Prevenção das Violências e dos Acidentes - 2023

Unidade Escolar: CEMEI Major Prates 

Data: 18/05/2023 

Descrição do Evento: A escola tem o papel importante no tema “Enfrentamento do Abuso Sexual Infantil”. Considerando que o atendimento às vítimas de violência sexual constitui-se em um desafio aos diversos profissionais que podem estar envolvidos na situação, este projeto tem como objetivo verificar qual a contribuição da escola na identificação, na denúncia, nos encaminhamentos e, principalmente, na prevenção destes casos. No dia 18 de Maio de 2023, a equipe pedagógica, junto com a psicóloga e o assistente social do CEMEI organizaram várias atividades para representar e passar informações do mês de maio laranja para as crianças, balões, fotos, brincadeiras, layout e chapéus. E, os servidores usaram a roupa laranja para demonstrar o apoio neste dia. Coloram cartazes nos portões da escola, para informar as demais pessoas que passam nas ruas assim como os pais. 

Unidade Escolar: CEMEI Major Prates 

Data: 08/03/2023 

Descrição do Evento: No dia oito de março do corrente ano, o CEMEI Major Prates realizou uma ação voltada para a prevenção à violência contra a mulher, tendo em vista que dados da "Rede de Observatórios da Segurança, registrou 2.423 casos de violência contra a mulher em 2022, 495 deles feminicídios" (fonte: agenciabrasil.ebc.com.br, 2023). Sendo assim, é de fundamental importância que nesse dia ações educativas ressaltem o combate à violência doméstica e as leis que garantem a proteção da mulher como a Lei Maria da Penha e as diversas formas de violência que não é apenas a física, mas também a psicológica, patrimonial, sexual e moral. Nesse sentido, o CEMEI confeccionou cartazes que foram colocados no pátio da escola e panfletos que foram entregues às mães na saída. Além disso, foram organizados murais para que as mães realizassem pinturas com desenhos alusivos ao tema junto com os seus filhos. Para as mulheres funcionárias, ainda foi oferecido um café com entrega de cartões e um kit de maquiagem. 

Unidade Escolar: CEMEI Professora Elizabete Pereira Soares 

Data: 18/05/2023 

Descrição do Evento: Prevenção e Combate a Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, na data de 18/05/2023 a equipe técnica do CEMEI, realizou com as crianças a introdução sobre o tema para Crianças e Corpo Escolar de Forma Lúdica, explicando sobre as partes do corpo humano através do "semáforo do toque" explicando sobre as partes intimas e orientando as crianças a não aceitarem toques nessa parte do corpo e caso acontecesse foi orientado a pedir ajuda. Após os conselheiros tutelares realizarem uma peça teatral exemplificando sobre os tipos de abuso sendo a linguagem adaptada para o publico do CEMEI, em torno de 190 crianças. Posteriormente foi lido uma história "Não me toca seu boboca" tanto a psicóloga como assistente social realizaram um resumo sobre as apresentações e colocaram nas blusas dos alunos um adesivo com os dizeres: "O meu corpo é um tesourinho" para fixar a importância da proteção das crianças e dos adolescentes. Para os familiares e todo corpo escolar foi entregue um folder contendo informações sobre os tipos de abuso, os prejuízos e penalidades impostas a esta prática e o telefone dos canais de denúncia. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Artur Fagundes de Oliveira 

Data: 24/05/2023 

Descrição do Evento: Durante o ano iremos trabalhar alguns temas importantes: Maio por exemplo é o mês de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O nosso dever como educadores, pais e responsáveis destes "pequenos" é promover uma rede de proteção a fim de impedir que sofram esse tipo de violência! Juntas Escola e Família na proteção á vida, na prevenção de sofrimentos e traumas e na preservação da infância e juventude sadia. Buscando esses objetivos realizamos hoje, com os alunos do Sexto ao Nono ano uma Roda de Conversa em que muitas dúvidas foram esclarecidas principalmente por Tâmara Assistente Social que liderou o grupo das meninas e o Agente de Saúde da Comunidade, o Itamar que direcionou o grupo dos meninos. Outras atividades ainda vão acontecer. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Crisantino Borém 

Data: 10/05/2023 

Descrição do Evento: Ação do projeto: Resgatando Vidas, realizado com os alunos do turno vespertino. Momento de descontração e ensinamentos para os alunos. 

Unidade Escolar:  Escola Municipal Crisantino Borém 

Data: 12/04/2023 

Descrição do Evento: No dia 12 de Abril a equipe de Psicologia e Serviço Social realizou com os alunos do 5º ano do turno vespertino oficina com o tema: Combate Nacional ao Bullying e a Violência. Respeito\ Preconceito. Prover aos alunos discussão e orientação sobre estereótipos e rótulos. Refletir sobre o autoconhecimento. Discutir sobre nossas ações e que nós somos os responsáveis por elas; Refletir sobre o respeito e preconceito; Trabalhar os conceitos de preconceito, intolerância e discriminação. 

Unidade Escolar:  Escola Municipal Crisantino Borém 

Data: 17/05/2023 

Descrição do Evento: 18 de Maio, “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país. O objetivo é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É necessário garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual. Foi realizado nos dias 17 e 18 de Maio, pelo Serviço Social no turno matutino, momento de orientação com os estudantes por meio de conversas e vídeos educativos. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Crisantino Borém

Data: 20/04/2023 

Descrição do Evento: Ação realizada no dia de 2O de abril de 2023, com os alunos do 5º ano do turno matutino, oficina com o tema: Combate ao Bullying e a Violência. Respeito\ Preconceito. Prover aos alunos discussão e orientação sobre estereótipos e rótulos. Refletir sobre o autoconhecimento. Discutir sobre nossas ações e que nós somos os responsáveis por elas; Refletir sobre o respeito e preconceito; Trabalhar os conceitos de preconceito, intolerância, discriminação e Dinâmica : Respeito as diferenças. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Dú Narciso 

Data: 25/05/2023 

Descrição do Evento: Na semana do dia 22/05/23 a 26/05/23 foi realizado pelas psicólogas Luciana Vieira da Silva Rocha, Carisa Maria Alves Borges e as assistentes Thamara Pena Gonçalves e Jocimara Virginia Lopes de Almeida palestras sobre o tema: FAÇA BONITO onde foi passado para os alunos um filme explicativo sobre a importância de se proteger contra a violência sexual oriundas de familiares e desconhecidos. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Nair Fonseca Brandão 

Data: 15/04/2023 

Descrição do Evento: Realizado nesta instituição uma palestra com alunos, pais e responsáveis pelos alunos a fim de mobiliza-los para acerca da violência escolar. Os objetivos foram dialogar sobre a prevenção da violência devido aos últimos acontecimentos de massacres ocorridos nas escolas brasileiras. Foram relatadas questões de segurança na escola e em casa, as famílias se comprometeram a contribuir e observar os comportamento dos seus filhos. A psicóloga juntamente com equipe escolar orientou a todos sobre quais medidas necessárias para assistência em casa e as medidas que a Secretaria de Educação juntamente com a escola está sendo realizadas. 

Unidade Escolar: CEMEI Dona Ivone Silveira 

Data: 06/06/2023 

Descrição do Evento: Semana de prevenção e combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. As atividades foram desenvolvidas com o intuito de informar e sensibilizar as crianças, pais e toda a equipe escolar sobre a temática. Foi realizado painel expositivo, palestra com material áudio visual, música sobre o tema e o semáforo do toque. Uma ação realizada pela assistente social, psicóloga e todo grupo escolar. 

Unidade Escolar: CEMEI Eloim Lopes de Souza 

Data: 19/05/2023 

Descrição do Evento: Campanha 18 de Maio: Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes Objetivo: Promover orientações, conhecimento e a autodefesa das crianças contra a violência sexual, especialmente pelo reconhecimento dos seus direitos sexuais e de estratégias que dificultam a ação dos agressores. Metodologia utilizada: Os instrumentos metodológicos utilizados foram de cunho psicoeducativo e de caráter interventivo e preventivo, através de atividades lúdicas, palestras, roda de conversa, música, vídeos, painéis decorativos, recursos pedagógicos para culminância da campanha, como por exemplo, confecção de mural, plaquinhas, coroa, como forma lúdica e entretenimento para realização de registro fotográfico. No primeiro momento houve a apresentação dos vídeos da Campanha Defenda-se, onde as histórias apresentam situações do dia a dia em que os meninos e meninas têm condições reais de agir preventivamente para sua autodefesa. Passamos para o segundo momento com o jogo educativo de perguntas a respeito dos vídeos apresentados. Chegamos no terceiro momento, apresentação do semáforo do toque e pra finalizar apresentação do vídeo clipe “Nisso e Naquilo” da boneca Juju, com coreografia divertida para as crianças aprenderem, interagirem através da musicalização e dança. Para finalizar foi entregue o símbolo da campanha (flor), como forma de mobilizar e convocar toda comunidade escolar a participar dessa luta. A realização das atividades ocorreu no período de 19/05/2023 a 23/05/2023 com as turmas dos turnos matutino e do vespertino, da Educação Infantil. Participaram 211 alunos. 

Unidade Escolar: CEMEI Manoel Caribé Filho 

Data: 18/05/2023 

Descrição do Evento: No dia 18 de Maio a escola se mobilizou para apoiar e divulgar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes que tem como lema: Esquecer é permitir, Lembrar é Combater. Instituído pela Lei Federal 9.970/2000, cujo símbolo uma flor amarela. O objetivo da mobilização foi convocar toda a comunidade escolar para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes. Neste sentido realizamos atividades com foco na prevenção à violência sexual, incluindo a divulgação do Disque Direitos Humanos o Disque 100 para denúncias. Dentre as atividades realizadas foram utilizados vídeos educativos voltados ao público infantil, com linguagem apropriada para a idade das crianças de 1º e 2º períodos. A fim de orientá-las para que saibam diferenciar toques abusivos em seu corpo e como denunciá-los. Utilizamos como ornamentos balões amarelos e distribuímos flores amarelas em E.V.A acoplada aos lápis de escrever para caracterizar a concretização desta campanha que também ficou conhecida como Maio Laranja. Os pais receberam material informativo impresso com informações pertinentes ao tema, lembrando às famílias de que as crianças representam um grupo altamente vulnerável na sociedade e por esse motivo justifica-se o engajamento de toda a população em políticas públicas que visam proteger as crianças e adolescentes. 

Unidade Escolar: CEMEI Professor Hamilton Lopes 

Data: 18/05/2023 

Descrição do Evento: No dia 18 de maio, foi realizada atividade temática, Abuso sexual contra a criança e o adolescente. a psicóloga e a assistente social do CEMEI, ministraram atividades contando com vídeos e ilustrações de prevenção ao abuso sexual, havendo também um momento de escuta das crianças no contexto familiar, orientações com o corpo, higiene, promovendo a segurança e integridade das crianças. 

Unidade Escolar: CEMEI Professora Ana Lucia Mota 

Data: 22/05/2023 

Descrição do Evento: A intervenção aconteceu no período de 22/05/2023 à 01/06/2023, com o objetivo de trabalhar a prevenção e exploração contra a criança, prevenindo assim a violência sexual. A dinâmica ocorreu atendendo 2 turmas por vez, para melhor aproveitamento. Foi utilizado a história "O segredo da Tartanina", uma forma lúdica para apresentar o tema às crianças. Teve a apresentação dos vídeos: "O seu corpo é um tesourinho" e a "Prevenção ao abuso sexual infantil". Na sequência teve uma reflexão e uma brincadeira com o "semáforo do toque" para melhor fixação do tema. Para finalizar o encontro, foi entregue às crianças uma lembrancinha (flor e um cartão) junto com sementes de girassol, como símbolo da campanha. 

Unidade Escolar: CEMEI Professora Idoleta Maciel 

Data: 07/04/2023 

Descrição do Evento: Aos sete dias do mês de abril de dois mil e vinte e três foi realizada, no CEMEI Professora Idoleta Maciel, uma peça teatral, seguida de um vídeo educativo com o tema bullying e violência. A ação teve o objetivo de propor reflexão e conscientização entre as crianças sobre o respeito às diferenças e a tolerância. Os alunos participaram de rodas de conversas orientadas pela Psicóloga Josiane Lucas Sá e a Assistente Social Tarlany Campanha Trindade, momento em que discutiram sobre o que podemos fazer para combater o Bullying e a violência na escola. Esses momentos foram valiosos para uma mudança de conduta das crianças, que participaram com muito entusiasmo das atividades. 

Unidade Escolar: CEMEI Professora Idoleta Maciel 

Data: 18/05/2023 

Descrição do Evento: Em 18 de maio, Dia Nacional do Combate à Exploração Sexual da Criança e Adolescente, Maio amarelo, a equipe técnica, assistente social e psicóloga, Michele Fernanda e Josiane Lucas, em parceria com as professoras deste CEMEI, realizaram uma apresentação teatral sobre o tema, trabalhado também durante toda a semana pelos professores, nas rodinhas de conversa, músicas e livrinhos infantis. As ações foram realizadas nos dois turnos de ensino e os resultados, um tanto satisfatórios, nos foram repassados, com entusiasmo, pelas famílias, que receberam a conscientização por meio das próprias crianças. 

Unidade Escolar: CEMEI Santa Rafaela 

Data: 26/05/2023 

Descrição do Evento: Realização de projeto prevenção ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes onde utilizou-se de vídeo educativo, cartazes, música de forma lúdica com enfoque na prática de auto cuidado com o próprio corpo bem como identificação das partes do corpo pelos alunos. Na oportunidade realizou-se ação interativa quanto a conscientização acerca das pessoas que podem tocar o corpo de forma segura. Nesse sentido foi trabalhado o cuidado que se deve ter em relação aos órgãos genitais. Todo o trabalho foi desenvolvido de forma lúdica e com linguagem adequada à faixa etária do público atendido. 

Unidade Escolar: CEMEI São Marcos 

Data: 18/05/2023 

Descrição do Evento: Dia 18 de maio foi instituído no Brasil, o dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil. Por essa razão e pensando em desenvolver um trabalho de prevenção com as crianças, o assistente social Marcelo Wendell Ferreira de Oliveira, a psicóloga Fernanda Cardoso e a professora de literatura Eliene Pereira de Oliveira desenvolveram toda a semana atividades criativas como forma de motivar as crianças a perceberem possíveis sinais de abuso, seja em ambientes dentro ou fora da escola. O resultado foi muito positivo, as crianças conseguiram identificar e verbalizar tudo o que foi trabalhado, durante toda a semana. No final todos foram presenteados com um adesivo alusivo ao tema, com o objetivo de espalhar a importância do combate ao abuso e a exploração sexual de crianças. 

Unidade Escolar: CEMEI São Norberto 

Data: 05/05/2023 

Descrição do Evento: O evento aconteceu nos dias 15 à 19 de maio no CEMEI São Norberto com as turmas do matutino e vespertino, objetivando a prevenção e sensibilização a respeito do abuso infantil. Para tanto, a escola desenvolveu um trabalho interdisciplinar equipe administrativa e pedagógica, de forma lúdica foi apresentado para as crianças as histórias "não me toca seu boboca ", "Pipo e Fifi" que retratam a temática abordada. Logo após a intervenção dialogamos com os discentes e, foi possível notar que eles compreenderam a mensagem. Além disso, foi confeccionado um cartaz para o mural juntamente com as crianças 

Unidade Escolar: Escola Municipal Afonso Salgado 

Data: 26/05/2023 

Descrição do Evento: Dentro da programação da campanha do "Maio Laranja" e mediante a importância da escola no enfrentamento da violência física, psicológica e sexual contra crianças e adolescentes, foi realizada uma ação educativa com o intuito de ratificar o estabelecimento do educandário enquanto um espaço seguro e protetivo frente à prevenção e identificação de possíveis sinais de processos violentos. Nesse horizonte, ocorreu uma palestra com a psicóloga deste educandário para as séries dos Anos Finais do Ensino Fundamental, apresentando conceitos sobre os distintos tipos de violência, bem como as suas formas de manifestação, e apresentação dos diversos canais de denúncia. Quanto às ações direcionadas aos discentes dos Anos Iniciais, houve uma roda de conversa, com a reprodução de vídeos educativos e também uma apresentação lúdica com teatro, abordando as temáticas acerca de autoproteção, curiosidades sobre o corpo e noções sobre consentimento. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Artur Fagundes de Oliveira 

Data: 24/05/2023 

Descrição do Evento: Durante o ano iremos trabalhar alguns temas importantes: MAIO por exemplo é o Mês de COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. O nosso dever como educadores, pais e responsáveis destes "pequenos" é promover uma rede de proteção a fim de impedir que sofram esse tipo de violência! Juntas Escola e Família na proteção á vida, na prevenção de sofrimentos e traumas e na preservação da infância e juventude sadia. Buscando esses objetivos realizamos hoje, com os alunos do Sexto ao Nono ano uma Roda de Conversa em que muitas dúvidas foram esclarecidas principalmente por Tâmara Assistente Social que liderou o grupo das meninas e o Agente de Saúde da Comunidade, o Itamar que direcionou o grupo dos meninos. Outras atividades ainda vão acontecer. Conversem com os seus filhos e escute-os. E em caso de qualquer dúvida ou novas informações nos procure! 

Unidade Escolar: Escola Municipal Bolivar de Andrade 

Data: 04/04/2023 

Descrição do Evento: No dia 04/04/2023, a equipe técnica da escola, o psicólogo Carlos Roberto Moraes e a Assistente Social Iva das Virgens Figueiredo realizaram na Biblioteca atividades com todos os alunos das quatro turmas do 2º ano vespertino das professoras Magela, Ana Paula, Rosemary e Josiane, para discutirem sobre Inclusão, Empatia, Bullying e Diferenças Individuais. Esta Roda de Conversa teve o objetivo de trabalhar a demanda identificada na escola onde surgiu o Projeto Anjo da Guarda e criado o Projeto Integrar focando as diferenças individuais/ inclusão, empatia e bullying. Ensinar a identificar os seus sentimentos em situações diversas e também os sentimentos das outras pessoas se colocando no lugar delas; estimular de forma saudável a saber lidar com as emoções, empatia, evitando o bullying com os colegas; estimular o desenvolvimento do autoconhecimento; Auxiliar no desenvolvimento das habilidades como empatia, resiliência, autoestima e autonomia. Os recursos utilizados foram: apresentação do tema, rodas de conversas com atividades lúdicas e educativas, vídeos, sobre os temas abordados e vídeos musicais. Atividades interativas de perguntas e respostas sobre as diferenças individuais e atividade auto avaliativa e autorretrato. Video 01- Episódio A empatia na Escola – do Desenho animado Daniel Tigre Video 02- Ernesto – Maratona de contação de histórias Video 03- Vídeo Educativo – Diferença de cada um – ensinando valores Vídeo 04- Musica O normal é ser diferente – grandes pequeninos Vídeo 05- Música Pequenas Alegrias – Marcela Thais O tema foi apresentado de forma didática, dinâmica e interativa; os vídeos foram amplamente explorados pelos ministrantes e de forma bastante participativa com os discentes. Os vídeos musicais falando sobre as diferenças individuais e das pequenas alegrias, foram bem elogiados por todos, onde interagiram através da musicalização e dança. No momento final, foi entregue as professoras para ser trabalhado em sala de aula a fixação do conteúdo com perguntas e respostas e o autorretrato como atividade sócio emocional para fortalecer o autoconhecimento e a autoestima. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Bolivar de Andrade 

Data: 18/05/2023 

Descrição do Evento: No dia 18/05/23, com o intuito de promover orientações, conhecimento e a autodefesa das crianças contra a violência sexual, especialmente pelo reconhecimento dos seus direitos sexuais e de estratégias que dificultam a ação dos agressores, a professora Franciele de Souza, regente do 1º ano II, organizou uma aula especial de orientação, passando filmes e vídeos alusivos ao tema da campanha contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A interação, participação e satisfação dos discentes foi muito proveitosa, os discentes a todo momento se mostraram atentos e participativos, fizeram questionamentos e relatos . O resultado foi bastante positivo, uma vez que este momento proporcionou aprendizado e conhecimento sobre o tema apresentado. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Caio Lafetá 

Data: 31/05/2023 

Descrição do Evento: A Escola Municipal Caio Lafetá em parceria com a Secretaria Municipal de Educação em conjunto com a Coordenadoria de Educação Inclusiva, CREAS e CRAS Rural foi desenvolvido com os alunos dos Anos Iniciais e dos Anos Finais do Ensino Fundamental a Semana de Enfrentamento à Violência e Abuso Sexual. Na oportunidade foi desenvolvida palestra, roda de conversas com o intuito de alerta ao público-alvo sobre a importância de reconhecer situações as quais sua integridade física, psicológica ou emocional estejam ameaçadas. Além das rodas de conversas e palestras foi feita também passeada pela comunidade com os alunos, integrantes do CREAS, Ernane Gonçalves Maciel, Ruth Léia de Oliveira, Kathelinne Coellho Antunes Oliveira e do CRAS Rural, Kelly Viviane Santos Veloso, Aline Santos de Souza, juntamente, com o psicólogo Rodrigo Alves Cardoso e a assistente social Fábia Equitéria Santos da Costa Oliveira e os professores da escola, no dia 31 de maio, o dia nacional de Combate e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, sendo esse um momento imprescindível para a conscientização e reflexão a cerca do tema. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Crisantino Borém 

Data: 10/05/2023 

Descrição do Evento: Ação do projeto Resgatando Vidas, realizado com os alunos do turno vespertino. Momento de descontração e ensinamentos para os alunos. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Crisantino Borém 

Data: 12/04/2023 

Descrição do Evento: No dia dia 12 de Abril a equipe de Psicologia e Serviço Social vespertino realizou com os alunos do 5º ano do turno vespertino, oficina com o tema: Combate Nacional ao Bullying e a Violência. Respeito\ Preconceito. Prover aos alunos discussão e orientação sobre estereótipos e rótulos. Refletir sobre o autoconhecimento. • Discutir sobre nossas ações e que nós somos os responsáveis por elas; • Refletir sobre o respeito e preconceito; • Trabalhar os conceitos de preconceito, intolerância, discriminação. 

Unidade Escolar: Escola Municipal  Crisantino Borém 

Data: 17/05/2023 

Descrição do Evento: 18 de Maio, “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país. O objetivo é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É necessário garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual. Foi realizado nos dias 17 e 18 de Maio, pelo Serviço Social no turno matutino, momento de orientação com os estudantes por meio de conversas e vídeos educativos. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Crisantino Borém 

Data: 20/04/2023 

Descrição do Evento: Ação realizada no dia de 2O de abril de 2023, com os alunos do 5º ano do turno matutino, oficina com o tema: Combate ao Bullying e a Violência. Respeito\ Preconceito. Prover aos alunos discussão e orientação sobre estereótipos e rótulos. Refletir sobre o autoconhecimento. • Discutir sobre nossas ações e que nós somos os responsáveis por elas; • Refletir sobre o respeito e preconceito; • Trabalhar os conceitos de preconceito, intolerância, discriminação .Dinâmica : Respeito as diferenças 

Unidade Escolar: Escola Municipal Doutor Mário Tourinho 

Data: 30/05/2023 

Descrição do Evento: Nos dias 29 a 31 de maio foram desenvolvidas várias atividades: Palestras, vídeos, roda de conversa e entrega de panfletos sobre o combate de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Dú Narciso 

Data: 25/05/2023 

Descrição do Evento: Na semana do dia 22/05/23 a 26/05/23 foi realizado pelas psicólogas Luciana Vieira da Silva Rocha, Carisa Maria Alves Borges e as assistentes Thamara Pena Gonçalves e Jocimara Virginia Lopes de Almeida palestras sobre o tema FAÇA BONITO onde foi passado para os alunos um filme explicativo sobre a importância de se proteger contra a violência sexual oriundas de familiares e desconhecidos. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Jair de Oliveira 

Data: 18/05/2023 

Descrição do Evento: Este projeto aconteceu entre os dias 19 a 23 de Maio de 2023, na Escola Municipal Jair de Oliveira uma palestra proposta e executada pela equipe psicossocial, em alusão ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Participaram desse momento as crianças do Ensino Fundamental – 1º, 2º, 3º, 4º anos. A atividade teve como objetivo informar e orientar as crianças sobre essa violência, no sentido de construir estratégias caso ocorra alguma situação de risco. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Mariana Santos 

Data: 22/05/2023 

Descrição do Evento: Do dia 22/05 ao dia 26/05/2023 foram realizadas atividades, dinâmicas, rodas de conversa abordando o 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com a finalidade de alertar e orientar as crianças e adolescentes acerca do abuso e exploração sexual infanto juvenil, as ações respeitavam a faixa etária das crianças, apresentando de forma lúdica e responsável a temática. As apresentações foram conduzidas pela assistente social, psicóloga com o apoio de material confeccionado pela professora da Sala de Recursos Multifuncionais, sob orientação das supervisoras e diretora. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Nair Fonseca Brandão 

Data: 15/04/2023 

Descrição do Evento: Realizado nesta instituição uma palestra com alunos, pais e responsáveis pelos alunos afim de mobiliza-los para acerca da violência escolar. Os objetivos foram dialogar sobre a prevenção da violência devido aos últimos acontecimentos de massacres ocorridos nas escolas brasileiras. Foram relatados questões de segurança na escola e em casa, as famílias se comprometeram a contribuir e observar os comportamento dos seus filhos. A psicóloga juntamente com equipe escolar orientou a todos sobre quais medidas necessárias para assistência em casa e as medidas que a Secretaria de Educação juntamente com a escola está sendo realizadas. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Professora Hilda Carvalho Mendes 

Data: 18/05/2023 

Descrição do Evento: Tema: Combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Ministrantes: Luana Torres (Assistente social) e Elizama Sant'Ana (Psicóloga) Período de realização: 12 a 19 de maio Objetivo: Conscientizar as crianças e os servidores da escola sobre a importância da prevenção do abuso e exploração sexual infantil; Ensinar os conceitos de consentimento, respeito e privacidade; Capacitar as crianças a identificar as partes íntimas, situações de risco e como buscar ajuda; Promover a segurança, o bem estar e o desenvolvimento saudável das crianças. Metodologia utilizada: Roda de conversa, explanação do tema, contação de história, palestra ministrada por representantes da Polícia Militar, músicas, vídeos, panfletos, semáforo do toque, bonecos para explicação do tema, concurso de redação com premiação, e distribuição de chaveiros. Público: Todas as turmas. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Professora Hilda Carvalho Mendes 

Data: 27/04/2023 

Descrição do Evento: Tema: Bullying Ministrantes: Elizama Sant'Ana (Psicóloga) e Luana Torres (Assistente social) Turmas: 5º ano Cândido Canela, 5º ano Aroldo Pereira e 5º ano Márcio Leite Objetivo: Promover ações preventivas contra o bullying; Trabalhar os conceitos de bullying e tipos de violência; Incentivar o trabalho coletivo. Metodologia utilizada: Explanação sobre o tema por meio de roda de conversa e construção coletiva de cartazes pelos alunos. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Lourenço Sampaio 

Data: 22/08/2023 

Descrição do Evento: Agosto Lilás (mês de prevenção a violência contra a mulher). Foi realizada uma palestra sobre o agosto lilás, que é o mês de prevenção/ combate a violência domestica. Essa ação foi realizada pela psicóloga Juarlice Antunes. com participação de todos os discentes, foi possível abordar os diversos tipos de violência, e suas consequências , pois quando não vivemos em um ambiente saudável afeta diretamente nossa saúde mental/ psicológica. Afetando assim todo nosso entorno, principalmente a vida escolar. Foi informado também os órgãos de proteção a mulher, em caso de emergência e as formas de prevenção. Os discentes no final da palestra tiraram dúvidas referente ao tema proposto e expuseram suas opiniões. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Professora Júlia Aguiar 

Data: 18/08/2023 

Descrição do Evento: Agosto Lilás (mês de prevenção a violência contra a mulher). Foi realizada uma ação na Escola Municipal Júlia Aguiar na data do dia 18/08/2023 uma palestra sobre o agosto lilás, que é o mês de prevenção/ combate a violência domestica. Essa ação foi realizada pela psicóloga Juarlice, assistente Social Vera Francisca com participação de toda equipe escolar, docentes e discentes, foi possível abordar os diversos tipos de violência, e suas consequências , pois quando não vivemos em um ambiente saudável afeta diretamente nossa saúde mental/ psicológica afetando assim todo nosso entorno, principalmente a vida escolar. Foi informado também os órgãos de proteção a mulher, em caso de emergência. Os discentes no final da palestra tiraram dúvidas referente ao tema proposto e expuseram suas opiniões. 

Unidade Escolar: CEMEI Maria Ribeiro de Andrade - Dona Lica - (Santa Rosa de Lima) 

Data: 03/08/2023 

Descrição do Evento: SEMAFARO DO TOQUE Foi realizada uma palestra educativa para os discentes do CEMEI Maria Ribeiro de Andrade, na comunidade de Santa Rosa de Lima, onde foi abordado sobre os cuidados com nosso corpo, onde a psicóloga, e assistente social, abordaram de forma lúdica usando uma boneca de pano e placas coloridas o vermelho, verde e amarelo . Semáforo do Toque - trabalhando o conhecimento do próprio corpo, onde pode e não pode ser tocado, partes do corpo onde deve-se ter atenção, o cuidar do corpo, respeitar e principalmente orientando, ensinando de uma forma muito clara, lúdica e objetiva a criança aprender a se defender e se preciso, pedir ajuda. 

Unidade Escolar: CEMEI Paulo Freire - Anexo Mst   

Data: 21/08/2023 

Descrição do Evento: SEMAFARO DO TOQUE Foi realizada uma palestra educativa para os discentes do CEMEI Paulo Freire, onde foi abordado sobre os cuidados com nosso corpo, onde a psicóloga, e assistente social, abordaram de forma lúdica usando uma boneca de pano e placas coloridas o vermelho, verde e amarelo . Semáforo do Toque - trabalhando o conhecimento do próprio corpo, onde pode e não pode ser tocado, partes do corpo onde deve-se ter atenção, o cuidar do corpo, respeitar e principalmente orientando, ensinando de uma forma muito clara, lúdica e objetiva a criança aprender a se defender e se preciso, pedir ajuda. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Santa Clara 

Data: 23/08/2023 

Descrição do Evento: Agosto Lilás Mês de prevenção a violência contra a mulher. Foi realizada uma ação na Escola Municipal Santa Clara na data do dia 23/08/2023 uma palestra sobre o agosto lilás, que é o mês de prevenção/ combate a violência doméstica. Essa ação foi realizada pela psicóloga Juarlice Antunes, com participação de todos os discentes, pais/ responsáveis , foi possível abordar os diversos tipos de violência, e suas consequências, pois quando não vivemos em um ambiente saudável afeta diretamente nossa saúde mental/ psicológica afetando assim todo nosso entorno, principalmente a vida escolar. Foi informado também os órgãos de proteção a mulher, em caso de emergência. Os discentes no final da palestra tiraram dúvidas referente ao tema proposto e expuseram suas opiniões. Na oportunidade abordamos o tema sobre respeito e empatia. 

Unidade Escolar: CEMEI Cristo Rei 

Data: 16/08/2023 

Descrição do Evento: Roda de conversa sobre Agosto Lilás: Mês de enfrentamento da Violência contra a Mulher. Com o objetivo de dar visibilidade ao tema e ampliar os conhecimentos sobre os dispositivos legais existentes e como auxiliar as mulheres no reconhecimento das formas de violência. As servidoras foram reunidas para apresentação do tema proposto, uso de TV para vídeo sobre o assunto: “Não é sua Culpa”, explanação oral da equipe do Serviço Social e da Psicologia, mural alusivo ao tema, distribuição de laço lilás para os participantes, relato pessoal sobre a violência, folders explicativos. Foram explicados as servidoras a forma de identificar e reconhecer as formas de violências existentes, o Serviço do CRAM (Centro de Referência de Atendimento às Mulheres em situação de violência), relato pessoal de violência contra a mulher. A Ação desenvolvida com os alunos foi orientar sobre a violência contra a mulher, e repassar o aprendizado para as mães. A ação atingiu o objetivo proposto, levando todas as servidores e os alunos à refletirem e aprenderem sobre o assunto proposto. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Elvira Alves Durães 

Data: 25/08/2023 

Descrição do Evento: Agosto Lilás (mês de prevenção a violência contra a mulher). Foi realizada uma palestra sobre o agosto lilás, que é o mês de prevenção/ combate a violência doméstica. Essa ação foi realizada pela psicóloga Juarlice Antunes e a assistente social Vera Francisca com participação de toda comunidade escolar, diretora, supervisora, professoras e genitoras/ famílias, e de todos os discentes que estuam nessa instituição, foi possível abordar os diversos tipos de violências e quais suas consequências. Diante disso, percebe-se a grande importância do ambiente saudável para o desenvolvimento infantil, pois é nele que a criança estabelece a relação com o mundo e com as pessoas e é ele que vai garantir a sua formação e a sua qualidade de vida social, moral, psicológica e cultural. Na oportunidade abordamos ainda o tema sobre importância da empatia e respeito tanto no ambiente familiar quanto educacional. 

Unidade Escolar: CCVEC - Escola de Tempo Integral Professor Luiz Flávio Pereira 

Data: 29/08/2023 

Descrição do Evento: Tivemos em nossa escola CCVEC uma simulação das leis de trânsito para os alunos ficarem mais atentos nas ruas e assim prevenir acidentes. Uma forma de conscientizar os alunos e assim consequentemente os pais dos alunos, pois eles podem estar contribuindo para uma melhoria no transito. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Zizinha Ribeiro 

Data: 18/05/2023 

Descrição do Evento: No dia 18 de Maio de 2023, foram realizadas rodas de conversa pela equipe psicossocial com o tema "Maio Laranja - Conscientização e Mobilização no combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes." Público Alvo: Alunos do1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e EJA nos turnos matutino, vespertino e noturno. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Zizinha Ribeiro 

Data: 17/08/2023 

Descrição do Evento: No dia 17 de Agosto de 2023 nos turnos matutino e vespertino foram realizadas pela Guarda Municipal palestras sobre a 6º Campanha "Pipa Legal" que tem o objetivo de combater o uso do cerol e da linha chilena na cidade. Participaram da ação alunos do 1º ao 9º do Ensino Fundamental. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Zizinha Ribeiro 

Data: 30/08/2023 

Descrição do Evento: Em virtude do "Agosto Lilás", mês da conscientização sobre o combate a violência contra a mulher, foi realizado no dia 30 de Agosto de 2023, no noturno, roda de conversa com a equipe psicossocial e as convidadas: Psicóloga Ana Cristina e a Advogada Deijane Coelho. Participaram da ação os alunos do 1º ao 9º do Ensino fundamental, EJA e comunidade escolar. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Professora Sônia Quadros 

Data: 18/05/2023 

Descrição do Evento: Palestra sobre: O combate ao abuso e exploração sexual de criança e adolescente. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Dona Vidinha Pires 

Data: 22/08/2023 

Descrição do Evento: Palestra ministrada pelas assistentes sociais e psicólogas com o tema Agosto Lilás – mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher para os servidores e alunos da escola. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Dominguinhos Pereira 

Data: 31/05/2023 

Descrição do Evento: A campanha Faça Bonito foi realizada pela psicóloga: Anne Mary Soares de Matos e a Assistente Social : Ezita Rodrigues Munhoz com os alunos da Escola Municipal Dominguinhos Pereira das turmas 1º anos e 2º anos, as mesmas realizaram umas dinâmicas com os alunos , cuja o tema foi: Semáforo do Toque - Esse corpo é meu. Através do semáforo do toque, sobe explicações da psicóloga as crianças iriam identificar os diferentes tipos de toque e aproximações permitidas e não permitidas, as partes do corpo onde alguém pode ou não tocar. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Celestino Pereira Salgado 

Data: 22/05/2023 

Descrição do Evento: No dia 22 de maio houve uma palestra na escola sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, sendo uma iniciativa importante para conscientizar os alunos sobre esse assunto delicado e crucial. A exploração sexual e o abuso são questões sérias que afetam a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes, e a educação é fundamental para prevenir tais situações e capacitar os alunos a identificar sinais de perigo e buscar ajuda. A participação do Conselho Tutelar, apresentando um teatro lúdico e contando histórias relevantes, foi uma abordagem envolvente para transmitir informações de maneira acessível aos alunos. O uso de métodos criativos como o teatro e histórias pode ajudar a quebrar barreiras e tornar o assunto mais fácil de compreender e discutir. Foi aberto um espaço para que as crianças compartilhassem o que compreenderam no final da palestra, como estratégia para promover a reflexão e a discussão sobre o tema. No geral, a palestra, o teatro e a oportunidade de discussão proporcionam uma abordagem completa e eficaz para conscientizar os alunos. 

Unidade Escolar: CEMEI Doutor Ivan Lopes 

Data: 15/05/2023 

Descrição do Evento: Prevenção de abuso e exploração sexual de crianças Objetivo: Conscientizar os alunos e também a comunidade escolar sobre a importância do envolvimento de todos na prevenção da violência sexual. Metodologia: Semáforo do toque Vídeo educativo Cartilha. 

Unidade Escolar: CEMEI Professora Maria das Dores Martins Rodrigues 

Data: 16/05/2023 

Descrição do Evento: Dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país. Esse ano temos ainda como marco os 50 anos do assassinato da menina Araceli Crespo, o que nos mobiliza a seguir construindo estratégias para que nenhuma criança ou adolescente tenha que vivenciar as marcas da violência sexual ou da impunidade. O objetivo é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes. As ações referentes ao tema da Campanha FAÇA BONITO! PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES foram desenvolvidas no CEMEI Professora Maria das Dores Martins Rodrigues no período de 15 a 31 de maio/2023 onde realizamos atividades com o corpo discente, docente e comunidade escolar com o objetivo de orientar aos alunos da Educação Infantil sobre os cuidados e formas de se protegerem e chamar a sociedade para assumir a responsabilidade na proteção de crianças e adolescentes das diversas violências. Atividades desenvolvidas: Confecção de murais, botons, panfletos etc, vídeos e histórias contadas aos alunos(as); Roda de conversa, brincadeiras e reflexões referente ao tema. Literaturas sugeridas Quem está aí? Cuidado com estranhos - MDR 807 – Osório Garcia Quem é você? Estranhos na rua - MDR 806 – Osório Garcia Onde estou? Perigo de se perder – MDR 802 - Osório Garcia ISTO SIM ! AQUILO NÃO! MDR 1343 – Éllen Santa Rosa 

Unidade Escolar: Escola Municipal Dona Vidinha Pires 

Data: 22/08/2023 

Descrição do Evento: Palestra ministrada pelas assistentes sociais e psicólogas com o tema Agosto Lilás – mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher para os servidores e alunos da escola. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Laudelina Fonseca 

Data: 09/03/2023 

Descrição do Evento: Dia da mulher palestra sobre valores e a importância da mulher na sociedade. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Laudelina Fonseca 

Data: 18/05/2023 

Descrição do Evento: Maio Laranja: Abuso e exploração sexual. Dia Nacional, participação dos alunos do turno matutino.

Unidade Escolar: Escola Municipal Joaquim Rodrigues da Rocha 

Data: 29/08/2023 

Descrição do Evento: Agosto Lilás (mês de prevenção a violência contra a mulher). Foi realizada uma palestra sobre o agosto lilás, que é o mês de prevenção/ combate a violência doméstica. Essa ação foi realizada pela psicóloga Juarlice Antunes e a assistente social Vera Francisca com participação de todos os discentes e docentes , foi possível abordar os diversos tipos de violências e quais suas consequências. Diante disso, percebe-se a grande importância do ambiente saudável para o desenvolvimento infantil, pois é nele que a criança estabelece a relação com o mundo e com as pessoas e é ele que vai garantir a sua formação e a sua qualidade de vida social, moral, psicológica e cultural. Na oportunidade abordamos ainda o tema sobre importância da empatia e respeito tanto no ambiente familiar quanto educacional no fim da palestra foi esclarecida dúvidas dos discentes sobre os temas abordados. 

Unidade Escolar: Escola Municipal José Alves Malheiro 

Data: 31/08/2023 

Descrição do Evento: Agosto Lilás (mês de prevenção a violência contra a mulher). Foi realizada uma palestra sobre o agosto lilás, na Escola Municipal José Alves Malheiros que é o mês de prevenção/ combate a violência doméstica. Essa ação foi realizada pela psicóloga Juarlice Antunes e a assistente social Vera Francisca com participação de todos os discentes que estudam nessa instituição. Foi possível abordar os diversos tipos de violências e quais suas consequências. Diante disso, percebe-se a grande importância do ambiente saudável para o desenvolvimento infantil, pois é nele que a criança estabelece a relação com o mundo e com as pessoas e é ele que vai garantir a sua formação e a sua qualidade de vida social, moral, psicológica e cultural. Na oportunidade abordamos ainda o tema sobre importância da empatia e respeito tanto no ambiente familiar quanto educacional no fim da palestra foi esclarecida dúvidas dos discentes sobre os temas abordados. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Celme Borém 

Data: 22/08/2023 

Descrição do Evento: Agosto Lilás (mês de prevenção a violência contra a mulher). Foi realizada uma palestra sobre o agosto lilás, que é o mês de prevenção/ combate a violência doméstica na escola municipal Celme Borem. Essa ação foi realizada pela psicóloga Juarlice Antunes e a assistente social Vera Francisca com participação de todos os discentes dessa instituição, foi possível abordar os diversos tipos de violências e quais suas consequências. Diante disso, percebe-se a grande importância do ambiente saudável para o desenvolvimento infantil, pois é nele que a criança estabelece a relação com o mundo e com as pessoas e é ele que vai garantir a sua formação e a sua qualidade de vida social, moral, psicológica e cultural. Na oportunidade abordamos ainda o tema sobre importância da empatia e respeito tanto no ambiente familiar quanto educacional. No final da palestra foi esclarecida duvidadas dos discentes sobre os temas abordados. 

Unidade Escolar: Pré-Escolar Municipal Marcelino Lopes 

Data: 29/08/2023 

Descrição do Evento: Agosto Lilás (mês de prevenção a violência contra a mulher). Foi realizada uma palestra sobre o agosto lilás, que é o mês de prevenção/ combate a violência doméstica. Essa ação foi realizada pela psicóloga Juarlice Antunes e a assistente social Vera Francisca com participação de todos os discentes que estudam nessa instituição, foi possível abordar os diversos tipos de violências e quais suas consequências. Diante disso, percebe-se a grande importância do ambiente saudável para o desenvolvimento infantil, pois é nele que a criança estabelece a relação com o mundo e com as pessoas e é ele que vai garantir a sua formação e a sua qualidade de vida social, moral, psicológica e cultural. Na oportunidade abordamos ainda o tema sobre a importância da empatia e respeito tanto no ambiente familiar quanto educacional.

Unidade Escolar: Escola Municipal Rotary São Luiz 

Data: 22/08/2023 

Descrição do Evento: Palestra ministrada em parceria com a equipe do Programa Mediação de Conflitos/Fica Vivo (Governo de Minas) - Agosto Lilás 2023 - Mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. 

Unidade Escolar: CEMEI  Paulo Freire - Anexo Mst 

Data: 23/08/2023 

Descrição do Evento: Agosto Lilás (mês de prevenção a violência contra a mulher). Foi realizada uma palestra sobre o agosto lilás, que é o mês de prevenção/ combate a violência domestica. Essa ação foi realizada pela psicóloga Juarlice Antunes com a participação de toda comunidade escolar, diretora, supervisora, professora e genitoras/ família, dos discentes que estudam nessa instituição, foi possível abordar os diversos tipos de violências e quais suas consequências no ambiente familiar e educacional. Os discentes puderam participar de forma mais lúdica onde mostramos as formas de violência existentes. Diante disso, percebe-se a grande importância do ambiente saudável para o desenvolvimento infantil, pois é nele que a criança estabelece a relação com o mundo e com as pessoas e é ele que vai garantir a sua formação e a sua qualidade de vida social, moral, psicológica e cultural. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Joaquim José de Azevedo 

Data: 24/08/2023 

Descrição do Evento: Evento de combate à violência doméstica - Agosto Lilás. Fizemos um evento de conscientização para combate à violência doméstica com uma palestra com nossa assistente social e nossa psicóloga esclarecendo os tipos de violência, os direitos e os caminhos para prevenção e denúncia. Após esse momento, tivemos uma dinâmica com sorteio de prêmios para os alunos e encerramos nosso evento com um momento de confraternização com lanche especial para todos. 

Unidade Escolar: Escola de Educação Especial Vovó Clarice 

Data: 27/09/2023 

Descrição do Evento: Em consonância ao Projeto: “RECICLA AOS MONTES: EU CUIDO, E VOCÊ?” tendo como tema semanal :" Educação para o trânsito", no dia 27/09/2023 nos turnos matutino e vespertino, foi realizado na Escola Vovó Clarice uma atividade interdisciplinar com os professores de Educação Física através do circuito de trânsito no pátio e rua em frente à escola, utilizando os carrinhos reciclados. O objetivo principal desta atividade foi trabalhar trajetória (linha reta, linha curva, linha sinuosa), cores do semáforo e o que representam, os dois lados ao atravessar a rua, identificação das placas, prevenções e cuidados no trânsito, dentre outros. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Benedito Maciel 

Data: 31/08/2023 

Descrição do Evento: Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes, durante todo mês de agosto, foi trabalhado nas escolas sobre a conscientização e prevenção aos vários tipos de violência sofrida pelas mulheres. na data 31/08/2023 foi realizado uma palestra com o tema supracitado com participação de todos os discentes. 

Unidade Escolar: CEMEI Padre Murta 

Data: 15/08/2023 

Descrição do Evento: Nosso CEMEI participou de uma programação especial para promover a conscientização e reflexão sobre o combate da violência contra a mulher. Nossa inciativa faz parte das atividades da campanha “Agosto Lilás” e foi motivada pela divulgação das informações do boletim “Elas vivem: dados que não se calam”, que mostra que no Brasil, uma mulher é vítima de violência a cada quatro horas. Entre os objetivos desta atividade estão o favorecimento da apropriação dos saberes pelos estudantes e disseminação para a sociedade, fortalecimento do protagonismo juvenil dos estudantes, apresentação à comunidade escolar sobre os ciclos de violência e principalmente possibilitar a identificação dos tipos de violência contra a mulher. 

Unidade Escolar: CEMEI Professora Heloisa Veloso dos Anjos Sarmento 

Data: 15/09/2023 

Descrição do Evento: No dia 15/09, foi realizado em nosso CEMEI uma conscientização de valorização a vida e prevenção de acidentes. Recebemos a "Transitolândia", as crianças tiveram a oportunidade de vivenciar várias situações aprender sobre o semáforo, faixa de pedestres, a importância do cinto de segurança, da cadeirinha e as regras gerais do trânsito. Ao final puderam brincar de motoristas com os carrinhos confeccionados com material reciclado. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Alexandre Martins Durães 

Data: 04/09/2023 

Descrição do Evento: Agosto Lilás: Mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Houve apresentação do vídeo: "Maria da Penha vai a escola e explanação sobre o tema com uso de slide(Educação Infantil ao 5º ano). Com os alunos do ensino fundamental II , foram apresentados slides e roda de conversa sobre o tema abordado. 

Unidade Escolar: CEMEI Solar de Jesus 

Data: 18/05/2023 

Descrição do Evento: A campanha 18 de maio viabiliza o trabalho de prevenção nas situações de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Segundo o "Panorama da violência letal e sexual contra crianças e adolescentes no Brasil" divulgada pelo UNICEF, entre 2017 e 2020, 180 mil crianças e adolescentes sofreram algum tipo de violência sexual no Brasil. Um terço desses crimes acontecem contra crianças na primeira infância (até 4 anos), totalizando 62 mil casos. Sendo assim, é importante informar a comunidade escolar sobre as formas de cuidado e denúncias. No CEMEI Solar de Jesus foi possível passar informações para os alunos e professores e também formas de denunciar as situações de violência sexual de crianças e adolescentes. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Professora Sônia Quadros 

Data: 03/10/2023 

Descrição do Evento: Trabalho sobre respeito e bullying com a psicóloga Tatyelen. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Professora Hilda Carvalho Mendes 

Data: 24/08/2023 

Descrição do Evento: Agosto Lilás - Mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher Data: 24/08/2023. Turma: 5º anos matutino. Ministrante: Luana Torres (Assistente Social). Data: 28/08/2023. Turmas: 4º anos vespertino. Objetivo: Informar sobre os tipos de violência e a Lei Maria da Penha nº 11.340/2006, metodologia utilizada: Roda de conversa sobre o tema. Síntese das discussões: Explanação sobre os tipos de violência (física, psicológica, sexual, patrimonial e moral), canais de denúncia e Órgãos de proteção. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Professora Hilda Carvalho Mendes 

Data: 21/11/2023 

Descrição do Evento: Semana da Consciência Negra 2023. Palestra sobre "Consciência Negra" ministrantes: Elizama Sant'Ana Lima e Luana Torres Régis Rocha. 21/11/2023 à 24/11/2023 turnos matutino e vespertino: Roda de conversa, atividade "Desenhando com consciência", e exposição dos desenhos sobre a temática apresentada. 22/11/2023 (quarta feira) turno vespertino: Contação de história "Meninos de todas as cores" por Ana Cristina. 23/11/2023 (quinta feira) turno matutino: Contação de história "Meninos de todas as cores" por Ana Cristina, e palestra sobre o tema com a convidada Yoná Fernanda.  

Unidade Escolar: Escola Municipal Professora Hilda Carvalho Mendes 

Data: 20/10/2023 

Descrição do Evento: Respeito e cuidado: Valores importantes na nossa vida. Data: 20/10/2023 Turma: 5º ano matutino Ministrante: Elizama Sant'Ana (Psicóloga) Objetivos: Explicar os conceitos de respeito e cuidado visando a prevenção do bullying e resolução de conflitos. Discutir e propor mudanças de atitudes que demonstram respeito e cuidado com os colegas no dia a dia. Discutir a importância de ter relacionamentos saudáveis ​​e livres de fofoca. Metodologia utilizada:  Dinâmica (Teia do elogio) - O objetivo foi que cada aluno escolhesse uma pessoa e desse a ela um elogio sincero. Uma pessoa elogiada, por sua vez, escolhe outra pessoa e dá um elogio a ela até que todos tenham elogiado e sido elogiados. Roda de conversa sobre o texto: "A fábula do porco espinho" Atividade: O jogo da amizade. A proposta foi que os alunos construíssem relacionamentos positivos com novas pessoas através de sorteio, e pudessem refletir sobre os efeitos negativos da fofoca, e aprender sobre como as ações e palavras podem afetar os relacionamentos. Após uma semana, será realizada uma discussão em grupo onde os alunos irão compartilhar como se sentiram durante o jogo, como foram tratados com respeito e consideração, e como a ausência de fofoca impactou positivamente a experiência. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Doutor Mário Tourinho 

Data: 26/08/2023 

Descrição do Evento: Atividades desenvolvidas durante o mês de agosto com os alunos dos turnos matutino e vespertino e equipe psicossocial da escola com o tema conscientização pelo fim da violência contra as mulheres e palestra realizada pela Advogada Amanda Neves no dia 26/08/2023. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Bolivar de Andrade 

Data: 12/09/2023 

Descrição do Evento: Durante o período de 12 a 20/09/23, os profissionais da equipe técnica da Escola Bolivar de Andrade, o psicólogo Carlos Roberto de Moraes e a Assistente Social Iva Figueiredo, trabalharam o tema “Setembro Amarelo - Valorização da Vida e conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio”, através de conversas com alunos, professores, servidores e atividades em sala de aula. Um dos objetivos desta ação, foi trabalhar a inteligência emocional e ensinar a identificar as emoções, os próprios sentimentos e também os das outras pessoas, além de estimular de forma saudável a saber lidar com as próprias emoções e estimular o desenvolvimento do autoconhecimento. O tema foi apresentado para todas as turmas da escola, do 1º ao 5º ano, por meio de rodas de conversas com atividades lúdicas e educativas, palestras, vídeos educativos específicos para Ensino Infantil e Ensino Fundamental, vídeo motivacional sobre Setembro Amarelo. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Doutor Crisantino Borém 

Data: 31/08/2023 

Descrição do Evento: No dia 31 de Agosto foi realizado um momento de palestra com toda a comunidade escolar sobre o tema: Agosto Lilás, Quebre o silêncio e denuncie! A palestra foi realizada pelo Advogado Rafael. Esta foi uma ação que visou trabalhar a conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Foi retratado os tipos de violência e as maneiras de denuncia e pedido de ajuda. A ação foi realizada pela equipe multiprofissional( Psicologia e Serviço Social ) dos turnos matutino e vespertino da Escola Municipal Doutor Crisantino Borém. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Bolivar de Andrade 

Data: 22/11/2023 

Descrição do Evento: A Escola Municipal Bolivar de Andrade realizou no dia 22/11/2023, Roda de Conversa com os alunos do 3º ano II da professora Gilvani Ferreira, turno vespertino sobre “Orientação Sexual Infantil”, coordenada pelo Psicólogo Carlos Roberto de Moraes e a Assistente Social Iva das V. Figueiredo. A proposta de intervenção nessa turma, foi organizada a partir de comportamentos e atitudes inadequados, de alguns alunos da sala, onde foram discutidos os assuntos: conhecer o corpo, identificar as formas de carinhos aceitáveis e não aceitáveis, descobrir as pessoas de confiança em quem podemos contar quando abuso ou violência acontecer e apresentar leis que amparam as vítimas de abuso e violência sexual.  As crianças foram capazes de reconhecer que o seu corpo é um “tesourinho”, resgatando sobre as partes do corpo que não podem ser mostradas e que as outras pessoas não podem tocar. Foi conversado a respeito de como pedir ajuda quando acontecer algum abuso ou exploração sexual por pessoas próximas e/ou familiares, reafirmando que elas têm direitos e que existem leis e órgãos especiais para proteger e atender casos de abusos e exploração sexual infantil, conhecendo as legislações de direitos e proteção à criança e adolescente e quando algum adulto fizer algo que as machuquem de forma física e psicológica, existem leis que as amparam. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Bolivar de Andrade 

Data: 24/08/2023 

Descrição do Evento: Durante o período de 24 a 30/08/2023, a assistente Social Iva Figueiredo e o psicólogo Carlos Roberto Moraes realizaram com os alunos e professores do 1º ao 5º ano, a campanha “Agosto Lilás de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes. Utilizando vídeos, palestras e discussões sobre o tema, procurou-se desenvolver ações de conscientização e sensibilização, especialmente durante o Agosto Lilás, mês que comemora o aniversário da Lei Maria da Penha. Por conta disso, em 2022, entrou em vigor a Lei Federal nº. 14.448, que institui o Agosto Lilás como o mês de proteção à mulher em todo o país. O objetivo é tornar a questão uma responsabilidade de toda a sociedade. Foi discutido sobre a violência contra a mulher e enfatizando que as crianças e o adolescente também sofrem violência. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Doutor Joaquim Costa 

Data: 09/05/2023 

Descrição do Evento: Neste dia, tivemos a presença do sargento Maia da polícia militar para falar um pouco com os alunos acerca da violência sexual infantil. Apesar do tema ser tenso, o profissional conseguiu utilizar de uma linguagem simples para abordar o assunto com as crianças. 

Unidade Escolar: Escola Municipal Doutor Joaquim Costa 

Data: 31/08/2023 

Descrição do Evento: O profissional do SAMU compareceu à escola para orientar as crianças quanto aos cuidados dos primeiros socorros e também como evitar acidentes domésticos. Foi um momento muito proveitoso e esclarecedor. 

Unidade Escolar: CEMEI Udilma Porto de Souza 

Data: 03/10/2023 

Descrição do Evento: No dia 03/10/2023, terça-feira, estiveram no CEMEI dois agentes de trânsito para falar sobre a prevenção aos acidentes. Eles explicaram de forma lúdica como devemos respeitar as sinalizações, os cuidados que devemos ter ao transitarmos pelas ruas. Eles levaram um tatame, com circuito de trânsito, que envolveram as crianças de forma participativa nas explicações.