, o diálogo e a diversidade. 

Unidade Escolar: CEMEI Casinha Feliz 

Data: 30/04/2024 

Descrição do Evento: Em comemoração ao mês da conscientização do Autismo, foi realizado roda de conversa com alunos abordando de forma lúdica o tema: Inclusão ao Autismo, com o objetivo de conscientizar as crianças sobre o respeito as diferenças e entender a melhor forma de conviver, favorecendo a inclusão. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Celestino Pereira Salgado 

Data: 03/04/2024 

Descrição do Evento: Dia 02 de abril é comemorado o dia da conscientização do Autismo, sendo assim, a equipe técnica (assistente social e psicóloga) em parceria com a sala de recursos, organizaram uma palestra, em que o palestrante faz parte do grupo do espectro Autista. Ele falou sobre suas experiências, sobre os direitos garantidos, inclusão, empatia, respeito. No decorrer do mês o tema foi trabalhado com os alunos. Houve uma roda de conversa com os pais, equipe técnica, auxiliar de docência e sala de recursos. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Joaquim José de Azevedo 

Data: 23/04/2024 

Descrição do Evento: Nos dias 23, 25 e 26 de abril de 2024 tivemos a ação: "Fora Bullying, sai pra lá! ", que teve como objetivo esclarecer, informar e sensibilizar os discentes acerca do tema. Com dinâmicas, apresentação de slides, vídeo ilustrativo, além da apresentação do filme "extraordinário" os alunos foram conscientizados sobre as manifestações do bullying, a nova lei que foi aprovada, bem como compartilharam situações vivenciadas onde sofreram ou cometeram bullying. A ação foi conduzida por nossa assistente social Maria Magna Basílio de Oliveira e psicóloga Tatyelen Matos Veloso. Teve a participação de todos os alunos dos anos iniciais da nossa escola. 

Unidade Escolar: CEMEI Monteiro Lobato 

Data: 25/04/2024 

Descrição do Evento: Foi realizada uma atividade educativa utilizando o vídeo da história "O Menino Valentão", escolhido de acordo com a faixa etária, seguido da apresentação de imagens impressas de comportamentos positivos e negativos relacionados ao bullying. Durante a exibição do vídeo e das imagens, foram feitas observações e explicações adequadas ao entendimento dos alunos, proporcionando uma compreensão mais profunda do tema. A ação foi conduzida em grupos para melhor compreensão e teve uma conversa guiada pela psicóloga e equipe pedagógica. 

Unidade Escolar: Escola Municipal João Valle Maurício 

Data: 10/04/2024 

Descrição do Evento: Projeto: "Bullying: Prevenção e Combate na Escola" Eventos: palestra ministrada por agente da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, fala da Direção para toda a escola, fala da equipe do psicossocial em cada sala de aula e disponibilização permanente de "Caixa Antibullying" no pátio da escola para que os alunos depositem sugestões, queixas, desabafos e ocorrências de Bullying por meio de "bilhetes" para as intervenções necessárias. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Egídio Cordeiro Aquino 

Data: 25/04/2024 

Descrição do Evento: Palestra educativa sobre Combate ao Bullying e Cyberbullying, promovida pela equipe multiprofissional da Escola Municipal Egídio Cordeiro Aquino e a Patrulha Escolar - PMMG, ministrada pelo Sargento Junior Maia em parceria com a Assistente Social Shaila de Jesus Ferreira e Psicóloga Suelen Teixeira do Carmo. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Egídio Cordeiro Aquino 

Data: 25/04/2024 

Descrição do Evento: Palestra educativa sobre Combate ao Bullying e Cyberbullying, promovida pela equipe multiprofissional da Escola Municipal Egídio Cordeiro Aquino e a Patrulha Escolar - PMMG, ministrada pelo Sargento Junior Maia em parceria com a Assistente Social Shaila de Jesus Ferreira e Psicóloga Suelen Teixeira do Carmo. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Egídio Cordeiro Aquino 

Data: 15/04/2024 

Descrição do Evento: Palestra educativa promovida pela equipe multiprofissional: Assistente Social, Psicóloga e professora AEE (Atendimento Educacional Especializado) sobre "Mês de Conscientização do Autismo", para os alunos e servidores da Escola Municipal Egídio Cordeiro Aquino. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Egídio Cordeiro Aquino 

Data: 27/04/2024 

Descrição do Evento: Roda de Conversa com os pais dos alunos atípicos e momento de interação com os alunos acompanhados pelas auxiliares de docência, atividade ministrada pela equipe multiprofissional: Assistente social, psicóloga, diretora e professora AEE (Atendimento Educacional Especializado). Orientação aos pais sobre os serviços prestados pelas escolas municipais aos alunos com laudos diversos, parceria Família/Escola.