Unidade Escolar: CEMEI Madre Paula Elizabete
Data: 24/11/2025
Descrição do Evento: Foi promovido com as turmas de 2º período a leitura do livro: Isto Sim, Aquilo Não, de Ellen Santa Rosa, que aborda a questão do abuso sexual de forma leve e lúdica. Após a leitura, foram feitas perguntas promovendo a discussão com as crianças com o cuidado que devemos ter com nosso corpo e quem pode tocá-lo e como. Elas aprenderam que assim como no livro, elas podem e devem falar o que é legal e o que não é, quando alguém quiser tocar em determinadas partes do seu corpo e que devem sempre falar com alguém caso isto esteja acontecendo, com a mãe, o pai, a professora, etc.
Unidade Escolar: Colégio São Luiz Gonzaga
Data: 24/11/2025
Descrição do Evento: No dia 24/11/2025, nossa equipe de professores e direção, realizou uma roda de conversa com nossos alunos. Um momento de fala sobre ensinar às crianças sobre seus corpos, limites pessoais. Utilizamos também atividades lúdicas para mostrar aos alunos as partes do corpo. Através do "Semáforo do Toque", que usa as cores verde, amarelo e vermelho para ensinar os tipos de toque adequados e inadequados.
Unidade Escolar: CEMEI O Bom Samaritano
Data: 19/11/2025
Descrição do Evento: Foi desenvolvido no dia 19/11/2025 no CEMEI O Bom Samaritano uma ação de Saúde Sexual com as crianças. Foi falado de uma forma bastante lúdica sobre esse assunto que é muito importante: a saúde do nosso corpo. Foi dito para as crianças que assim como cuidamos dos nossos dentes escovando-os e comemos frutas e verduras para crescermos fortes, também precisamos aprender sobre como manter nosso corpo seguro e saudável. Explicou-se que a saúde sexual é saber que nosso corpo é especial e que temos o direito de nos sentirmos seguros e confortáveis. Isso significa aprender sobre as partes do nosso corpo e como protegê-las. Falou-se sobre os tipos de toques sendo: Toques bons: São aqueles que nos fazem sentir bem, como um abraço da mamãe, um beijo do papai ou um carinho de um amigo. Toques ruins: São aqueles que nos deixam desconfortáveis, confusos ou com medo. Ninguém tem o direito de nos tocar de uma forma que nos faça sentir mal. O Que Fazer Se Alguém Tocar Você de Forma Ruim? Diga "NÃO!": Use sua voz para dizer que você não gosta do que está acontecendo. Saia de perto: Afaste-se da pessoa que está te tocando de forma ruim. Conte para alguém de confiança: Fale com seus pais, avós, professores ou qualquer adulto que você confie. Eles vão te ajudar a ficar seguro. Seu Corpo é Seu! Essa ação é uma parceria entre a educação infantil e a secretaria de saúde para garantir que todas as crianças cresçam saudáveis e seguras.
Unidade Escolar: Escola Municipal Santa Clara
Data: 14/11/2025
Descrição do Evento: No dia 14 de novembro de 2025, ocorreu na Escola Municipal Santa Clara uma ação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A atividade contou com a presença da Agente de Saúde e Psicóloga do Programa Saúde da Família, que realizou uma orientação sobre sexualidade desde a infância, levando em consideração as diferentes fases do desenvolvimento, com o objetivo de desmistificar tabus e corrigir informações equivocadas. Durante o encontro, foi ressaltada a importância do desenvolvimento de habilidades socioemocionais para a construção de relacionamentos saudáveis e pautados no respeito, promovendo a autoconfiança, o diálogo e a comunicação assertiva entre as crianças e adolescentes.
Unidade Escolar: CEMEI Canacy
Data: 10/11/2025
Descrição do Evento: As crianças estão aprendendo de forma lúdica e criativa sobre a saúde sexual e reprodutiva, através da atividade do Semáforo das Cores. Com as cores verde, amarelo e vermelho, elas aprendem sobre os limites do toque, entendendo o que é permitido, o que deve ser evitado e o que nunca deve acontecer. Essa atividade tem como objetivo ensinar, com segurança e cuidado, sobre consentimento e prevenção ao abuso infantil, fortalecendo o respeito ao próprio corpo e ao do outro. Estudantes participantes: Maternal l, ll., 1º e 2º Períodos dos turnos matutino e vespertino.
Unidade Escolar: CEMEI Luizinha Gonçalves Soares
Data: 07/11/2025
Descrição do Evento: Com muito carinho e responsabilidade, o CEMEI Luizinha Gonçalves Soares desenvolveu uma ação educativa sobre o tema “Saúde Sexual e Reprodutiva”, utilizando uma metodologia lúdica e apropriada para a faixa etária: o Semáforo do Toque. Durante a atividade, as crianças aprenderam que o corpo é um tesourinho precioso, que deve ser cuidado e respeitado. O semáforo ajudou a representar, de forma simples e compreensível, os limites do toque: Verde — partes do corpo que podem ser tocadas, como mãos e braços, em gestos de carinho e amizade; Amarelo — partes que exigem cuidado e atenção, como a barriga e as pernas; Vermelho — partes íntimas, que ninguém deve tocar e que devem ser protegidas com muito respeito. As crianças compreenderam que ninguém pode tocar em seu corpo sem consentimento, e que, se algo as deixar desconfortáveis, devem contar imediatamente ao papai, à mamãe, à professora ou a um adulto de confiança. A ação reforçou valores de autocuidado, respeito e proteção, contribuindo para a formação de crianças mais conscientes, seguras e confiantes sobre o próprio corpo.
Unidade Escolar: Pré-Escolar Municipal Aparecida do Mundo Novo
Data: 07/11/2025
Descrição do Evento: No dia 07 de novembro de 2025, foi realizada no Pré-escolar de Aparecida do Mundo Novo uma ação educativa conduzida pelas professoras Elígia e Rosângela, abordando o tema “Sexualidade desde a infância”. A atividade teve como objetivo orientar os estudantes sobre o tema de forma adequada a cada faixa etária, considerando as diferentes fases do desenvolvimento infantil. Durante a ação, buscou-se desmistificar tabus e corrigir informações incorretas relacionadas à sexualidade, promovendo um espaço de diálogo e reflexão. As professoras ressaltaram a importância do desenvolvimento de habilidades socioemocionais, essenciais para a construção de relacionamentos saudáveis e respeitosos, fortalecendo também a autoconfiança e a comunicação assertiva dos alunos. O tema foi trabalhado de maneira lúdica e interativa, favorecendo a compreensão e o engajamento das crianças. A proposta contribuiu significativamente para o fortalecimento de valores como respeito, empatia e responsabilidade nas relações interpessoais.
Unidade Escolar: CEMEI Amiguinhos de Jesus
Data: 06/11/2025
Descrição do Evento: O CEMEI fez um trabalho lúdico com o tema Saúde Sexual em que foi apresentado um desenho do corpo, das partes que podem ser tocadas.
Unidade Escolar: CEMEI Dona Ruth Tupinambá
Data: 03/11/2025
Descrição do Evento: No âmbito das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), foi desenvolvida uma atividade voltada à educação sexual e ao respeito ao corpo, abordando de forma lúdica e adequada à faixa etária os limites corporais e o consentimento. A professora conduziu uma dinâmica intitulada “Pode ou Não Pode?”, utilizando bandeiras coloridas (verde e vermelha) para representar as ações permitidas e proibidas em relação ao corpo. A cada situação apresentada — como “pode alguém tocar em tal parte do corpo?” — as crianças levantavam a bandeira correspondente, participando ativamente da discussão. Após a dinâmica, realizou-se uma roda de conversa para reforçar o aprendizado, esclarecendo dúvidas e orientando as crianças sobre o respeito ao próprio corpo, o direito à privacidade e a importância de pedir ajuda a um adulto de confiança em caso de situações inadequadas. A atividade foi essencial para promover autoproteção, consciência corporal e valores de respeito mútuo, alinhando-se aos princípios de prevenção da violência e promoção da saúde integral das crianças.
Unidade Escolar: Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Pinheiro
Data: 03/11/2025
Descrição do Evento: No dia 03/11/2025, a Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Pinheiro, em parceria com a equipe de saúde da UBS - Independência, realizou uma importante ação do Programa Saúde na Escola (PSE) voltada para a saúde sexual e reprodutiva dos estudantes. O momento teve como objetivo promover informação, diálogo e conscientização sobre temas essenciais como autocuidado, prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV e gravidez precoce. Durante a atividade, os alunos participaram de roda de conversa e orientações educativas, reforçando a importância de atitudes responsáveis, do respeito ao próprio corpo e da busca por informações seguras. A ação contribui para a formação integral dos adolescentes, fortalecendo o vínculo entre educação e saúde e garantindo que cada jovem tenha acesso ao conhecimento necessário para tomar decisões conscientes e seguras sobre sua vida e seu futuro.
Unidade Escolar: Projeto Comunitário Betel
Data: 31/10/2025
Descrição do Evento: Realizamos a ação com o objetivo de promover a conscientização das crianças sobre o respeito ao próprio corpo e ao corpo do outro, de forma lúdica e adequada à faixa etária. Por meio da atividade do “Semáforo das Cores”, trabalhamos a identificação das partes do corpo que podem ser mostradas (verde), as que exigem cuidado e privacidade (amarelo) e as que ninguém pode tocar (vermelho). A proposta buscou fortalecer a autoproteção, o respeito, e o diálogo sobre limites corporais de maneira leve, educativa e segura.
Unidade Escolar: CEMEI Nova Vida
Data: 30/10/2025
Descrição do Evento: No dia 30 de outubro de 2025, foi realizada no CEMEI Nova Vida a ação “Saúde Sexual e Reprodutiva”, integrante do Programa Saúde na Escola (PSE). A atividade teve como objetivo promover o desenvolvimento do aprendizado voltado ao autocuidado com o corpo, considerando que o público participante foi composto por crianças de 2 a 5 anos. Durante a ação, foi realizada uma roda de conversa com os alunos, seguida de uma dinâmica com cartões de atenção e alerta, que abordaram as partes do corpo que podem ser tocadas e aquelas que não se deve permitir que sejam tocadas. A proposta visou fortalecer o respeito ao próprio corpo e à integridade física das crianças, de forma lúdica e educativa.
Unidade Escolar: CEMEI Paulo Freire - Anexo Mst
Data: 29/10/2025
Descrição do Evento: Ação realizada no CEMEI Paulo Freire- Anexo com a Leitura do livro: Pipo e Fifi: Prevenção a violência sexual na infância. Logo após os alunos desenharam as pessoas nas quais se podem confiar.
Unidade Escolar: CEMEI Doutor Ivan Lopes
Data: 27/10/2025
Descrição do Evento: No dia 27 de outubro de 2025 foi realizado no CEMEI Doutor Ivan Lopes a blits do Semáforo do Toque, "Onde pode e Onde não pode tocar", o tema foi abordado pela Assistente Social e Psicóloga, usando um boneco para ilustrar, como reforço após as professoras terem feito atividades lúdicas com as crianças.
Unidade Escolar: Escola Municipal Caio Lafetá
Data: 24/10/2025
Descrição do Evento: A Escola Municipal Caio Lafetá em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizaram durante todo o mês de outubro de 2025, ações referentes ao tema Outubro Rosa 2025, onde o foco principal é prevenção, diagnóstico precoce e autocuidado contra o câncer de mama e de colo do útero. O objetivo é incentivar o autocuidado, a informação e os exames regulares como mamografia e preventivo, lembrando que o cuidado com a saúde deve ser um compromisso permanente ao longo do ano. O câncer de mama é o tipo que mais mata mulheres no Brasil. Neste ano, são esperados 73,6 mil novos casos e 18 mil mortes. Até 30% dos casos de câncer poderiam ser evitados com redução de fatores de risco: Evitar o consumo de álcool e cigarro – incluindo eletrônicos, manter uma alimentação saudável, praticar atividade física regular. A mudança nos hábitos deve ser acompanhada de revisão médica anual com realização de exames para rastrear qualquer alteração. Se descoberto no início, o câncer de mama pode ter até 95% de chance de cura. Para tanto, a Escola, juntamente com a SME promoveram rodas de conversas com os servidores, tendo como palestrante o Psicólogo da SME, Mario Luís Alves Durães e com os educandos atividades de cunho educativas com o proposto de alerta sobre a importância do auto cuidado de da prevenção do Câncer de Mama e do Colo do útero.
Unidade Escolar: CEMEI Maria de Lourdes Antunes Pimenta
Data: 22/10/2025
Descrição do Evento: Foi realizada uma conversa com as crianças no dia 22 de outubro com o objetivo de explicar sobre os cuidados com o próprio corpo, o nosso objetivo com essa roda de conversa é de que as crianças aprendam sobre essa intimidade e cuidados com seu próprio corpo e que elas possam entender sobre limites e respeito, e assim elas se tornam mais capazes de identificar e denunciar situações que se caracterizem como abuso. Alguns pontos importantes foram falados como conhecer as partes do corpo e a importância da higiene, saber diferenciar toques seguros e invasivos, o que pode e o que não pode, respeitar a si mesmas e aos outros, entender sobre privacidade e consentimento. Esse trabalho foi realizado com uma abordagem lúdica e adequada à idade das crianças, foi proporcionado um momento de autoconhecimento e autonomia onde elas puderam relatar o que elas gostam e não gostam que façam com elas.
Unidade Escolar: Escola Municipal Irmã Beata
Data: 21/10/2025
Descrição do Evento: No dia 21/10/2025, recebemos na escola a médica do Programa Saúde da Família São Geraldo, juntamente com os acadêmicos de medicina, para uma importante conversa com os alunos sobre Saúde Sexual e Reprodutiva. O momento foi de muito aprendizado, diálogo e esclarecimento de dúvidas. A equipe reforçou a importância do cuidado com o corpo, da prevenção e do respeito a si mesmo e ao outro.
Unidade Escolar: Escola Municipal Afonso Salgado
Data: 07/10/2025
Descrição do Evento: No dia 07 de outubro de 2025, houve uma palestra sobre sexualidade e saúde bucal para os alunos da Escola Municipal Afonso Salgado. A apresentação foi intuitiva, os palestrantes fizeram perguntas e tiraram dúvidas dos estudantes. Além disso, abordaram temas que ocasionam a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis como a aids, sífilis e outras. Concluímos que é crucial a divulgação desses tipos de doenças. ainda mais na adolescência. Através das informações, a população pode tomar conhecimentos sobre as medidas de proteção e tratamento.
Unidade Escolar: CEMEI Professora Idoleta Maciel
Data: 04/10/2025
Descrição do Evento: O CEMEI Professora Idoleta Maciel realizou sábado letivo em atenção ao período de campanha contra o câncer de mama e do colo do útero "Outubro Rosa". A proposta foi realizar reunião de pais com participação das crianças para apreciação dos trabalhos realizados e incentivar a valorização e conscientização da mulher, mãe, avó, trabalhadora e cuidadora. Como a figura mais presente e impactante na vida escolar da criança, ela precisa estar bem e ser cuidada. Em rodas de conversa, feitas durante o mês de outubro, as professoras falaram, de forma lúdica, através de histórias de livros, músicas, pinturas, sobre os cuidados com a saúde da mamãe, da avó, tias e irmãs, a importância de ir ao médico e fazer exames, tocar e conhecer o próprio corpo e perceber sinais. As crianças e servidores foram incentivados a usarem a cor Rosa na data, houve brincadeiras, confecção de massinha rosa e gincana de cooperação (segurar o balão em dupla sem usar as mãos), para trabalhar a importância de cuidarmos uns dos outros, não deixar ninguem "sozinho". Também fizemos entrega do lacinho rosa às famílias.
Unidade Escolar: Escola Municipal Lourenço Sampaio
Data: 04/10/2025
Descrição do Evento: Ação sobre Educação Sexual e Prevenção ao Abuso Infantil na Escola Municipal Lourenço Sampaio. Aula dialogada através de roda de conversa ministrada pela professora Adriana G. Fernandes para os alunos do 2° período ao 5° ano dos anos iniciais de 05 a 10 anos de idade , com objetivo de promover o autoconhecimento corporal, o respeito aos limites do próprio corpo e dos outros, além de orientar sobre toque corporal inadequado de maneira lúdica e sensível a faixa etária atendida.
Unidade Escolar: Escola Municipal Celestino Pereira Salgado
Data: 03/10/2025
Descrição do Evento: A Escola Municipal Celestino Pereira Salgado realizou uma palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), com o objetivo de conscientizar os alunos sobre prevenção e cuidados com a saúde. Profissionais da área da saúde esclareceram dúvidas e orientaram os estudantes sobre formas de transmissão, sintomas e prevenção, reforçando a importância da informação e da responsabilidade nas relações.
Unidade Escolar: Escola Municipal Ruy Lage
Data: 03/10/2025
Descrição do Evento: A Escola Municipal Ruy Lage recebeu a visita da Guarda Municipal. No momento foi oportunizado aos alunos ouvirem e também fazerem questionamentos sobre tolerância, respeito e bullyng e sexualidade.
Unidade Escolar: Escola Municipal Francisco Athayde
Data: 30/09/2025
Descrição do Evento: Saúde sexual e reprodutiva - Abordagem educativa sobre Saúde Sexual e Gravidez na Adolescência- Palestra realizada pelo professor de ciências.
Unidade Escolar: CEMEI Amiguinhos da Vila
Data: 25/09/2025
Descrição do Evento: Em uma aula criativa promovida pela professora Maria Fernanda na turma do Maternal II, do CEMEI Amiguinhos da Vila, a professora, através do livro "Deus fez tudo em mim" foi abordado com os alunos as partes do corpo, para falar sobre as partes "protegidas" e sobre o não guardar segredo dos pais. Após a leitura do livro e reflexão, as crianças se desenharam em um papel manilha e coloriram as partes do corpo.
Unidade Escolar: Escola Municipal Benedito Maciel
Data: 24/09/2025
Descrição do Evento: No dia 24/09/2025, aconteceu na Escola Municipal Benedito Maciel, uma ação realizada pelas professoras Edna e Selma, com orientações sobre sexualidade desde a infância, considerando as diferentes fases de desenvolvimento, para desmistificar tabus e informações incorretas. Foi ressaltado a importância em desenvolver habilidades socioemocionais para a construção de relacionamentos saudáveis e com respeito, promovendo autoconfiança e comunicação. O tema foi abordado de forma lúdica para facilitar a compreensão.
Unidade Escolar: Escola Municipal Joaquim Rodrigues da Rocha
Data: 23/09/2025
Descrição do Evento: Ação realizada na unidade escolar Joaquim Rodrigues da Rocha, sobre Educação Sexual e Prevenção ao Abuso Infantil.
Unidade Escolar: Escola Municipal Celme Borém
Data: 22/09/2025
Descrição do Evento: No dia 22/09/2025, aconteceu na Escola Municipal Celme Borém, uma ação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, esteve presente a enfermeira do Programa Saúde da Família, orientando sobre sexualidade desde a infância, considerando as diferentes fases de desenvolvimento, para desmistificar tabus e informações incorretas. Foi ressaltado a importância em desenvolver habilidades socioemocionais para a construção de relacionamentos saudáveis e com respeito, promovendo autoconfiança e comunicação.
Unidade Escolar: Escola Municipal Rotary São Luiz
Data: 22/09/2025
Descrição do Evento: Em continuidade às ações de conscientização e formação cidadã, a Escola Municipal Rotary São Luiz realizou uma palestra sobre Educação Sexual, ministrada por um de nossos professores. O objetivo foi orientar os estudantes sobre a importância do autocuidado, do respeito ao próprio corpo e ao corpo do outro, além de esclarecer dúvidas comuns da adolescência.
Unidade Escolar: Escola Municipal Professora Júlia Aguiar
Data: 17/09/2025
Descrição do Evento: Aula sobre Educação Sexual, Prevenção e Abuso Infantil.
Unidade Escolar: Escola Municipal Maria Ribeiro de Andrade - Dona Lica
Data: 17/09/2025
Descrição do Evento: Aula expositiva e dialogada com objetivo de promover o autoconhecimento corporal, o respeito aos limites do próprio corpo e dos outros, além de orientar sobre o toque seguro e o toque inadequado, de maneira lúdica, sensível e adequada à faixa etária de 4 a 5 anos.
Unidade Escolar: Escola Municipal Professora Neide Melo Franco
Data: 08/09/2025
Descrição do Evento: Palestra realizada pela equipe da Estratégia da Família: Magno, Pamela, Polyane e Thays, com a turma do 6º ano no turno vespertino para tratar de assuntos como as mudanças corporais e comportamentais dos adolescentes.
Unidade Escolar: Escola Municipal Doutor Alfredo Coutinho
Data: 29/08/2025
Descrição do Evento: No dia 29 de agosto de 2025, a Escola Municipal Alfredo Coutinho, em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vila Anália, realizou uma palestra educativa sobre o HPV, voltada para os alunos do 5º ano. Durante o encontro, foram abordados temas como o que é o vírus, seus riscos à saúde e os principais métodos de prevenção, com linguagem acessível e adequada à faixa etária das crianças.
Unidade Escolar: CEMEI São Marcos
Data: 25/08/2025
Descrição do Evento: No dia 25 de agosto de 2025, foram realizadas ações de prevenção ao abuso infantil no CEMEI São Marcos e anexo Curumim, o qual a psicóloga da Estratégia Saúde da Família (ESF), Ana Luiza, visitou todas as salas da instituição e promoveu um momento lúdico e dinâmico com as crianças, abordando de forma lúdica e educativa as formas de prevenção ao abuso. Durante a atividade, foi realizada a dinâmica dos sinais corporais, adaptada de acordo com a faixa etária dos alunos. A proposta consistiu na apresentação de duas imagens de crianças, onde foram indicados sinais positivos e negativos para ilustrar as partes do corpo que podem ou não ser tocadas por outras pessoas. Ao incorporar informações importantes em atividades recreativas, as crianças puderam aprender de maneira significativa e acessível, aumentando sua conscientização e capacidade de proteger a si mesmas e aos outros. Além disso, por meio dessas brincadeiras e atividades lúdicas, os alunos também desenvolveram habilidades fundamentais, como comunicação, empatia e autocuidado. Ao promover uma cultura de respeito, diálogo e segurança desde os primeiros anos de vida, contribuímos para a construção de um mundo onde todas as crianças possam crescer felizes, saudáveis e protegidas.
Unidade Escolar: Escola Municipal Professora Sônia Quadros
Data: 25/08/2025
Descrição do Evento: A Escola Municipal Professora Sônia Quadros realizou, com êxito, uma importante ação em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE). O evento contou com uma enriquecedora palestra sobre Diversidade, Sexualidade e Gênero no ambiente escolar. A iniciativa proporcionou um espaço de diálogo e aprendizado essencial, sendo ministrada por profissionais qualificados: um Psicólogo e um Assistente Social. Eles compartilharam conhecimentos e promoveram a reflexão sobre temas cruciais para a construção de um ambiente escolar mais inclusivo, respeitoso e acolhedor para toda a comunidade. O sucesso da atividade reforça o compromisso da Escola Municipal Professora Sônia Quadros e do PSE com o desenvolvimento integral e a promoção da saúde e do bem-estar de seus estudantes e educadores.
Unidade Escolar: Escola Municipal Professora Cida Chelone
Data: 22/08/2025
Descrição do Evento: No dia 22 de agosto de 2025 foi desenvolvido um trabalho relacionado a temática: "Prevenção ao Abuso e Violência Sexual Infantil" com toda a equipe pedagógica do referido estabelecimento de ensino juntamente com a equipe do Estratégia Saúde da Família do bairro Jaraguá II. Este trabalho teve como objetivo orientar as crianças e todos envolvidos da comunidade escolar acerca dos cuidados e prevenção ao combate do Abuso Sexual Infantil através de uma metodologia lúdica (Semáforo do Toque).
Unidade Escolar: Escola Municipal Rotary São Luiz
Data: 15/08/2025
Descrição do Evento: Nossa escola promoveu uma palestra sobre saúde sexual e reprodutiva, abordando a importância do cuidado com o corpo, da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), do planejamento familiar e da informação como forma de garantir escolhas seguras e conscientes. Foi um momento de aprendizado e diálogo para orientar nossos alunos sobre esse tema tão importante.
Unidade Escolar: CEMEI Eloim Lopes de Souza
Data: 06/06/2025
Descrição do Evento: Atividade explicativa de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual infantil, informando às crianças sobre os objetivos de trabalhar o semáforo do toque relacionado às partes do seu corpo.
Unidade Escolar: CEMEI Doutor Mário Ribeiro
Data: 06/06/2025
Descrição do Evento: Foi realizada uma ação de conscientização com as crianças do CEMEI Dr. Mário Ribeiro sobre o combate ao abuso sexual que apesar de ser um assunto delicado é de suma importância a abordagem tanto para proteção quanto para proteção das crianças. Foi realizada com a participação da psicóloga e da assistente social uma atividade lúdica com músicas e fantoches onde foi ensinado às crianças sobre os cuidados com o corpo, partes íntimas e a importância de comunicar aos adultos de confiança caso alguém tente tocá-los sem permissão. Mencionou também o que são partes íntimas e que só pessoas autorizadas podem tocá-las quando for necessário higienizar.
Unidade Escolar: Escola Municipal Professora Eva Cunegundes
Data: 06/06/2025
Descrição do Evento: O projeto/roda de conversa tem como objetivo proporcionar um ambiente descontraído para a resolução de dúvidas em relação aos temas pertinentes a adolescência, saúde da mulher, entre outros.
Unidade Escolar: Escola de Educação Especial Vovó Clarice
Data: 02/06/2025
Descrição do Evento: No dia 02/06 realizamos atividades educativas com os alunos da Vovó Clarice sobre saúde sexual, com foco na prevenção e nos cuidados com o próprio corpo. Utilizando da ferramenta pedagógica do "Semáforo do Toque", que orienta, de forma lúdica e acessível, sobre os limites do toque, promovendo a autoproteção, o respeito ao corpo e a consciência sobre situações de risco. A ação reforça a importância da informação como ferramenta de proteção e autonomia.
Unidade Escolar: CEMEI Professora Lúcia Pimenta Magalhães (CEMEI Delfino Magalhães)
Data: 31/05/2025
Descrição do Evento: Para culminar as atividades da campanha Maio Laranja, que abordam ações de combate ao abuso e à exploração sexual infantil, o CEMEI Professora Lucia Pimenta Magalhães, objetivando proporcionar as crianças o reconhecimento das diferenças entre situações de carinho e de abuso, promoveu de forma sensível e gradual, um momento descontraído denominado “Semáforo do Toque” que visa a conscientização sobre a importância de entender o quanto seus corpos são especiais, o autocuidado e bem-estar, os limites do corpo e o reconhecimento dos toques seguros e não seguros. A dinâmica Semáforo do Toque é baseado nas cores dos sinais de trânsito (verde, amarelo, vermelho). Utilizando uma boneca, as crianças conseguem identificar os toques que são legais, os que precisam de atenção e os que são completamente proibidos. Essa ação, além de educá-las sobre seus corpos, limites e direitos, também cultiva um ambiente seguro e acolhedor onde elas possam se expressar e buscar ajuda quando necessário.
Unidade Escolar: CEMEI José Braz Filho (nova Esperança)
Data: 23/05/2025
Descrição do Evento: Realizamos no dia 23 e 24 no CEMEI José Braz Filho o tema "Maio Laranja em relação a '' Prevenção ao Abuso e Violência Sexual Infantil". Trabalhamos várias atividades com os alunos como: rodas de conversas, pinturas, músicas, história, semáforo do toque. Teve como objetivo informar e orientar as crianças de forma delicada sobre essa violência, no sentido de construir estratégias caso ocorra alguma situação de risco, falamos sobre a expressão "Maio laranja" como surgiu a ideia de usar uma flor como símbolo da campanha, fazendo assim uma associação entre a fragilidade de uma flor com a da criança.
Unidade Escolar: Escola Municipal Mestra Fininha
Data: 21/05/2025
Descrição do Evento: Projeto sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis na Escola Municipal Mestra Fininha. No dia 21 de maio de 2025, os agentes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) realizaram uma importante ação educativa na Escola Municipal Mestra Fininha, voltada para a prevenção e conscientização sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). A atividade fez parte das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), com o objetivo de orientar os alunos sobre temas fundamentais para a saúde e o bem-estar na adolescência. Durante a visita, os agentes promoveram uma conversa aberta com os estudantes, explicando de forma clara e acessível o que são as DSTs, como acontecem as transmissões, os principais sintomas e os métodos de prevenção. Também foi dado destaque à importância do uso do preservativo, tanto masculino quanto feminino, como uma forma eficaz de se proteger. Para isso, os profissionais fizeram uma demonstração prática utilizando modelos anatômicos, o que gerou curiosidade e engajamento por parte dos alunos. Além das explicações, foram exibidos vídeos educativos e distribuídos materiais informativos como panfletos e cartazes. Após cada apresentação, os alunos tiveram espaço para fazer perguntas e compartilhar dúvidas, o que tornou o momento ainda mais enriquecedor. Muitos estudantes participaram ativamente, demonstrando interesse e vontade de aprender mais sobre o assunto. A ação teve como diferencial o diálogo respeitoso e sem tabus, tratando a sexualidade com naturalidade e responsabilidade. Os profissionais de saúde reforçaram a ideia de que conhecer o próprio corpo, cuidar da saúde e tomar decisões conscientes são atitudes que contribuem para uma vida mais saudável. Ao final das atividades, a direção da escola agradeceu a presença da equipe da ESF e destacou a importância de levar esse tipo de informação para o ambiente escolar. Os próprios alunos também relataram que aprenderam coisas novas e que se sentiram mais confiantes para conversar sobre o tema. Esse projeto foi mais uma demonstração de como a parceria entre escola e saúde pode fazer a diferença na vida dos jovens, promovendo informação, prevenção e cuidado desde cedo.
Unidade Escolar: CEMEI Casinha Feliz
Data: 18/05/2025
Descrição do Evento: O CEMEI promoveu um momento especial voltado para a educação emocional e corporal das crianças, com o objetivo de fortalecer a consciência sobre o próprio corpo, os sentimentos e os limites pessoais, os educadores apresentaram um recurso pedagógico que representa o corpo humano de forma amigável. Com ele, as crianças puderam: Identificar partes do corpo com auxílio dos educadores; Aprender sobre os tipos de toque (carinho, cuidado e o que deve ser evitado); Participaram de rodas de conversa e dramatizações que reforçam o respeito e a proteção.
Unidade Escolar: CEMEI Professora Maria da Conceição de Almeida Costa
Data:16/05/2025
Descrição do Evento: No dia 16/05/2025 a psicóloga Meire Alves Mesquita e a assistente social Daniela Christina de Oliveira realizaram para as crianças deste CEMEI, um trabalho educativo sobre o abuso infantil, contendo música, vídeo e uma explicação de fácil entendimento, abordando um tema muito delicado porém muito importante, através de uma linguagem infantil sobre os riscos do abuso infantil, através do projeto Maio Laranja.
Unidade Escolar: Escola Municipal Laudelina Fonseca
Data: 12/05/2025
Descrição do Evento: Na Escola Municipal Laudelina Fonseca aconteceu uma palestra com uma abordagem educativa : Adolescência em foco.
Unidade Escolar: Escola Municipal Afonso Salgado
Data: 29/04/2025
Descrição do Evento: Conscientização sobre DSTs na Escola Municipal Afonso Salgado. A Escola Municipal Afonso Salgado promoveu uma importante ação de conscientização sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), reforçando o papel da educação na promoção da saúde e da prevenção. A atividade contou com a presença de profissionais da área da saúde, que compartilharam informações valiosas com os estudantes do turno matutino. Durante a ação, os alunos receberam panfletos informativos com dados sobre os principais meios de contágio, sintomas das doenças mais comuns e formas eficazes de prevenção. Em uma conversa aberta e acolhedora, os profissionais destacaram a importância do conhecimento como ferramenta essencial para a proteção da saúde individual e coletiva. Além das explicações, foi reservado um espaço para perguntas, onde os estudantes puderam esclarecer dúvidas e aprofundar seu entendimento sobre o tema. A iniciativa foi fundamental para estimular o diálogo e a responsabilidade sobre a própria saúde, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes.
Unidade Escolar: Escola Municipal Zizinha Ribeiro
Data: 10/04/2025
Descrição do Evento: No dia 10 de Abril de 2025, foi realizado nesta unidade de ensino pela equipe do Estratégia Saúde da Família Santo Amaro, palestra sobre o tema "Gravidez na Adolescência". Público Alvo: Alunos do 9º Ano do ensino fundamental no turno matutino. O objetivo da palestra é informar e conscientizar sobre os riscos e desafios da gravidez precoce, além de promover a prevenção através da educação sexual e do uso de métodos contraceptivos e as consequências da gravidez precoce para a saúde física e mental da adolescente, bem como para o desenvolvimento do bebê e da família.